sábado, 25 de outubro de 2014

Barão de Itararé repudia golpe da Veja

http://desesperodaveja.tumblr.com/
Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé manifesta de forma veemente o seu repúdio contra a revista Veja. O semanário da direita organizada brasileira - que atua como uma máfia política e econômica - tem propagado ao longo dos últimos anos o ódio contra a esquerda, os movimentos sociais e todos os que defendem bandeiras progressistas e de respeito aos direitos humanos.

Na política, o panfleto dos Civita tem um arquivo invejável de capas – nada jornalísticas – de ataque contra o PT, os movimentos sociais, o presidente Lula e a presidenta Dilma. A edição 2397, com data de 29/10/2014, foi antecipada para o dia 24 de outubro com a clara intenção de tentar influenciar na disputa eleitoral. A tentativa criminosa e golpista da Veja foi firmemente denunciada pela presidenta Dilma Rousseff, durante o horário eleitoral.

Mas não é só na política que a Veja ataca a democracia e a sociedade. Suas capas têm servido aos mais sórdidos interesses privados. Um exemplo recente foi a polêmica capa incentivando o uso de medicamentos emagrecedores, contrariando todo o esforço da saúde pública brasileira em combater a lógica mercantil da indústria farmacêutica. Suas capas se prestam, também, à disseminação de todos os tipos de preconceitos (contra as mulheres, negros, baixos e gordos).

O Centro de Estudos Barão de Itararé já denunciou em muitas oportunidades os perigos que a Veja representa para a democracia. Praticar crimes contra a saúde pública, estimular o discurso do ódio, desrespeitar os direitos humanos e fazer denúncias sem provas contra quem quer que seja não são atitudes condizentes com um regime democrático e com o exercício do bom jornalismo.

Veículos de comunicação como este, ainda que permanecem circulando porque são empreendimentos privados que não necessitam de autorização para funcionar, não devem receber verbas públicas de publicidade nem nenhum outro tipo de recursos públicos. O
Estado brasileiro não pode alocar seus recursos em instrumentos que confrontam a democracia e flertam com o autoritarismo.

- Pela imediata suspensão de anúncios públicos na revista Veja e em seu portal;

- Pela concessão imediata de direito de resposta referente às denúncias da edição 2397;

- Pela abertura imediata de processo por crime de injúria e difamação e crime eleitoral contra a revista Veja.

São Paulo, 24 de outubro de 2014

10 comentários:

XAD disse...

Vi agora no blog do Nassif que a Globo pretende repercutir a capa da Veja, hoje, no Jornal Nacional.
Cadê o jurídico do PT que ainda não ingressou com um pedido de tutela antecipada em obrigação de não fazer (art. 461 do CPC), no TSE, para impedir mais esse crime eleitoral??
O risco é de “lesão grave” e mais do que de “difícil reparação”!!!
Os advogados do partido estão esperando o que?? :/

Bruno disse...

Pimenta nos olhos "deles" é refresco - assim parafrasearia o PT - ora ora- quem liderou o maior massacre contra Marina Silva nesta eleição? Quem denegriu e tentou desconstruir a biografia dela?

Chumbo trocado não dói, não é mesmo?

Bruno Oliveira

Anônimo disse...

Srs.

atntem que a ação da veja foi muito mais abrangente com o envio de email propondo assinatura, mas para simplesmente levar para sua casa via seu email a capa da edição de quinta-feira.
É uma vergonha e uma afronta à inteligência de todos e aos principios de ética.

MARCO disse...

Neste mesmo instante no Globo News a resposta da veja na sua pagina esta disposta a cerca de quinze minutos a imagem esta congelada so o som flui normalmente e a tela continua estática com a resposta da veja alguém do TSE ta sabendo disso e continua a resposta da veja congelada no globo News já não existe lei nesse pais.

Luiz Otávio Tropia Barreto disse...

Porque a mídia alternativa não está cobrando uma posição da Polícia Federal sobre o tal depoimento do Youssef publicado pela Veja? O advogado negou, então caberia à mídia, seja alternativa ou não, questionar a Superintendência da PF em Curitiba sobre a veracidade da informação. Afinal, onde que jornalismo é esse? A Rede Globo omite essa informação, informação esta que foi dada ao jornal O Globo. Partece que estamos no país da Fantasia.

