quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Globo sabota Padilha em São Paulo

Por Altamiro Borges

A TV Globo nem disfarça mais a sua torcida pela reeleição de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo. Além de camuflar o caos que impera no Estado gerido pelo PSDB há quase duas décadas – falta de água em bairros da capital e da região metropolitana, aumento da violência urbana, superlotação e panes constantes no Metrô e CPTM, entre outras chagas –, a emissora decidiu sabotar explicitamente a campanha do petista Alexandre Padilha. Os seus telejornais foram orientados pelos chefões do império global a não divulgarem as atividades do candidato. A desculpa, bem tacanha, é de que o petista não superou o patamar estabelecido de 6% nas pesquisas de intenção de voto.

Nesta terça-feira (12), o comando de campanha de Alexandre Padilha enviou uma carta, bem cordial, à direção da TV Globo pedindo que ela reformule os critérios de cobertura diária da disputa estadual. Assinado pelo presidente do PT-SP, deputado Emídio de Souza, o documento afirma que “tais critérios podem incorrer em injustiça com o candidato em questão, bem como prejudicar o processo democrático da eleição e o direito assegurado aos cidadãos pela Constituição de garantia de informações de forma transparente e igualitária”. O dirigente petista ainda argumenta que o critério adotado não considera a margem de erro, que aponta que Padilha pode ter até 8% nas pesquisas.

Diante da carta, tão civilizada, a Rede Globo respondeu que “os critérios de cobertura das eleições nacional e de São Paulo são absolutamente os mesmos das eleições de 2010” e simplesmente rejeitou o pedido de reformulação. De forma mais incisiva e direta, o ex-presidente Lula reagiu aos critérios adotados pela emissora: “Isto é sacanagem”. Em recente entrevista ao programa Contraponto, uma parceira do Sindicato dos Bancários de São Paulo e do Centro de Estudos Barão de Itararé, o petista Alexandre Padilha evitou fazer críticas às manipulações da mídia tucana. Disse, inclusive, que já teria agendado reuniões com os barões da mídia e que manteria um diálogo “fraternal” com estes senhores.

A TV Globo demonstra, mais uma vez, que está aberta ao “diálogo”. Depois não adianta reclamar das “sacanagens” da mídia! Reproduzo abaixo a “civilizada” carta enviada pela direção estadual do PT aos executivos da famiglia Marinho:

*****

Caros senhores, boa tarde.

Foi com surpresa e perplexidade que recebi informações sobre as regras para a cobertura jornalística das eleições 2014 da Rede Globo no Estado de São Paulo, que irá retirar do noticiário diário a cobertura das atividades e da campanha de Alexandre Padilha (PT-SP).

Ciente de que a emissora obedece critérios de isonomia e oferece oportunidade para a participação de todos os candidatos, em sintonia com o processo democrático e que deve ser sempre celebrado, me posiciono fortemente contra as regras enviadas, pois avalio que as mesmas vão de encontro à premissa apresentada.

Primeiramente por saber do poder de comunicação da emissora e do impacto que a retirada das atividades e das propostas do Alexandre Padilha do noticiário diário podem provocar junto aos eleitores, que como revelam pesquisas de intenção de votos, querem mudanças e necessitam de informações para fazer suas escolhas.

Em seguida, por propor a reflexão de que se não houve por parte do STF a criação da cláusula de barreira, não cabe a um veículo de comunicação definir critérios tão intangíveis para impedir que a televisão leve aos eleitores paulistas informações relevantes para o Estado e para as eleições, como as propostas dos postulantes.

Solicito ainda que a direção avalie que, em se levando em consideração os critérios dos institutos de pesquisa, que esclarecem a cada pesquisa que existe uma margem de erro em suas medições de 2 a 3 pontos para mais ou para menos, o candidato Alexandre Padilha pode ter registro de intenções e voto da ordem de até 8%.

Diante disso, solicito a essa emissora que reavalie sua posição, visto que tais critérios podem incorrer em injustiça com o candidato em questão, bem como prejudicar o processo democrático da eleição e o direito assegurado aos cidadãos pela Constituição de garantia de informações de forma transparente e igualitária.

Ciente de sua compreensão, reitero meus votos de estima e aguardo manifestação sobre o tema.

- Emídio de Souza, presidente estadual PT-SP


*****

Leia também:








3 comentários:

Anônimo disse...

Afinal a Rede Globo e o GAFE não sabotam a candidatura do Padilha em São Paulo. A Rede Globo e seus lacaios sabotam o BRASIL em todos os sentidos: moral/razão/justiça/racionalidade/verdades/ ... todas as boas qualidades de um bem viver. Pergunto: A que Senhores obedecem/devem obrigações/se ajoelham a Rede Globo=GAFE=Rede Bandeirantes? Será a Imprensa Empresa Press_tituta Internacional Anglo Sionista? Para mim o Muro não caiu, eu não desisto, resisto.

enganado

Anônimo disse...

Lembrando que Haddad tinha menso que 5% no mesmo periodo em 2012 em pleno julgamento do mensalao.

Renan disse...

O PT precisa aprender a ser menos cordeal com esse monopólio