terça-feira, 18 de novembro de 2014

México "sangra por todos os poros"

viCman/Rebelión
Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

O México foi o primeiro país da América Latina a assinar um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos (o Nafta, do qual também participa o Canadá). Foi em 1994, no mesmo ano em que explodiam a primeira crise neoliberal no continente na sua própria economia e a rebelião de Chiapas. Eram os sinais das consequências do caminho que o México escolhia. Mas nada impediu que o país seguisse adiante – incluídas fraudes eleitorais – nessa aliança subordinada com os Estados Unidos, que ao mesmo tempo distanciava ainda mais o México dos outros países da América Latina.

O balanço dos 20 anos do Nafta não poderia ser mais negativo para o México, tendo favorecido amplamente, por sua vez, os vizinhos ao norte. O país se tornou mais desigual, com mais pobreza e mais miséria. Ter dedicado mais de 90% do seu comércio exterior aos Estados Unidos fez com que a recessão da economia norte-americana bloqueasse qualquer possibilidade de a mexicana voltar a crescer. E, principalmente, a adoção do modelo neoliberal fez do México um país pior e não melhor, com mais exclusão social e mais desigualdade.

Não bastassem os efeitos socialmente devastadores do modelo neoliberal – agudizados pela crise recessiva internacional iniciada em 2008 –, o México é o corredor de chegada do tráfico de drogas ao maior mercado consumidor de drogas do mundo. Além dos danos graves que esse mesmo fenômeno produz nos países da América Central – em particular na Nicarágua, em Honduras, em El Salvador e na Guatemala –, no México a articulação entre narcotráfico, corrupção e violência produz um resultado de desagregação social e política no país.

À fracassada “guerra contra o narcotráfico” do ex-presidente Felipe Calderón, se segue a impotência do governo de Peña Nieto para enfrentar com um mínimo de eficácia a conjunção desses fenômenos explosivos. Quando se buscavam os corpos dos 43 estudantes desaparecidos recentemente no estado de Guerrero, foram encontradas vários fossos com outros cadáveres, demonstrando como esse macabro fenômeno se multiplicou nos últimos anos.

Enquanto isso, a esquerda mexicana se dividiu ainda mais, com a saída do grupo de López Obrador do Partido da Revolução Democrática (PRD), para fundar um novo grupo, chamado Morena (Movimento de Regeneração Nacional). O movimento se soma ao PRD e aos zapatistas, como três eixos diferenciados, com menor chance ainda de a esquerda se tornar vitoriosa nas eleições presidenciais.

A todos os que amam o México, nos dói profundamente ver a situação do país e de seu povo. Em lugar de se aproximar dos países latino-americanos que combatem o neoliberalismo, que conseguem diminuir a desigualdade, mesmo em meio à crise recessiva mundial e do aumento da desigualdade no mundo, o México segue estreitando seus vínculos com os EUA, dando as costas para o continente com o qual tem tantos vínculos essenciais.

O México se dessangra por todos os poros, sem esperança, com pais desesperados, sem aceitar a versão oficial sobre o destino dos seus filhos, com professores que não retomam as aulas sem seus 43 estudantes, com estudantes que não se resignam à desaparição dos seus colegas. Com um episódio que revela mais que todos os anteriores a relação promíscua entre as elites políticas do México, os narcotraficantes e os grupos armados que os protegem. Tomara que desta vez o povo mexicano tenha forças para dar um basta à situação que o neoliberalismo, a aliança com os Estados Unidos e o narcotráfico, levaram o país de Pancho Villa, de Emiliano Zapata e de Lázaro Cárdenas.

1 comentários:

Anônimo disse...

O crecimento do narcotráfico nada mais é que as "forças livres do mercado atuando".Qual outro setor teria mais atrativos numa economia voltada exclusimente para o lucro? O mesmo acontece na Colombia: se drubam pés de café para plantar coca.E o que dizer desses representantes do mundo livre na América Central como Guatemala, El Salvador,Haiti,Honduras(que foi "libertada do comunismo" recentemente por um golpe)? Numa comparação com Cuba que será que está melhor?