sábado, 2 de outubro de 2010

Quem paga o jatinho de Marina Silva?



Reproduzo denúncia publicada no blog Sejaditaverdade:

Como os auditores, policiais ou contadores sabem quando alguém lava dinheiro? Fácil, a pessoa começa a ter um padrão de vida bem superior aos seus rendimentos. Em outras palavras, o suspeito tem um carro que está muito além do seu salário, vive em uma casa com tamanho luxo e não há o que explique a origem dos recursos para a compra da tal casa.

Na campanha presidencial deste ano, uma candidata desponta como aquela que leva um padrão bem acima daquilo que é declarado: é a verde Marina Silva.

Em setembro deste ano, as doações da campanha da candidata superavam a marca de 13 milhões de reais, tornando a campanha de Marina mais cara que a de Lula em 2006.

Ainda sim, Marina e Guilherme Leal, seu vice bilionário e cuja empresa é acusada de biopirataria e tem mais de R$ 1,5 bilhão em multas da Receita Federal, afirmam fazer uma campanha modesta frente aos candidatos José Serra e Dilma Rousseff.

Aos moldes da campanha vitoriosa de Barack Obama nos Estados Unidos, Marina foi a primeira a pedir doações na internet. O objetivo, segundo a candidata, era garantir que as doações fossem transparentes. As doações são pífias, não tendo passado de pouco mais de R$ 160 mil até a semana passada.

Não foi o que aconteceu. No começo do pleito, Marina viajava o país todo dentro de um jatinho Legacy, propriedade da Natura, empresa do vice do PV.

Há alguns dias, em imagem exibida no Jornal Nacional, percebe-se que o avião agora é outro: um luxuoso e exclusivo jato Falcon 2000 Easy, no valor de mais de 50 milhões de dólares.

Os custos deste avião são tão caros que havia apenas dois modelos no Brasil. Agora temos um terceiro, o de Marina. Na imagem do Jornal Nacional, podemos observar no canto esquerdo da tela a logomarca da Colt Aviation, conhecida por administrar e alugar jatos de potentados, banqueiros e grandes empresas nacionais e internacionais, além dos altos valores que cobra por seus serviços.

Agora , nesta reta final de campanha, surgem dúvidas pertinentes aos eleitores:

Por que Marina trocou de avião?

Por que Dilma voa em um Citation e Serra em um Learjet, aviões bastante inferiores aos da falsa humilde ex-Marina, e ela gasta milhões em seu raid aéreo por todo o Brasil?

Por que a candidata do PV prega vida simples e sustentável aos outros, mas para si ostenta o luxo e polui o meio-ambiente voando numa máquina de US$ 50 milhões?

E a pergunta mais importante de todas: Quem paga por este avião e que interesses têm nisso?

Marina Silva tem que vir a público para explicar estas questões. A sua máscara de boazinha já caiu faz tempo. Caiu com um super jato, com comissária de bordo, navegação e telefonia por satélite, interior luxuosíssimo, cama de casal, bar, escritório e um custo aproximado de US$ 10 mil por hora de vôo?

Barack Obama voou em sua campanha num jato Legacy, da JetBlue Airlines, fabricado no Brasil. Marina silva voa num avião que custo o dobro. Chique, não?

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7 comentários:

Fernando disse...

Suas declarações só podem vir de alguém que desconhece totalmente tanto o assunto aviação como as rotinas e estratégias de campanha da Senandora Marina Silva.
Eu como simples eleitor e profissional da aviação gostaria de ponderar seus infelizes comentários:

1-A campanha de Lula em 2006 custou 104,3 milhões de reais.

2-A empresa Natura não possui um jato Embraer Legacy.

3-A campanha da senadora conta com o apoio aéreo da Colt Aviation, porém ao contrário do declarado pelo sr, ela se utiliza de uma aeronave modelo Learjet 31A. Para ilustrar essa sua mente confusa, um Learjet 31 é muito menor que o Citation Sovereign da TAM utilizado pela Ministra Dilma e que o Learjet 60 da Ocean Air utilizado por José Serra. o custo do Km voado do avião de Marina é cerca de 50% inferior ao dos modelos utilizados por seus adversários políticos.

4-É muito provável que o Falcon 2000 da Colt tenha sido utilizado pela Senadora em situações em que o Learjet não estava disponível.

5-Um Falcon 2000 EX EASy novo custa cerca de U$ 32 milhões.

6- A hora de um Falcon 2000 é cerca de 50% menos do que o valor que o sr declarou.

7-Existem no Brasil 12 Falcons 2000 registrados com matrícula brasileira, fora os registrados com matrícula estrangeira.

8- O Falcon 2000 não possui cama de casal, bar, escritório etc...

