terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alckmin dá “aula de democracia” na USP

Por Altamiro Borges

Perguntado sobre a truculenta invasão da tropa de choque da PM ao campus da USP, o governador Geraldo Alckmin deu a seguinte resposta à imprensa agora à tarde: “Eu entendo que os estudantes precisam ter aula de democracia... Eles precisam ter aula de respeito à ordem judicial. É lamentável que tenha que chegar ao ponto da polícia ter que ir lá para cumprir uma decisão judicial”.



O tucano não é propriamente um entendido em democracia. Ele se projetou politicamente durante a ditadura militar, inclusive com apoio de notórios golpistas da sua tradicional família. Com o passar do tempo, Alckmin se tornou um simpatizante do Opus Dei, uma seita de direita com origem na ditadura franquista da Espanha. Usou até o Palácio dos Bandeirantes para as pregações do grupo.

Imagens lembram tempos sombrios

No caso da invasão da USP nesta madrugada, no qual foram utilizados mais de 400 soldados, armas pesadas e até helicópteros, também não é aconselhável falar em “aula de democracia”. As imagens lembram o período sombrio do regime militar, lembram a invasão da PUC-SP em 1977, comandada pelo falecido coronel Erasmo Dias, um ex-aliado do atual governador tucano.

Segundo relatos de deputados que acompanharam os 73 estudantes da USP presos hoje, eles foram tratados como “marginais”. Eles ficaram o dia todo trancados em ônibus em frente à 91ª Delegacia de Polícia, na zona oeste da capital. “Estamos num Estado democrático de direito. Não dá para tratar os jovens como se estivéssemos na ditadura”, criticou o deputado Adriano Diogo (PT).

Ação e punições desproporcionais

Para o parlamentar, a ação da tropa de choque e as punições aos estudantes – como a exigência de fiança de um salário mínimo – são desproporcionais. “Parece que o único objetivo do governo estadual é punir. Estão todos trancados dentro de um ônibus o dia todo, sem alimentação adequada. Prenderam até mesmo a mãe de um aluno que estava nervosa com a situação”.

“Houve inabilidade da reitoria ao lidar com os estudantes e a policia está agindo como na época da ditadura militar, procurando os ‘cabeças do movimento’. O reitor da USP deveria ser o primeiro a tentar soltar os garotos e não criminalizá-los. O número de artigos que eles foram incluídos é absurdo”, completa o deputado. Os estudantes podem pegar pena de até três anos prisão.

Excitação dos “indigentes mimados”

Baita “aula de democracia” do governador Geraldo Alckmin. E ele até disputou uma eleição presidencial e ainda não desistiu desta ambição. O Brasil que se cuide. A democracia do tucano é bem truculenta e rancorosa. Não é para menos que agrada tanto alguns histéricos da direita nativa e certos “indigentes mimados” da mídia corporativa - como Gilberto Dimenstein, Josias de Souza e o pitbull da Veja.

8 comentários:

Marcelo Rodrigues disse...

Governador, tome tento: democracia é quando as manifestações do povo são respeitadas. Entrou polícia, democracia não é. Aliás, este parâmetro está mostrando que tem pouca democracia neste mundão de Deus (o nosso Deus, é bom dizer, não o da Opus).

Márcio disse...

Você deve estar em outro mundo por apoiar estes vandalos / maconheiros e financiadores do crime. Aliás estão sendo tratados bem demais. Deviam é ficar pelados e agachados tais como os bandidos após as rebeliões

Vitor Hugo disse...

Miro, vc sempre foi uma referência quando eu era um militante do PCdoB, hoje fora das fileiras do partido, e crítico aos posicionamentos deste, só posso dizer que tua coragem, tua audácia e tua leitura de mundo continuam me inspirando. Não para. Vc é um verdadeiro militante classista e um profundo intelectual orgânico... Vida longa ao Blog...
Vitor Hugo Haidar da Silva, fui da ETE Julio de Mesquita em Santo André e hoje sou professor em Campinas

Anônimo disse...

Caro Sr Alckmin,
comece demonstrando seu apreço pelas leis cumprindo a jornada da Lei do Piso.
Desobedecer essa lei pode???

Marc disse...

Participei de ações contra o Golpe de 1964. Era jovem e idealista. As realidades e sonhos eram bem outros. Continuo crendo que a justiça social é o centro de toda a política governamental. Creio e respeito os direitos fundamentais do homem. Porém, cobro disciplina e respeito.
Não concordo com irresponsabilidades. Esses "estudantes"(?) são desprovidos de ideais nobres e a causa que abraçaram (se é que existiu) é ingrata.
Para mim, não passa de um bando de baderneiros, pitadores, destruidores de patrimônio que não lhes pertence.
Estamos vendo uma sociedade dominada por valores materiais e muito permissiva.
Onde estão os verdadeiros valores morais, éticos, humanitários nessas ações tresloucadas?
O exemplo deles é péssimo!

DEMOCRACIARRADICAL disse...

Eu ouvia comentário sobre a queda da qualidade do ensino superior no Brasil, mas isso me surpreendeu: Alckmim dando aula...

Joel Bento Carvalho disse...

Tropa de choque do PSDB invade USP
1964?1965?1966?1967?1968?1969?1970?1971?1972?1973?1974?1975?1976?1977?1978?1979?1980?1981?1982?1983?1984?1985?2011?
de que governo? ditadura? PSDB?
se você respondeu sim a todas as,
#diganãoaoautoritarismo!
Alem disso, lembra-me os tempos em que provas eram "plantadas" para incriminar os contrários ao regime!
Pelo papel do reitor que horas antes, havia declarado que não haveria punições e que os meninos poderiam ficar na reitoria até o outro dia e depois foram surpreendidos com a invasão, faz lembrar-me de vários velhacos políticos que infestam nosso país!
Pelo aparato desproporcional, olho os policiais e vejo Israel com suas bombas atômicas contra os palestinos!
E Vendo as notícias na globo, vejo Alckmin dizendo que os meninos tem que aprender a serem democráticos! Assim???? Pela força?

Tabata disse...

Márcio, você deve estar em outro mundo ou vivendo uma realidade totalmente diferente da qual estamos inseridos para generalizar os alunos da USP e apontar todos como vandalos, maconheiros e financiadores do crime. Em cirscuntancia alguma a violencia é o caminho certo a ser percorrido. Você tem a liberdade de escolher, contra-argumentar ou mesmo ignorar.
Mas acho interessante lembrar-se de que liberdade só existe com esclarecimento. Leia, procure saber mais sobre o que acontece dentro do campus e pelo que os alunos lutam... As lutas que estao ocorrendo na USP são localizadas e tratam de temas globais. São duas bandeiras: SEGURANÇA e CORRUPCAO, e acredito que opiniões sobre elas não sejam tão divergentes. Você apoia a corrupção? Você é contra segurança?
E por fim, não julgue e generalize todo um grupo pela ação de alunos que possuem um comportamento que não diz respeito à maioria.