segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sensus: o tiro saiu pela culatra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do blog de Zé Dirceu:

O ex-ministro José Dirceu, em toda a sua vida pública e nos quase 9 anos em que é o titular desse blog, jamais brigou com pesquisas eleitorais. Sempre as analisa com a maior isenção e imparcialidade possíveis, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis a ele e a seu partido. Considera-as um retrato do momento e é sobre este cenário que ele sempre se detém para fazer as suas avaliações.

Tampouco sua equipe, que redige para ele este blog há seis meses, enquanto não sai a autorização da justiça para que ele volte a escrevê-lo, vai mudar essa prática. Muito menos para analisar esse pesquisa do Instituto Sensus/IstoÉ, que no fim de semana atribuiu crescimento de quase ou mais de 50% (depende do levantamento anterior com o qual ela seja comparada) ao candidato tucano a presidente da República, senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A pesquisa foi encomendada, embora o Instituto e a revista a assumam como sendo de iniciativa deles – a IstoÉ dá capa dessa semana ao assunto. O Instituto é contratado permanente pelo PSDB para fazer as pesquisas de “consumo” ou “âmbito” interno do partido. Nós não precisamos nem comentá-la. Ela já surgiu desmoralizada. Não por nós, adversários de Aécio e do tucanato, mas pela própria velha e conservadora mídia, tradicionalmente sempre tão simpática a eles.

“Quando a esperteza é muito grande, costuma engolir o dono”
É que dessa vez, na manipulação, carregaram nas tintas. A pesquisa só foi disponibilizada pela revista e pelo instituto no sábado a partir da tarde, mas na 6ª pp. a mídia aliada deles já botou a boca no mundo denunciando que a pesquisa tinha vício de origem, era dirigida – a consulta foi feita em ordem alfabética, Aécio encabeçava a lista com seu nome antes dos demais, quando os institutos tradicionalmente colocam os nomes em um círculo evitando favorecer este ou aquele candidato.

Então, é como diz um analista nosso amigo aqui do blog: como explicar o crescimento “biônico” de quase 50% de um candidato que fala mais para a elite do que para o povo? O povo não existe no discurso de Aécio. Nunca. Ele pode até ter crescido – houve rede nacional do PSDB, na qual ele foi a principal estrela, um pouco antes da pesquisa – não se questiona isso, mas assim, um salto de quase 50%?

A manipulação foi tão feia que, ao contrário da forma como procede normalmente, a mídia não deu a menor importância ao levantamento. Um ou outro jornal deu notinhas a respeito. Sempre lembrando que os índices são de uma pesquisa manipulada…Nós aqui do blog queremos refrescar a memória de Aécio lembrando uma máxima de seu avô, o presidente Tancredo Neves que costumava alertar: “quando a esperteza é muito grande ela costuma engolir o dono.”

0 comentários: