segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rage Against the Machine, o MST e TV Globo

Reproduzo matéria publicada no sítio do MST:

O Rage Against the Machine fez uma apresentação no Festival SWU, em Itu, na noite deste sábado. Zack de la Rocha, vocalista da banda, dedicou a música "People of the sun" ao MST. Ele disse o seguinte: "Esse som vai para os irmãos e irmãs do MST: People of the sun".

Durante a música "Wake Up", o guitarrista Tom Morello vestiu o boné do MST. Misteriosamente, a TV Globo cortou a transmissão que fazia ao vivo da apresentação.

Durante encontro com militantes do MST, Zack de la Rocha afirmou que vai doar parte do cachê da banda ao movimento. "O MST tem uma experiência muito importante de solidariedade humana e na criação de espaços fora do modelo capitalista, e é muito importante para muitos de nós que, nos EUA, que estamos lutando pelas mesmas coisas. Eu acho que MST já criou um exemplo maravilhoso de luta por justiça social e econômica, é um grande exemplo para nós", declarou.

O Rage Against the Machine é uma banda de rock norte-americana, uma das mais influentes e polêmicas da década de 1990. Uma forte característica é a mescla de hip-hop, rock, funk, punk e heavy-metal, com letras enérgicas e politizadas.

Junto com a música de protesto, demonstraram a luta pela causa política, contra a censura, a favor da liberdade e em defesa dos mais pobres.

O som do grupo é bastante diferenciado, devido ao estilo rítmico e vocal de Zack de la Rocha e as técnicas únicas de Tom Morello na guitarra.

.

7 comentários:

Anônimo disse...

O amigão, não tem nada a ver com a TV Globo o caso foi que com a confusão do publico houve um problema na transmissão, com um camera ferido e tudo.

Patricia Fornitani disse...

Eu tenho grande admiração pelo Zack de la Rocha e pela banda por iniciativas como esta de apoio e reconhecimento dos movimentos sociais em vários países. Infelizmente não pude prestigiá-los por total falta de grana e fiquei muito p*** quando a Globo cortou o show. Podem cortar a transmissão mas a idéia nunca morre...

Leila J disse...

Ódio de classe. Cada vez mais se mostram.
Miro, vejo que há uma confusão mt grande das pessoas em relação ao que é direito de informação.
O estadão declarou a posição deles. "margarida seca", como se fala em Belém, ironizando a falsa novidade.
O caso é que isto não justifica que possam desinformar e omitir ao bel prazer. É um serviço com fins particulares, mas que envolve uma série de normas de conduta ética, que não vem sendo seguidas há muito.
Vamos ter que observar e intervir, pois há uma confusão de o que seja jornalismo ou opinião. Não precisa ser isento, apenas sério.

Ivan HP disse...

Incrível o ímpeto da TV Globo em criminalizar os movimentos sociais. O pior desta constatação é que o discurso majoritário deste veículo de desinformação gira em torno de apelos pela moral, ética, etc. Os princípios de justiça propagados pelo MST são fundamentados nas necessidades mais básicas a que todos deviam ter direito, e são muito mais consistentes que as atuais definições de moral e ética da emissora. A rede Globo, porém, certa de que precisa proteger o "Status quo", não só evita trazer o assunto MST para a verdadeira discussão, como o criminaliza, assim como a tantos e tantos movimentos sociais. É por causa desta emissora que muitos crescem achando que a luta por uma jornada de trabalho de 40 é coisa de preguiçoso, sem perceber que não vale a pena trabalhar 48 para ganhar 400 reais!
É lamentável censuras. Sobre tudo as que desinformam.
E é lamentável a hipótese de um novo governo PSDB, que corrobora com as praticas "globais", e que certamente criminalizará, mais brutal do que nunca, os movimentos sociais!!! Força MST!

Anônimo disse...

NÃO TEVE NADA A VER COM A GLOBO?
COINCIDENCIA ENTAO NÉ?
AH TA

BOICOTE COVARDE
FORÇA MST!!!

Anônimo disse...

Curto muito o Rage, e o MST tem uma ideologia legal, a terra deve ir pra quem trabalha nela, e não ficar nas mãos de latifundiarios que contratam funcionarios para trabalharem em condições de escravidão. Porém, ouvi várias histórias sobre "integrantes" do MST, que invadem terras não para produzir algo, e sim para vende-lá a outras pessoas, ou seja, totalmente contra o ideal.
De qualquer forma eu continuo achando que o Brasil é do povo.

jogos da memoria disse...

Poxa, não é uma incrível coincidência? Onde está a liberdade do público em assistir as idéias do RATM. Ou será que a chamada "liberdade de imprensa" só funciona para um lado...