terça-feira, 26 de agosto de 2014

Marina atropela Aécio e já ameaça Dilma

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Apenas 13 dias após a trágica morte de Eduardo Campos, o cenário da campanha presidencial de 2014 virou de ponta cabeça. O furacão Marina Silva já chegou a 29% na nova pesquisa Ibope divulgada agora há pouco, no final da tarde desta terça-feira, 10 pontos à frente do tucano Aécio Neves, e já encostando em Dilma Rousseff, que ficou com 34% das intenções de voto no primeiro turno.

Num mais do que provável segundo turno, Marina derrotaria Dilma por 45% a 36%, uma diferença de nove pontos, bem fora da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos.

Como fogo morro acima e água morro abaixo é muito difícil de mudar de rumo, Marina Silva passa a ser, na minha avaliação, a nova favorita da eleição presidencial, por uma razão muito simples: além da larga diferença que abriu sobre a atual presidente neste primeiro levantamento do Ibope após a morte de Eduardo Campos, a ex-senadora poderá contar, no segundo turno, com a ampla maioria dos votos tucanos.

A se confirmarem os números do Ibope nas próximas pesquisas, teremos duas mulheres disputando, pela primeira vez, o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. A entrada de Marina na disputa agora deixou Aécio Neves, que vinha mantendo a segunda posição, bem à frente de Eduardo Campos, praticamente fora do turno decisivo.

Em relação à pesquisa anterior do Ibope, Aécio e Dilma caíram quatro pontos cada um, ao contrário dos números do Datafolha da semana passada, em que Marina apareceu com 21% (Eduardo tinha apenas 8%), enquanto seus principais adversários permaneciam com os mesmos índices de julho.

É importante lembrar que, no último Datafolha, quando seu nome aparecia ainda como provável candidata a presidente, em abril, antes de Marina entrar como vice na chapa de Eduardo Campos, ela já alcançava 27% das intenções de voto, apenas dois pontos a menos do que agora.

Duas semanas após a comoção provocada pela morte e os funerais de Eduardo Campos, Marina continua ocupando todos os espaços como protagonista do noticiário na mídia grande, com o gentil apoio do chamado mercado, apesar da arca de Noé que está se formando à sua volta, sob o comando da coordenadora do programa de governo e sua principal conselheira, a banqueira Neca Setúbal, uma das herdeiras do banco Itaú.

Claro que esta é apenas a fotografia do momento em que escrevo. Já ficou mais do que provado nesta campanha eleitoral que os ventos podem mudar a qualquer momento. Nosso país não está acostumado com furacões e tsunamis, mas a reviravolta provocada por Marina Silva mostra que o Sobrenatural de Almeida, grande personagem de Nelson Rodrigues, está mais vivo do que nunca, solto por aí. Só espero que não caia mais nenhum avião.

3 comentários:

Anônimo disse...

O povo que tome cuidado com essa Traíra.

Ela sempre traiu aqueles que lhe deram a mão. Imagine o que ela pode fazer com o povo se pegar o poder?

Anônimo disse...

Isso é pra quem achava que a mídia PIG não decidiria mais eleição no Brasil. O bombardeio de saturação de que o PT sofreu nos últimos anos contibuiu e muito para isso. Muitos dizem que a televisão, jornal e revista não formam mais a opinião do povo. FORMAM SIM. É naqueles poucos segundos que você entra num site e se depara com milhões de manchetes negativas, todo dia, toda hora, ano após ano. O velho ditado, água mole em pedra dura tanta bate até que fura, mais uma vez acertou. O PT vai perder essa eleição por ter medo de fazer política, e ter medo da Globo que até as pedras das ruas sabem que tem lado e que não é o do povo. Mas o PT se acovarda... Agora se o PT quiser vencer terá que enfrentar essa mídia como um leão e dar nome e sobrenome aos bois, vai ter que ser POLÊMICO, para o povo saber o que acontece nos bastidores dessa mídia podre. Se Lula e Dilma peitarem essa mídia eles vão ganhar. É só mostrar a verdade.

júlio césar fagundes ferreira disse...

realmente o pt perdeu uma grande chance na história para desmascarar a mídia e colocar as verdades, com certeza o pt cometeu erros,e os homens cometem erros, e estão pagando conforme as leis brasileiras, mas o pt fazendo uma crítica construtiva, achou que ganharia essa eleição, sou petista, mas não tenho essa certeza talvez percamos por erros e omissão.