Unknown disse...

A mídia este ano, tudo indica, caminha para perder mais um turno, o oitavo, para o PT e aliados. Em todos utilizou-se de expedientes espúrios com este objeto da matéria. A revista Veja, também, em todas essas ocasiões, através de suas capas e matérias bombásticas, na realidade denúncias vazias, deu o mote que a mídia como um todo passa a repercutir, sendo o ápice de tudo a matéria que irá ao ar no horário nobre, no Jornal Nacional da Rede Globo, nas vésperas da eleição. Diante das reações, inclusive da Presidenta este ano foi mais brando, a Globo dourou a pílula. Em todas as vezes anteriores que tentaram influir no voto da população, nesse lance último às vésperas do pleito, simplesmente pouco ou nada conseguiram e foram derrotados. Em todas as vezes, o Presidente Lula em seus oito anos e a Presidenta Dilma já no final de seus quatro anos, pouco o nada fizeram para colocar as coisas em seus lugares, deixando a população ser manipulada pela mídia oposicionista, quando estas empresas não passam de concessionárias de um bem público, o espectro eletromagnético, cujo uso deve ser fiscalizado pelo poder concedente. Lula e agora Dilma fogem da responsabilidade de exercerem poder de controle sobre essas empresas, claro que não no conteúdo do que transmitem, mas também nesse campo, quando as empresas não atuam de forma isenta, exigindo que se definam e não possam fingir isenção, porque a mídia não pode atuar de forma coordenada e partidária, transformando a decantada liberdade de imprensa em libertinagem de imprensa, como acontece desde sempre no país. Com poucas exceções, a mídia age coordenada, verdadeiro oligopólio, em todo território nacional, utilizando um bem público, defendendo os interesses do capital internacional, aliado de grande parte de nossa oposição, onde pontifica o PSDB e o PFL/DEM. O Governo que vem se elegendo apesar de tudo por ter feito um bom trabalho para o povo, deixa seus apoiadores órfãos na mídia, todos largados à própria sorte,na procura de um contraponto, de dados e informações que reflitam a realidade que experimentam em suas vidas, quase impossível aos mais pobres e de menor nível educacional. Está mais do que na hora de dar um basta em tudo isso, trazer o xerife para tudo regular, quebrando os tentáculos desses grupos econômicos que se estendem por todo país, com tanto poder que até se arvoram tentar influir no voto de toda população, como agora mais uma vez acontece. Está mais do que na hora de assumir o ônus político de estabelecer meios para controlar esse poder que as empresas de mídia consideram sem limites, impondo que se estabeleça uma verdadeira liberdade de imprensa, onde esteja presente o contraditório, e não essa libertinagem de imprensa para atingir pessoas, grupos, empresas que possam ser contrárias aos desígnios e interesses das empresas de mídia, aos quais não é dado o direito de resposta, como acontece até hoje.

Anônimo disse...

Votou no PSDB? Ah... vá tomar banho!
#paulistavotasujo

Roberto Carballo disse...

http://www.robertocarballo.com/2014/10/26/una-eleccion-decisiva/ Un post sobre estas decisivas elecciones .... Un abrazo, Roberto Carballo

José Carlos Lima disse...

Aécio Neves está usando a capa criminosa da Veja para angariar votos, portanto precisamos fazer o contraponto contra este ato insano que é usar uma revista condenada pela Justiça Eleitoral para manchar as eleições. Por isso é necessário que você leve este direito de resposta ao eleitor e faça isso de de todas as formas, seja repassando aos seus contatos, aos amigos, familiares e militantes, presencialmente, bem como distribuindo cópias nas ruas. Não podemos permitir que a bandidagem triunfe sobre a democracia, temos que fazer esse direito de resposta chegar a milhões de eleitores o quanto antes possível, antes que eles votem enganados pelo crime organizado disfarçado de jornalismo.

Segue o link para a foto da Veja com o direito de resposta publicado na capa

http://josecarloslima85.blogspot.com.br/

Anônimo disse...


primeiro de abril dia da mentira o nome da editora se condis com o dia primeiro de abril