terça-feira, 11 de junho de 2024

As lições mexicanas para o campo popular

Por Jair de Souza

O vídeo indicado ao final de nosso texto faz um repasso da repercussão no México e no resto do mundo da recente vitória eleitoral de Claudia Sheinbaum, a candidata vinculada com o atual presidente, Andrés Manuel López Obrador.

Estamos falando de um fato muito relevante por vários motivos. Primeiramente, por tratar-se da primeira mulher a galgar ao posto de Presidente em toda a história do México, desde sua constituição como Estado. Em segundo lugar, poderíamos citar a circunstância de ela representar a continuidade de um governante que assumiu pondo fim a uma infindável sequência de mandatários vinculados aos interesses dos grupos oligárquicos e do imperialismo estadunidense. Mas, também merece ser destacada a ampla margem com a qual ela superou sua concorrente mais bem posicionada, já que obteve quase o dobro de votos que os recebidos pela candidata preferida dos grandes grupos midiáticos, dos setores mais endinheirados e, naturalmente, das forças alinhadas com o imperialismo estadunidense.

Estadão lambe as botas da extrema direita

Por Moisés Mendes, em seu blog:

O Estadão descobriu que o governo usa as redes sociais para defender seus planos e suas ideias e para se defender dos ataques dos agressores, entre os quais o próprio Estadão. E descobriu ainda que a estrutura do Planalto de aproveitamento das redes usa formas de planejamento e de ação que o próprio Estadão usa como jornal. Que estudantes usam.

O Estadão é um descobridor. A reportagem, que se esforça para ter um tom de denúncia, descobriu que a Secretaria de Comunicação do governo tenta identificar uma pauta diária a partir do que considera temas que exigem ações no momento.

Não seria uma eureca nem nos primeiros jornais de poste da era de Gutenberg. Mas o Estadão descobriu que governo e aliados do governo tentam trabalhar nas redes os assuntos da ordem do dia, como se o Diário de Sorocaba, a Folha de Barbacena e a prefeitura de Quaraí não fizessem o mesmo. Fazem há décadas, pelo menos desde a primeira metade do século 20.

A extrema direita e a 'construção do idiota'

O CPAC e a Internacional Fascista

segunda-feira, 10 de junho de 2024

O avanço fascista no Parlamento Europeu

Charge: Antonio Rodríguez/Cartoon Movement
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Acabaram não se confirmando as expectativas de uma vitória acachapante da extrema-direita na eleição para o Parlamento Europeu.

Apesar disso, contudo, os resultados da votação são altamente preocupantes, pois evidenciam o maior ascenso da representação política e institucional da extrema-direita européia desde o final da Segunda Guerra, com a conquista de 170 cadeiras – quase 25% do total.

Com isso, a extrema-direita ampliou 52 assentos, significando um crescimento de 44% em relação à representação que conseguiu eleger em 2019.

Os agrupamentos que mais perderam cadeiras foram o Renovar Europa, neoliberal, que perdeu 23 cadeiras, e o Grupo Verdes/Aliança Livre Européia, com 18 cadeiras perdidas.

Europa: o Partido da Guerra perdeu

Por Antonio Martins, no site Outras Palavras

Ao dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleições antecipadas no domingo (9/6), logo depois de sofrer derrota política avassaladora, o presidente da França, Emmanuel Macron, deu o tom das manchetes e análises sobre o resultado da disputa pelo Parlamento Europeu. A extrema direita teria obtido, em todo o velho continente, uma grande vitória. O resultado estaria fazendo tremer as instituições. Somado à alta probabilidade de triunfo de Donald Trump nos EUA, em novembro, ele pressagiaria o pior.

Lira tolera terror bolsonarista no Congresso

O impacto geopolítico da eleição na Europa

Estadão dá gás à fake news bolsonaristas

Extrema direita avança na França

Collor de Mello derrota TV Globo em Alagoas

Por Altamiro Borges


Na quinta-feira passada (6), a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu, por dois votos a um, que a Globo deverá manter o contrato de afiliação com a TV Gazeta, pertencente ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e sua família. Desta forma, o TJ-AL negou um recurso do império global, que questionou na Justiça liminar de primeira instância que determinou a renovação compulsória por cinco anos entre as duas emissoras. A TV Globo já anunciou que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar derrubar a liminar.

domingo, 9 de junho de 2024

Banco pede apreensão de bens de Jair Renan

Charge: Nando Motta/247
Por Altamiro Borges


O jornal Estadão revelou nesta quinta-feira (6) que o banco Santander voltou a pedir à Justiça a apreensão de bens de Jair Renan Bolsonaro, o filhote 04 do ex-presidente fujão, para cobrir uma dívida de R$ 360 mil. O playboy, que recentemente lançou sua candidatura a vereador em Balneário Camboriú (SC), é alvo de “um processo por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica. A ação foi aberta a partir de investigação e denúncia do Ministério Público do Distrito Federal”, descreve a matéria.

Moro vira réu por caluniar Gilmar Mendes

Maria da Conceição Tavares como professora

Universidades federais: a greve continua

O projeto nefasto de privatizar as praias

Bolsonaristas articulam 'operação anistia'

Momentos de Maria da Conceição Tavares

Lava-Jato e a luta pela recuperação do país

Eleições de 2024 e a desinformação