quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Heraldo Pereira fala aos ruralistas

Por Altamiro Borges

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os interesses dos latifundiários e é presidida pela senadora demo Kátia Abreu, divulgou um comunicado sobre a "nova rodada de encontros com lideranças rurais", realizada ontem. O evento, segundo a nota, teve um convidado muito ilustre:

"A abertura será feita às 9 horas, com pronunciamentos dos cinco presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária que estarão no encontro. Em seguida, o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, apresentará os resultados de uma pesquisa de opinião sobre o setor agropecuário e sobre as ações do sistema sindical rural".

Ação política e "uso da internet"

A programação ainda previa a palestra do consultor da CNA, Roberto Brant, sobre "o agronegócio como uma comunidade política" - que talvez visasse reforçar a ação lobista dos ruralistas no Congresso Nacional. E também um curioso debate sobre "a utilização da internet", com Moriael Paiva, da empresa Talk - o que mostra que os barões do agronegócio estão antenados para a importância estratégica da rede.

Ao final do seminário estava prevista uma palestra da presidente da CNA, Kátia Abreu, sobre as prioridades do setor. O evento, batizado de "O campo vai à CNA, deve agitar os ruralistas em Brasília. No ano passado, a mesma iniciativa reuniu 850 lideranças rurais de nove estados. A votação do novo Código Florestal é o que mais mobiliza o setor na atualidade.

Relações íntimas com os poderosos

A presença no seminário da CNA de Heraldo Pereira, o badalado repórter e âncora da TV Globo, não deve causar surpresa. O jornalista mantém íntimas relações com empresários e os círculos de poder em Brasília. Em 2009, ele inclusive foi motivo de galhofas por suas relações com Gilmar Mendes (ou será Gilmar Dantas?), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.

O sempre atento blog Cloaca News descobriu que a estrela global dava aulas no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília, e o jornalista Paulo Henrique Amorim não perdeu tempo para tirar um sarrinho:

"Em suas horas vagas, o apresentador e repórter político da Rede Globo, Heraldo Pereira, 47 anos, também costuma batalhar uns extras no IDP, a escolinha do Doutor Gilmar. Pereira, que é “mestrando em Direito pela UnB”, é o responsável pelo módulo VI do Curso de Introdução ao Direito para Profissionais de Comunicação naquela modelar instituição de ensino".

A bravata da neutralidade da mídia

Depois, soube-se que ele não apenas dava aulas, mas que também integrava o "conselho estratégico" da TV Justiça, prestando assessoria à presidência do STF. Estas "relações íntimas" ajudaram a explicar porque a Globo sempre bajulou tanto o ministro Gilmar Mendes (ou Dantas?); porque ela nunca repercutiu as várias e graves denúncias contra o ex-presidente do STF.

A palestra no evento da CNA também ajuda a explicar porque a TV Globo é inimiga declarada dos que lutam pela reforma agrária e sempre defende os interesses dos latifundários - muitos deles travestidos de modernos empresários do agronegócio. Os "calunistas" da emissora nem mais escondem as suas ligações. A tal independência e imparcialidade da mídia é mesmo uma bravata.

1 comentários:

Luis Rodrigues disse...

Agrocanalhas.