sábado, 30 de julho de 2016

As Olimpíadas do “Fora Temer”

Por Altamiro Borges

A mídia chapa-branca, que protagonizou o "golpe dos corruptos" e tenta blindar a imagem do Judas Michel Temer, tem feito um baita esforço para ocultar as manifestações contrárias aos golpistas que precedem a abertura das Olimpíadas. Mas nem ela consegue esconder que o clima não está nada bom e que os protestos podem bombar no Rio de Janeiro na próxima semana. Em dezenas de cidades por onde passou a tocha olímpica houve gente com faixas e cartazes do "Fora Temer". Em Angra dos Reis, a tocha chegou a ser apagada. Já é dado como certo, até pelo usurpador do Palácio do Planalto, que haverá uma enorme vaia no Maracanã na próxima sexta-feira (5), na abertura oficial dos jogos.

Segundo o noticiário, temendo os protestos e a péssima repercussão internacional, Michel Temer já definiu que falará apenas alguns segundos. "A participação do presidente interino na abertura vai se restringir a só uma frase. 'Declaro aberto os Jogos do Rio, celebrando a 31ª Olimpíada da era moderna', dirá ele no evento em 5 de agosto", relata matéria da Folha publicada nesta semana. Ainda de acordo com a reportagem, o usurpador terá ao seu lado 42 convidados oficiais, incluindo esposa, sogra e o filho Michelzinho - o menino prodígio que já tem R$ 2 milhões de patrimônio em imóveis. "Haverá um espaço especial para os parentes" na tribuna de honra do Maracanã.

A Frente Brasil Popular, que reúne mais de 60 entidades e movimentos sociais, realizará no próprio dia da abertura das Olimpíadas um grande protesto no centro do Rio de Janeiro. Caravanas de vários Estados já estão sendo organizadas. A manifestação terá como eixo as bandeiras do "Fora Temer" e da defesa dos direitos dos trabalhadores. Já a Frente Povo Sem Medo dará a largada aos protestos neste domingo (31), retomando as mobilizações contra o governo golpista e pela realização de um plebiscito sobre novas eleições no Brasil. Também estão previstas manifestações de diversas áreas para todos os dias das Olimpíadas, que se encerram em 21 de agosto.

Os protestos organizados e espontâneos pelo "Fora Temer", com espaço e tempo determinados, tiram o sono dos golpistas. Na semana seguinte ao fim dos jogos, o Senado deverá se concentrar na análise do impeachment definitivo da presidenta Dilma Rousseff, que tem votação prevista para se iniciar em 29 de agosto. Com protestos massivos no Rio de Janeiro e também em outros Estados, que terão forte repercussão mundial, o temor dos golpistas é que isto interfira no voto dos pragmáticos senadores. As recentes pesquisas de opinião - como exceção do "Datafalha" - já indicam acelerado desgaste do covil que tomou de assalto o Palácio do Planalto. Um "Fora Temer" retumbante pode acelerar o seu fim. O mês de agosto promete ser quente, com muita adrenalina e surpresas.

*****

Leia também:







0 comentários: