terça-feira, 9 de junho de 2015

HSBC ajuda sonegador e demite bancários

Por Altamiro Borges

O banco britânico HSBC, que montou um sofisticado esquema criminoso para beneficiar sonegadores ricaços de vários países – inclusive do Brasil –, anunciou nesta terça-feira ((9) a demissão de 50 mil trabalhadores de suas agências no mundo inteiro e o encerramento das suas atividades no Brasil e na Turquia. Segundo as agências internacionais de notícias, estas mudanças abruptas visam "reduzir os custos operacionais" em US$ 5 bilhões e capitalizar a instituição financeira, que sofreu forte desgaste com a descoberta dos golpes da sua filial suíça – no escândalo já conhecido como Swissleaks.

O impacto dos cortes será drástico no Brasil, onde o banco britânico é hoje o sexto maior em ativos, possui 853 agências focadas na tal "clientela de alta renda" e emprega 21.479 bancários. O HSBC ainda é proprietário da financeira Losango, que financia compras na agência de turismo CVC e nas lojas Hering e Colombo. Moral de mais esta história podre do capitalismo: 

1- O banco monta esquemas criminosos para beneficiar bilionários, que sonegam impostos e remetem ilegalmente a grana para contas secretas na Suíça. 

2- Além de empresários e celebridades globais, o esquema beneficia traficantes de armas e drogas e outros larápios. 

3- A imprensa rentista oculta totalmente o escândalo – que inclusive envolve alguns barões da mídia e alguns jornalistas de renome. A lista dos sonegadores brasileiros segue nas mãos de serviçais do UOL e do jornal O Globo, que mantêm total segredo das maracutaias.

4- O HSBC corta "custos operacionais" e mantém os altos lucros dos banqueiros. No caso do Brasil, já há boatos de que suas operações serão negociadas com o Bradesco ou Itaú.

5- E quem paga a conta por toda esta sujeira são os trabalhadores, que são demitidos sumariamente.  

Em tempo: Ao noticiar as "mudanças no HSBC", o jornal Estadão  que está totalmente endividado e é refém dos banqueiros  ainda teve a caradura de culpar o governo Dilma pelo encerramento de suas atividades. "A pequena abertura do Brasil ao comércio internacional e a falta de escala no mercado brasileiro explicam a decisão do HSBC de deixar o Brasil", afirma o diário nesta terça-feira. Ainda deu espaço para o bandido Stuart Gulliver, executivo-chefe do HSBC, que criticou o Brasil e elogiou o México colonizado e neoliberal. "Brasil e Turquia são economias mais fechadas... O quadro é diferente no México, onde a economia é aberta, há 11 reformas em curso e está ligado aos EUA". 

O Estadão sequer citou o escândalo do Swissleaks ou os traumas decorrentes dos crimes do HSBC em outras partes do mundo. Haja servilismo diante dos agiotas financeiros e complexo de vira-lata.

*****

Leia também:









1 comentários:

Anônimo disse...

São quadrilhas de criminosos que atuam como banqueiros.
Eles tem que deixar o país mesmo, mas antes de irem embora o poder público tem que ficar no encalço deles e bloquear todos os bens deles aqui no Brasil. Depois de quitado seus compromissos aí sim devolveremos o que sobrou.
Esses papinhos furados de americanos e ingleses nós já estamos vacinados.
Querem ir embora sem pagar a conta.
Isso é papo de caloteiro e criminoso.
Quanto ao Brasil ser umas das economias mais fechadas do planeta é puro oportunismo da nossa elite que quer que nós acreditemos que papai noel existe.
Essa mídia chapa branca não engana mais ninguém.