segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

As manchetes pessimistas dos jornalões

Do blog de José Dirceu:

Não passa praticamente um dia sem que os jornalões nos brindem com uma aula de manipulação e/ou mau jornalismo. Esse tema sempre foi recorrente nas análises que o ex-ministro José Dirceu fazia aqui. Hoje temos um grande exemplo no Globo.

O jornal diz na manchete de hoje que “Calor forte pode reduzir avanço do PIB à metade”. Nem vamos nos ater à questão do “pode” na manchete de um jornal. Tudo pode acontecer, afinal. Sendo assim, qualquer coisa pode virar manchete nessa linha editorial tão.

Diz o texto do jornal que “especialistas” preveem que a economia vai crescer apenas 1′% neste ano por causa do custo da energia elétrica, pressionada por elevadas temperaturas e falta de chuva.

Não é jornalismo, é torcida do Globo.
Quem são os tais especialistas que preveem a queda do PIB assim? Um só. O jornal de fato recorre a relatórios e economistas que alertam para o impacto da falta de chuva na economia. Mas só um deles, Júlio Sérgio Gomes de Almeida, arrisca falar em 1% de crescimento.

O jornal também minimiza a informação – coloca lá no fim de texto – de que o calor ajuda parcela da indústria, como a de eletrodomésticos e lazer. E que uma consultora estima alta de 0,5 ponto no PIB deste trimestre por causa desse cenário.

Vamos lembrar que no ano passado, nesta mesma época, a imprensa conservadora batia na mesma tecla: a tragédia que a falta de chuvas iria provocar, incluindo racionamento no país. O que nunca se concretizou.

0 comentários: