domingo, 22 de janeiro de 2012

Ação covarde e ilegal no Pinheirinho

Por Altamiro Borges

Das redes sociais chega a revoltante notícia de que soldados da Polícia Militar de São Paulo iniciaram a desocupação violenta do Pinheirinho, em São José dos Campos. Há depoimentos sobre o uso da tropa de choque e de helicópteros na repressão. O UOL-Notícias chegou a especular sobre três mortes no local. Os moradores foram pegos de surpresa, foram apunhalhados pelas costas numa ação traiçoeira e ilegal do governo tucano de Geraldo Alckmin.



Na sexta-feira, dia 20, o Tribunal Regional Federal – 3ª. Região suspendeu a ordem de reintegração de posse da ocupação. A decisão foi tomada pelo desembargador federal Antonio Cedenho, da 5ª Turma do TRF. Ele determinou ainda que a União passe a integrar o processo por conta do interesse do governo federal na área.

Com essa decisão, festejada pelos moradores, o processo seria deslocado da Justiça Estadual (da juíza Márcia Loureiro) para a Justiça Federal. Além disso, não caberia recurso às instâncias superiores, enquanto a turma de desembargadores do Tribunal não analisasse a decisão.

Essa deliberação revalidou a liminar concedida no dia 17 pela juíza substituta Roberta Monza Chiari momentos antes da execução da reintegração de posse pela Tropa de Choque da Polícia Militar. Nessa liminar, a juíza reconheceu o interesse da União no caso e citou ofício do Ministério da Cidade pedindo adiamento da reintegração.

A ação da PM de Alckmin na manhã deste domingo confirma a postura autoritária, fascistóide, dos tucanos. Exige a imediata repulsa dos setores democráticos da sociedade e a urgente solidariedade às milhares de famílias que ocupam há anos o bairro do Pinheirinho.

6 comentários:

Anônimo disse...

Versão atual de "Canudos"

Ignez disse...

Essa ação do governo Geraldo Al-ckmin reflete o fascismo que impregna as ações dos que se acham os donos do mundo. É a ditadura do mais forte sobre os mais necessitados, os mais fracos. É a filosofia da seita Opus Dei, da qual Al-ckmin faz parte. Eles só reverenciam o deus-mercado. Aí não há espaço para a solidariedade, para a justiça, ou para o homem.

mario disse...

Eles estão chegando.Não respeitam as leis que eles mesmo fizeram.Um desrespeito aqui, outro ali,daqui a pouco,olha o nazismo aí de novo.Vamos acordar antes que seja tarde.
mario.

Anônimo disse...

Ae Altamiro leva o pessoal p tua casa então...Não sabe o q ta falando fica queto então...vai divulgar culinaria q vc ganha mais...

Carlos Junior disse...

Altamiro, é uma afronta a liberdade o ato que ocorre no Pinheirinho. O número de mortos pelos moradores, pelo menos pela última notícia que tiver, era de 7. Imprensa trata moradores como vandalos e tem idiota que acha a ação legitíma. Agora tira o site de downloads desses imbecis... Terá milhões de pessoas querendo liberdade. Pimenta no cu do próximo é refresco.

Anônimo disse...

Ao descumprir uma decisão judicial posterior e autorizar a operação da PM no Pinheirinho, o governador Geraldo Alckmin, em tese, cometeu crime de responsabilidade e crime de desobediência. Sem falar que tal descumprimento é motivo para uma possível intervenção federal, restabelecendo o estado anterior da causa. Acho que, além dos benéficos protestos reais e virtuais que se espalham, alguém deveria acionar o Ministério Público Federal para apurar a conduta do governador. É preciso dar efetividade jurídica à militância política. Abraço a todos

Geraldo

Alfenas-MG