segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Blogueiros criam associação no Paraná

Reproduzo matéria publicada na página Paraná Blogs:

Lideranças e ativistas populares, preocupados com o recrudescimento da repressão contra blogs e outros meios alternativos paranaenses que navegam contra a corrente conservadora no estado, criaram a Associação dos Blogueiros Progressistas do Paraná -ABPP.

O ato aconteceu em Curitiba, por aclamação, durante assembléia realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (Sindijus), na noite da última sexta (8).

O surgimento da associação é uma consequência direta da participação de blogueiros paranaenses no Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto p.p., em São Paulo (SP). Naquela oportunidade, criou-se o comitê para organizar o I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas no Paraná (I EEBP-PR).

Este evento está marcado para os dias 26, 27 e 28 de novembro de 2010, em Curitiba, e terá como tema: “A cidadania ativa na Internet: o caráter revolucionário dos blogs. O desafio do Paraná”. O encontro estadual terá como objetivos disseminar o fenômeno dos blogs no Paraná e ampliar o número de agentes ativos na blogosfera como forma de aprofundar o conteúdo de cidadania da internet.

Além do I EEBP-PR, ficou definido que sindicatos e partidos políticos progressistas serão convidados para fazer parte do “Movimento Paranaense pelo Direito à Comunicação” – organizado pela recém-criada associação, como resposta à perseguição à mídia livre e independente e aos blogueiros progressistas, em especial, ao jornalista Esmael Morais, que foi eleito diretor da entidade.

Na mesma direção, a diretoria provisória resolveu realizar um “Ato em Defesa da Liberdade de Expressão e da Mídia Alternativa”, em respeito ao artigo 220 da Constituição Federal, a ser realizado no próximo dia 21, às 19h, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor), na capital paranaense.

A diretoria provisória da Associação dos Blogueiros Progressistas do Paraná é a responsável por realizar as primeiras eleições da entidade e está assim definida:

- Presidente: Sérgio Luís Bertoni (www.tie-brasil.org)

- Vice-Presidente: Mário Candido de Oliveira (www.porumparanamelhor.com/mariocandido)

- Secretário Geral: Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni
(www.porumparanamelhor.com/mariocandido)

- Tesoureira: Nelba Maria Nycz de Lima (http://midiacrucis.wordpress.com)

- Diretor de TI: Walter Koscianski (www.engajarte-blog.blogspot.com)

- Diretor de Comunicação: Edson Osvaldo Melo (http://blogdoedsonmelo.blogspot.com)

- Diretor Jurídico: a definir

- Diretor de Mobilização: Esmael de Morais (www.esmaelmorais.com.br)

- Conselho Fiscal: Paulo Afonso Nietsche (www.naluta.net), Robson Jamaica (http://protesto-jamaica.zip.net/)

O blog oficial da ABPP é o www.paranablogs.wordpress.com

.

1 comentários:

Anônimo disse...

Agora é só esperar a oficialização da associação, enquadrar como OSCIP, receber verba federal, liberar a diretoria do ponto (claro, a maioria deve ter ou terá cargos públicos) e assim continua, todos brigando por todos, ou seja, por si mesmos.