sexta-feira, 14 de maio de 2010

Serra é, de fato, a biruta do aeroporto?

Irônica, a pré-candidata Dilma Rousseff disse recentemente que seu maior adversário na disputa presidencial, José Serra, parece “biruta de aeroporto” – aquele coador que fica ao sabor do vento para auxiliar as aeronaves. De fato, as últimas declarações do demotucano parecem amalucadas. Numa entrevista hilária à rádio CBN, ele jurou que “sou um homem de esquerda”, anunciou que convidaria o PT para seu governo e até bateu boca com Miriam Leitão, notória tucana, ao criticar a especulação financeira. Dias antes, ele já afirmara que “não sou de oposição nem da situação”.

A birutice de José Serra, porém, é calculada. Matreiro e com forte senso de oportunidade – para não dizer de oportunismo –, ele segue à risca as orientações dos seus marqueteiros de campanha. Monitorando as pesquisas e preocupados com a crescente popularidade do presidente Lula, estes garantem que seria um grave aparecer como oposição frontal ao atual governo. Por isso, sugerem que o candidato demotucano vista o figurino do “Serrinha paz e amor”, esconda seu programa de matriz neoliberal e se travista de continuador “mais experiente” das obras do atual governo.

Não subestimar a estratégia eleitoral

O slogan de campanha “O Brasil pode mais”, fabricado pelos publicitários do PSDB, serve a esta estratégia. É light e sereno – por mera coincidência, até serviu para inspirar o clip comemorativo dos 45 anos da TV Globo. No mesmo rumo, quem sempre menosprezou os programas sociais do governo Lula, taxando-os de “bolsa esmola” ou “gastança social”, agora virou defensor do Bolsa Família. O cinismo beira o ridículo. Serra até babou em elogios ao presidente Lula após ele ter sido agraciado pela revista Time com o título de um dos maiores lideres mundiais da atualidade.

A birutice do candidato tucano é até engraçada, mas não dá para subestimar a sua estratégia de campanha. Ela deu certo no Chile, onde o pinochetista Sebastián Piñera não atacou a presidente Michelle Bachelet, que também gozava de alto prestígio, e venceu as eleições de janeiro último. Por enquanto, a orientação de campanha do demotucano não está ao sabor do vento, como biruta de aeroporto. Ela é muita precisa: “Serrinha paz amor” evita marola, não bate de frente, não faz o debate programático e procura fugir das comparações FHC-Lula. Ele quer discutir apenas as “biografias”.

Enquanto ele alisa, os seus brucutus mordem – que o diga Eduardo Graeff, ex-secretário de FHC, atual tesoureiro do PSDB e coordenador da campanha na internet de José Serra. Para o candidato demotucano, o pior cenário é o do confronto programático e da comparação das experiências dos governos FHC e Lula. É isto que seus marqueteiros tentam evitar, mas é para este ringue que ele deve ser levado. Nele, o candidato fica, de fato, totalmente biruta, mais vulnerável – que o diga a magoada tucana Mirian Leitão, atingida pelo “fogo amigo”.

.

5 comentários:

Paulo Ribeiro disse...

Altamiro, veja o que disse ontem o presidente Lula: "Uma parte da história da Dilma me lembra muito a do Mandela. Uma vez o Mandela me contou que só foi para o confronto porque não deram outra saída pra ele. O tempo passou e ele virou um dos maiores símbolos da paz e da união no mundo". Altamiro, até o momento, a luta da esquerda tem se pautado pelas vias da legalidade para combater a direita e a força da imprensa golpista. Porém, parece que até mesmo instituições que deveriam sr isentas estão a favor da volta do neoliberalismo e das p´raticas fascistas, como medidas higienistas na Cultura e de extermínio aos pobres, como os recentes incêndios em favelas. Se nda der certo, Altamiro, teremos que seguir o que fez Mandela e lutarmos com todos os recursos possiveis, nem que tenhamos que manchar as mãos de sangue. Serra é uma ameaça!

