domingo, 3 de julho de 2016

A comunicação no governo Haddad

Foto: Elineudo Meira/PT-SP
Do site do PT:

O Seminário “Mídias alternativas e a comunicação na cidade de São Paulo” aconteceu neste sábado (2) na Universidade Mackenzie e destacou a importância das redes sociais e canais diversificados para a comunicação. O seminário, dividido em duas mesas de debate, faz parte da atividade de colaboração para construção do programa de governo na área de comunicação para a gestão do prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

A conexão das redes com as ruas como meio de fortalecer a relação com a população foi um dos destaques das falas dos integrantes da primeira mesa de debate realizada no período da manhã, coordenada pelo secretário municipal de comunicação do Diretório do PT da capital,João Bravin.

“As redes sociais são importantes, mas a rua é mais importante que tudo”, afirmou Laura Capriglione, representante do Jornalistas Livres. Segundo ela, não existe receita para ter uma página bem acessada. “Hoje os Jornalistas Livres tem mais de 500 mil seguidores no facebook e o que nos fizemos foi pura e simplesmente estar nas ruas”, destacou Capriglione.

Leo Casalinho, um dos autores do perfil do Haddad Tranquilão no Facebook, destacou que a internet não é a solução para a comunicação, mas pode ser um meio importante de empoderamento dos militantes. “A rede social não muda o voto, mas consolida”, afirma ele. De acordo com Casalinho, é preciso alcançar quem não está nos grandes meios da cidade quem está na ponta. “Escolher os atores para difundir esses dados é tão importante quanto ter dados”, destaca ele ao mencionar a necessidade de ter informações organizadas sobre as ações da prefeitura para construir a formação de argumentos que vão municiar a militância, que está nas ruas dialogando.

Adriana Magalhães, representante da Frente Brasil Popular, destacou a importância de pensar a comunicação de maneira ampla, citou as rádios comunitárias e a necessidade de potencializá-las. Elogiou o incentivo da participação popular na gestão Haddad com a realização das Conferências e Conselhos temáticos, mas ressaltou que faltou Conferência para a questão da comunicação.

Ela também sugeriu a criação de um Conselho Municipal de Comunicação e de um Fundo municipal de apoio para que a Comunicação tenha um espaço de discussão e incentivo garantido na política da cidade.

O representante da São Paulo Aberta, Gustavo Vidigal, falou sobre a iniciativa inovadora do programa da prefeitura que realizou uma série de atividades como o Gabinete Aberto, que transmite pela internet entrevistas com os secretários, para aproximar a gestão Haddad da população. Outra iniciativa do programa são as oficinas de Governo Aberto, que visam fomentar a participação popular, a integridade e a transparência.

A segunda mesa do seminário foi coordenada pelo secretário estadual de comunicação do PT-SP, Aparecido Luiz – Cidão e teve como foco a relação entre a gestão Haddad com a mídia.

Para Paulo Henrique Amorim, do Blog Conversa Afiada, Haddad é o melhor quadro do PT e um possível presidenciável, pois entra também na classe média e até na classe A. Segundo ele, o momento é de botar o bloco na rua e dialogar com todos, do socialista ao conservador, desde de que sejam a favor da legalidade, e sugeriu a criação do Portal da Legalidade.

Altamiro Borges, representante do Centro de Mídia Independente Barão de Itararé, afirma que muito do que acontece em São Paulo decorre de uma questão nacional. “O Haddad fez um governo inovador, ousado, e infelizmente nós desconhecemos esse muito que foi feito”.

Sobre as sugestões de melhorias na comunicação da gestão Haddad, Altamiro destacou a necessidade de fazer o monitoramento do que ocorre na comunicação para dar uma resposta ágil; criar sinergia entre as várias áreas da prefeitura e perceber que se produz muita coisa na comunicação, como as rádios comunitárias e jornais de bairro e criar relação com eles. Altamiro também propôs a criação de um Conselho Municipal de Comunicação.

Sergio Liro, redator chefe da Carta Capital, destaca que apesar de todo ataque da mídia tradicional ao Haddad, as pesquisas mostram apoio da maioria das pessoas as ações dele para cidade.

Lino Bocchini, coordenador da Agência PT de Notícias propôs a criação de um programa municipal de fomento a comunicação democrática, uma SP Mídia, a exemplo da iniciativa cultural do SP Cine.

O coordenador do Programa de Governo, deputado federal, Vicente Cândido, que esteve presente na segunda mesa do seminário, ressaltou a importância da mídia alternativa por ser uma área transversal para o programa de governo, pois dialoga com a sociedade.

0 comentários: