quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Que tal a marcha contra escravocratas?

Por Altamiro Borges

Neste 7 de setembro, Dia da Independência, a Juventude do PSDB, os chefões demotucanos e alguns “calunistas” da mídia deram apoio às chamadas “marchas contra a corrupção”. O motivo é nobre e seduziu algumas pessoas contrárias aos “malfeitos” com o dinheiro público. Já os animadores dos protestos não são tão nobres assim. Muitos deles são mais sujos do que pau de galinheiro.


Mas já que decidiram deixar suas mansões e ir às ruas para protestar, aproveito para fazer uma sugestão. Por que não convocam também atos contra as empresas corruptoras ou contra os empresários que sonegam impostos e desviam grana para os paraísos fiscais? Já que estão tão indignados, por que não protestam contra os escravocratas, que crescem como praga no país?

A “lista suja” da escravidão

No final de julho, o Ministério do Trabalho divulgou o seu Cadastro dos Empregadores. Ele mostra que o uso do trabalho escravo tem crescido no país. A “lista suja” do governo traz 251 nomes de empresários do campo e das cidades – o maior número desde a criação da lista, em 2004. Em julho do ano passado, ela continha 151. Em cerco de um ano, o salto dos criminosos foi de 65%.

Segundo o ministério, esse aumento decorre do aperto na fiscalização. Ela hoje seria mais eficiente, como comprovou o recente escândalo do uso de trabalho escravo nas oficinas subcontratadas pela multinacional espanhola Zara. Será que o correspondente do El País, Juan Arias, que adora falar besteiras sobre o Brasil, toparia participar de uma “marcha contra os escravocratas”?

Cadê os indignados demotucanos?

A “lista suja” também confirma que a maioria dos escravocratas explora na zona rural – são os velhos latifundiários, alguns deles travestidos de modernos barões do agronegócio. Dos 251 criminosos listados, 183 infrações foram cometidas no campo. O total de trabalhadores resgatados nestes locais foi de 7.963. O Pará é o estado que concentra o maior número de escravocratas (62).

Será que o senador tucano Álvaro Dias, muito ligado aos ruralistas, toparia convocar uma marcha contra o trabalho escravo? Pelo twitter, ele foi um dos entusiastas dos protestos de ontem. O “indignado” demo ACM Neto também poderia ser acionado. Alguns tucaninhos, filhinhos de papai de ruralistas, poderiam até usar seus carrões para agitar a “marcha contra os escravocratas”.

Desarquivar a PEC do trabalho escravo

Esta marcha não teria somente um caráter de denúncia, não seria apenas um oba-oba oposicionista. Ela serviria para pressionar os deputados a desarquivarem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) contra o trabalho escravo. Até hoje o DEM e o PSDB, além dos ruralistas de outros partidos, bloqueiam a tramitação deste projeto civilizatório. Será que rola dinheiro dos escravocratas?

Ela também poderia exigir maior fiscalização do Estado. Afinal, os escravocratas são notórios corruptores. Eles corrompem fiscais, juízes, policiais e... parlamentares. A bancada ruralista no Congresso Nacional é expressiva e atuante. Para peitar os escravocratas corruptores é urgente aumentar a fiscalização e endurecer as punições. Quem topa a marcha contra os escravocratas?

6 comentários:

@OficialGalo disse...

Sei que o comentário na faz sentido ao texto, mas venho aqui alertar sobre os descasos das autoridades do ministério publico de minas e o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) que não vê a ditadura implantada pelo senhor governador Anastásia em Minas Gerais. Aécio saiu e deixou o comando para o General de cinco estrelas que fica atrás da mesa, dando ordem as instituições para calar-se e não pagar o Piso Salarial aos servidores de educação de Minas Gerais. Já são três meses de greve, e não foi aceito pelo o general.
Faço voz a todos os mineiros, liberdade ainda que tardia.

@oficiialgalo

Franco Ahmad disse...

Olha que Maravilha...Juíza extingue ação de Dantas contra PHA
http://bitw.in/OhO

Cris disse...

Miro,

A ANDI divulgou análise de mídia sobre cobertura da participação da mulher no mercado de trabalho. Em 2010, de acordo com a pesquisa, a imprensa deu mais atenção a trajetórias individuais de sucesso e pouco abordou a visão sexista de algumas profissões e falta de políticas públicas voltadas à igualdade de oportunidades. Acho que vale analisar o material, ficou bem bacana. http://tinyurl.com/3dtrvhr.
Fica a sugestão

Anônimo disse...

Mudança é sob pressão. Primeiro
oconvite, depois a pressão. Só que
pelo que vejo o tempo da passeata acabaou. Na Paulista domingo não havia nem 150 pessoas, faixas feinhas, etc. Passeata eletrônica agora! Vamos nessa. Twitter é passeata.

Afortunada disse...

Minha noite não poderia encerrar de forma tão perfeita !
Adorei o post , ele lavou minha alma.Particularmente depois do "MICO" da massa de manobra , só estou a espera do próximo ( ô juventude que me envergonha !).

Anônimo disse...

Lamento qd a matéria é em cima de partidarismo. Não sou filiada a nenhum partido, morei em BSB, votei no Lula na primeira vez, fiz campanha contra na segunda eleição. O PT é angelical e o DEM ou outros não? Que bom se fosse, todos são compostos de PESSOAS falhas infelizmente, assim como qq instituição publica ou privada. Mas... e os estados dos trabalhos escravos, são governados por quem?
Por gentileza dê o nome aos bois e coloque a canga em todos. Parabéns aos jovens de BSB que sairam de suas mansões, tiveram coragem de mostrar a cara. Enquanto isto.... nos demais estados do pt, pmdb, psol, p seja lá o que for? Farra do boi, oba-oba. Brasil, país lindo, mas tem um povo.... que bom que temos alguns jovens que saíram das mansões.....