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Boa analize, isto é que eles estão se preparando muito para esta eleições, penso que se perderem , vai decretar falência do Dem, e tornar o PZDB pequeno, a midía ????,

Alexandre Figueiredo disse...

Ora, Miro, José Serra quer conquistar o eleitorado petista, como de outras opções ideológicas. Ele imagina que pode ter uma gigantesca vitória eleitoral, e com isso moderou seu discurso da forma mais tendenciosa possível.

É só comparar duas famosas imagens. A de Serra, olhando para a frente da câmera, com sorriso cínico, apontando uma arma da polícia "contra" nós, ou o Serra meigo e carinhoso, provavelmente tentando seduzir o público feminino, numa capa de Veja.

A primeira imagem foi feita com ele como o "supergovernador" de São Paulo, (in)capaz de deter o furioso temporal que atingiu a cidade por mais de um mês. A segunda mostra ele já às vésperas da corrida eleitoral, que praticamente começou.

Flávio disse...

Estou fazendo minha parte e divulgando essas notícias no meu Twitter!

Anônimo disse...

AEROPORTO HERCÍLIO LUZ FLORIANOPOLIS SC, RECEBEU EM 2009 EXATOS 2.108.383 PASSAGEIROS (EXCLUINDO ACOMPANHANTES, COMUNIDADE AEROPORTUÁRIA, IMPRENSA, VISITANTES, ETC.)DE ACORDO COM LINK DA PRÓPRIA INFRAERO: http://www.infraero.gov.br/aero_prev_movi.php?ai=94

POR FGV, ANAC, SNEA, SNA, DENTRE OUTROS, ESTIMA-SE QUE O MOVIMENTO ATINJA: EM 2010 - 2.300.000 DE PASSAGEIROS; EM 2011 - 2.450.000 PASSAGEIROS; 2012 - 2.650.000 PASSAGEIROS; EM 2013 - 2.850.000 PASSAGEIROS; EM 2014 - 3.100.000 PASSAGEIROS.

OU SEJA, COM ISSO QUALQUER CRIANÇA EM SEUS INICIAIS ANOS ACADÊMICOS JÁ PERCEBE O GIGANTESCO ERRO CONSCIENTE E HIPER PROPOSITAL QUE INFRAERO + GOVERNO DE SANTA CATARINA VÃO COMETER AO ENTREGAREM CONCLUSÃO DO AEROPORTO EM 2014 (SE ENTREGAREM NESTA DATA), SOMENTE COM CAPACIDADE PARA 2.700.000 PASSAGEIROS/ANO. ENTREGARAM UM AEROPORTO JÁ PEQUENO E COM DEFICT DE 400.000 PASSAGEIROS/ANO.

QUANDO "GESTORES" DA INFRAERO E GOVERNO DE SANTA CATARINA SÃO INDAGADOS, APENAS RESPONDEM QUE AEROPORTO PREVE PROJETO COM CAPACIDADE DE EXPANÇÃO. À MAIORIA DOS REPORTES E A POPULAÇÃO ESTA MEDIOCRE RESPOSTA OS SATISFAZ. PORÉM ESQUECEM QUE AEROPORTO JÁ ESTARÁ ULTRAPASSADO NA SUA INAUGURAÇÃO, COM CAPACIDADE ESGOTADA EM 400.000 PASSAGEIROS/ANO (ISSO É MUITO!!!), QUANDO AEROPORTO DEVERIA SER CONSTRUIDO COM CAPACIDADE EXPANDIDA PARA NO MÍNIMO 10 A 20 ANOS A FRENTE (2024-2034), ALGO EM TORNO DE 5.800.000 PASSAGEIROS/ANO.

IMPRENSA ATUANTE E POPULAÇÃO PARTICIPATIVA DEVEM REVERTER ESSES ULTRAJES DOS QUE ESTÃO COM A CANETA NA MÃO E O DINHEIRO NA CUECA E MEIAS.