segunda-feira, 30 de julho de 2012

Andressa é presa por suborno

Por Altamiro Borges

O cerco contra o mafioso Carlinhos Cachoeira se fecha! Na manhã desta segunda-feira, a Superintendência da Polícia Federal em Goiânia prendeu a sua esposa, Andressa Mendonça, acusada de ter tentado subornar o juiz Alderico Rocha, responsável pela investigação sobre a quadrilha. Ela terá de pagar uma fiança de R$ 100 mil para deixar a cadeia e não poderá mais se comunicar com o marido.

Segundo nota oficial da PF, o próprio juiz expediu mandado de "condução coerciva" contra Andressa. Ela teria oferecido "vantagens indevidas" ao juiz para que ele decidisse favoravelmente ao marido na ação penal que responde. Além de interrogá-la na sede da superintendência, os agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do casal, levando documentos, computadores e tablets. 

Pressão da quadrilha de Cachoeira

Comprovada a tentativa de suborno, a badalada "musa da CPI" responderá pelo crime de corrupção ativa, artigo 333 do Código Penal, que prevê penas de dois a 12 anos de prisão e pagamento de multa. Vanessa não é a primeira pessoa ligada ao mafioso que tenta interferir no caso. No início de julho, Adriano Aprígio, ex-cunhado de Cachoeira, foi preso por enviar um e-mail ameaçador à procuradora Lea Batista, que atuou nas investigações da operação Monte Carlo. Ele ficou detido 18 dias, sendo solto após pagar fiança.

A detenção de Alessandra Mendonça representa mais um duro golpe para Carlinhos Cachoeira. Até agora ele tem evitado dar os nomes dos envolvidos no seu poderoso esquema de corrupção. As investigações da PF e da CPMI do Congresso Nacional resultaram apenas na cassação do mandato de senador do ex-demo Demóstenes Torres. Mas há vários indícios do envolvimento de outros políticos - inclusive do governador tucano Marconi Perillo - e de empresários - inclusive de Bob Civita, dono da revista Veja.

Mafioso por abrir o jogo

Na semana  passada, Cachoeira e outros sete investigados pela operação Monte Carlo ainda demonstraram certa frieza durante a audiência na sede da Justiça Federal em Goiânia. O mafioso até fez gracinhas diante do juiz e aproveitou os holofotes da mídia para declarar o seu amor por Andressa. Diante da prisão de sua esposa por tentativa de suborno e do aumento do cerco da PF, será que o chefe da quadrilha ainda manterá sua calma? Há quem afirme que ele está próximo a abrir todo o jogo. Muita gente deve estar desesperada!

5 comentários:

Anônimo disse...

O Jornal Hoje, da Globo, simplesmente disse que ela tentou corromper o juiz. A UOL/Folha utilizou o mesmo expediente. Até onde vai o corporativismo da "grande imprensa" brasileira para tentar salvar a pela do Policarpo e da Veja? Vergonha!

Anônimo disse...

Aos poucos estão todos entrando pelo cano.

Anônimo disse...

Sera que alguem adivinhar como seria as manchetes do pig se fosse um petista que tentasse coagir um juiz?
a atitude deste juiz não é a que o juiz Gilmar Mendes deveria ter tomado quando ele disse que lula tentou pressiona-lo?

José Erivaldo Ferreira Silva disse...

A Folha publicou um erramos! A mulher de Cachoeira Andressa, na verdade tentou chantagear o juiz com um dossiê feito por Policarpo JR, segundo o juiz relatou ao G1. Ou seja, o maior grande erro da Folha de SP é está sempre errada. Na verdade, errou agora quando disse que a Mulher de Cachoeira foi detida tentar corromper o juiz e continua errada quando tenta proteger Policarpo Jr editor da revista Veja.

Anônimo disse...

Será que Cerra teve aumentada sua insônia? Será que a Veja - detrito de maré baixa - vai esgoto abaixo. As esperanças de que a CPMI chegue ao Policarpo, ao Cerra, ao governo tucanalha de São Paulo, como um todo, a partir de provas irrefutáveis vai se materializando. Viva a CPMI!