Quanto ao resto das suas perguntas eu não posso responder, mas com certeza quem paga por tudo isso não é você, nem eu e tão pouco o contribuinte. Já com relação aos jatinhos dos outros candidatos...

Mauricio disse...

Essa denúncia está também no excelente "Conversa Afiada". Repito aqui o que disse lá> Marina surfou a lamentável onda de denuncismo mentiroso e merece severas críticas por isso. Mas não podemos fazer como o PIG. É preciso, antes de postar, averiguar o outro lado e os detalhes. Afinal, como admite o PHA, todos voam de jatinho. O da Marina é o mais caro? E daí? A estrutura da matéria é infeliz, porque usa uma foto da cabine que não é a do avião de Marina: foi coletada num site de propaganda. Induz a pensar que aquela ostentação é dela. Pode ser até pior, mas a rigor, temos de ser mais cuidadosos e críticos. Afinal, o que nos une no ciberespaço é busca por informação de qualidade, que o PIG nos nega.
A foto está em:
http://www.globalair.com/aircraft_for_sale/Business_Jet_Aircraft/Dassault_Falcon_Jet/Falcon__2000_for_sale_57185.html

Jéssica Agostinho disse...

Se informe mais e não acredite em tudo. Ou tenha o mínimo de decência ao repassar uma série de informações falsas como essa.

Fiz uma "rápida" pesquisa sobre isso: http://peracomamendoim.blogspot.com

Anônimo disse...

De onde virá o dinheiro para a campanha de Marina?
http://colunas.epoca.globo.com/commarina/tag/guilherme-leal/
Marina Silva amealha, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem, 12% das intenções de voto. Está na terceira posição. Nenhuma grande mudança em relação a abril, quando a candidata tinha o mesmo percentual no cenário que excluía do páreo o então pré-candidato do PSB, Ciro Gomes. Marina comemorou e disse que a corrida presidencial está só começando. Resta saber como ela vai se desenvolver, principalmente em termos de financiamento de campanha.
Entre os três principais candidatos, Marina Silva terá o menor orçamento. Estima-se que ela disporá de 70% menos dinheiro do que os candidatos José Serra, do PSDB, e Dilma Rousseff, do PT. Enquanto ambos têm circulado de jatinho pelo Brasil, 90% das viagens de Marina são feitas em vôos de carreira. Jatinho é luxo viabilizado, de vez em quando, pelo vice de Marina, o empresário Guilherme Leal. Dono de um avião, ele já doou algumas horas de vôo para o PV.
A partir de junho, no entanto, a expectativa do partido é que Marina disponha de um avião alugado full time para fazer campanha. Em junho, com a formalização da candidatura, ela terá um CNPJ próprio e será possível doar diretamente para a candidata e não apenas para o partido, como acontece agora. Espera-se que Marina e sua plataforma de sustentabilidade e ética atraia doadores especialmente entre os setores da sociedade que não costumam dar dinheiro para campanhas. Isso vai ser fundamental porque Marina não vai aceitar dinheiro de muitos dos tradicionais patrocinadores da campanha. Para doar para Marina a empresa tem que ter lisura e transparência nos negócios, buscar a sustentabilidade ambiental e social e não estar envolvida em casos suspeitos com o Estado. A indústria do tabaco, ruralistas que tenham desrespeitado as reservas legais e parte das empreiteiras seriam recusadas.

Anônimo disse...

Respondendo quem fez a pergunta: Quem paga o jatinho de Marina Silva?
O rico empresário dono da Natura,e candidato a vice na chapa com ele.Tá?
Então tá.Pergunta idiota,tolerância zero.

Gustavo disse...

O Fernando destruiu o autor desse blog, que é declaradamente petista (observa-se pela ignorância dos dados falsos declarados).
Na boa? Apaga o post que fica mais bonito pra você.

Anônimo disse...

Bom, logo nas primeiras "informações" dadas pelo sr. Fernando já deu para ver que não eraa para ser levado a serio. Já dá um valor errado pro custo da campanha de 2006, bem errado. Depois diz que a natura nao tem o tal Embraer Legacy. Uai, deve ser um mistério igual ao aviao do Eduardo Campos, porque a matricula desse está estampada no plano de voo (e na propaganda) do aeroporto de Canela, RS, nao faz mais que alguns meses... Só se eles acabaram de vender.
Aeronave: Embraer ERJ-135BJ Legacy 600
Matrícula: PR-BEB (ex: PT-SZF)
MSN: 14501035
Ano Fabricação: 2008
Motores: 2x AN AE3007A1P

Aeronave Particular pertencente a NATURA COSMÉTICOS
Procedência/ Destino: SBSP (São Paulo)

Bom, fico imaginando a qualidade das demais informacoes com as quais pretende "destruir" o post.