segunda-feira, 5 de maio de 2014

Serra vice de Aécio. Haja ressaca!

Por Altamiro Borges

O jornalista Felipe Patury, da revista Época, foi o primeiro a dar a notícia: “O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anima a articulação para convencer o tucano José Serra a se tornar candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo senador Aécio Neves (MG)”, informou em 28 de abril. Já neste domingo (5), a colunista da Folha, Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa” do PSDB, soltou rojões para comemorar: “Ninguém acreditava, mas a possibilidade de José Serra ser candidato a vice na chapa de Aécio Neves é real e está crescendo. Significa que Serra pode dar a Aécio o que Aécio negou a Serra em 2010, com enorme impacto negativo na campanha tucana de então”.

Na avaliação da colunista tucana, que nunca escondeu a sua “posição oposicionista” aos governos Lula e Dilma – como ordenou a executiva do Grupo Folha e ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Judith Brito – a chapa Aécio/Serra “é o que melhor se apresenta para ambos, num momento de grande ânimo nas oposições diante da queda de Dilma nas pesquisas e do salve-se quem puder governista. As principais vantagens para Aécio, ao agregar Serra como vice, seriam fortalecer a campanha em São Paulo, surfar no recall do nome dele e conferir um ar, digamos, mais maduro à chapa puro-sangue... E, para Serra, a vantagem é que ele não tem alternativa”.

A jornalista da Folha até cita algumas “desvantagens” para ambos, mas o clima geral é de euforia. Cantanhêde, por exemplo, não fala do “recall” de Serra como um recordista em rejeição, conforme atestam até as pesquisas do Datafolha. Também evita tratar das costumeiras – e sangrentas – bicadas entre os dois grãos-tucanos. Nem cita o isolamento do eterno candidato paulista, que sofreu inúmeras, duras e humilhantes derrotas no interior do PSDB. A jornalista só enxerga o lado róseo – cheiroso – da dobradinha. E até tenta convencer o seu amigo Serra. “O que é melhor, ser deputado e morar em apartamento funcional ou tentar ser vice-presidente, desfrutar do Palácio do Jaburu e participar do centro do poder?”.

No final do texto, ela mesma reconhece que “a união não é por amor, é por pragmatismo e cálculo político e individual”. Quanto aos interesses maiores da sociedade, danem-se! O importante é derrotar Dilma e o chamado “lulopetismo”. Haja ressaca para o povo brasileiro!

*****

Leia também:

- Mídia fecha com Aécio e descarta Campos

- Empresários e mídia optam por Aécio

- O crescimento biônico de Aécio Neves

- Aécio e a estranha pesquisa Sensus

- Agora é Dilma versus Globo

4 comentários:

João Paulo disse...

Que textinho mais pobre. Acusação e especulação desordenada. Deixa o Aécio e o PSDB resolver sozinho quem é o vice. Parece que os petistas são os que mais querem o Serra como vice.

Unknown disse...

Sou obrigado a dar uma mão para o Aécio Neves porque vejo-o como um homem bom, como também o Eduardo Campos.
A mão dada ao Aécio, sem ironia, é para tirá-lo do buraco que vem cavando achando que está construindo uma escada, enquanto ainda há tempo.
Culpa das más companhias, tanto de assessorias de imprensa quanto de políticas. Também não entro no mérito da questão se são ou não homens bons, a crítica aqui é de suas capacidades, respectivamente profissionais e políticas.
Não faz tanto tempo eu ouvi de terceiros ou até mesmo assisti a matéria na TV com o Aécio defendendo a maioridade-penal e me perguntei ele é candidato a presidente ou a apresentador de programa policial? Sinceramente, dentro da ordem e progresso que um país como o nosso tanto precisa você defender prisão de mais jovens em cadeias superlotadas para se degolarem ao invés de escola, segurança, moradia, emprego e etc. Resumindo, cidadania. Não cabe nele e em nenhum candidato a presidente da república brasileira, isto é coisa de pisada na bola, de assessoria de imprensa e ou de planejamento de plataforma de governo e campanha, desatentas.
O mesmo que colocar Neymar para disputar grandes prêmios de formula 1 e Rubens Barrichello para disputar a copa do mundo jogando como titular da seleção brasileira.
Não vou entrar nos méritos das outras questões das medidas impopulares acrescentadas no plano de Governo de Aécio Neves por seus assessores de planejamento e campanha, isto já foi malhado.
Na questão política José Serra não acrescenta em nada em termos de ganho eleitoral, Geraldo Alckimin e o PSDB paulista naturalmente apoiam sua campanha. Chapa pura!?
Caro Aécio, eu aqui em um blog de esquerda que, com certeza é o mais acessado deles e do qual sou leitor assíduo. Como fiz com o próprio PT e a esquerda brasileira, deixo-lhe o seguinte recado caso o administrador deste Blog ouse publicá-lo: Faça uma costura política com outro partido político de grande a médio porte, quem sabe com o do Eduardo Campos e, lance-o como seu vice. Com isso ganha mais tempo na TV, os votos do Eduardo Campos e da Marina Silva, mais cabos eleitorais e etc.
Deixa dessa de dilmistas, do já ganhou, porque quer queiram quer não, Lula vem aí. O caldo engrossou.
ZéM.

Anônimo disse...

Essa Eliane Cantanhede deve ser representante da Hillária Clinton no BRASIL. O que essa Eliane Cantanhêde fala de asneira não está deixando nada a dever a Hillária. Acho até que as duas poderiam compor uma chapa do "As Atrofiadas do Planeta".

Malaquias disse...

"E, para Serra, a vantagem é que ele não tem alternativa”. (risos)