sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A visão autoritária de Merval Pereira

Por Altamiro Borges

Merval Pereira não gostou das críticas do PT à “partidarização” do julgamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua coluna hoje no jornal O Globo, ele afirma que “a nota oficial da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores revela a face autoritária desse partido, nascido sob o lema de ser o paradigma de uma nova maneira de fazer política limpa e comprometida com o bem comum, lema que nunca deixou de ser o que sempre foi: apenas um instrumento de marketing político para a tomada do poder”.

O porta-voz da famiglia Marinho e “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL) não esconde o seu ódio. Para ele, o PT sempre foi um partido corrupto, que os “heróis” do STF, antes criticados, ajudaram a desmascarar. “Desde os primeiros comandos municipais que alcançou, com a aura de estar levando os trabalhadores ao poder, o PT passou a atuar nos bastidores da baixa política, no submundo das licitações fraudulentas, conseguindo enganar muitos durante muito tempo, até que o escândalo do mensalão estourou em 2005”.

Ainda segundo o “erudito” colunista, a nota oficial é mais uma tentativa de “desqualificar o Supremo Tribunal Federal e a liberdade de imprensa, dois dos principais obstáculos à dominação total dos mecanismos democráticos do Estado pretendida pelo PT, na busca de uma democracia apenas formal, como as dos vizinhos ‘bolivarianos’ aos quais o PT dedica seus melhores apoios”. O jornalista metido a jurista garante que o julgamento do chamado “mensalão” no STF foi exemplar e que havia “provas torrenciais” contra os condenados!

Não custa lembrar que Merval Pereira, o “imortal”, também defendeu a legalidade do golpe militar em Honduras, em junho de 2009, e a “deposição constitucional” do presidente Fernando Lugo, no Paraguai, em junho de 2012. Ambos tiveram o apoio da Suprema Corte destes países. Ela também previu a morte de Hugo Chávez antes da sua reeleição em outubro na Venezuela e a derrota de Fernando Haddad, o “poste” de Lula. O rapaz tem uma forte “visão autoritária” e costuma dizer muitas besteiras! É compreensível sua ira diante da nota do PT!

10 comentários:

Unknown disse...

s Merval, o parvo, a Ação Penal 470 e a farsa do "mensalão"!
por Celso Soares, sexta, 16 de novembro de 2012 às 15:43 ·
O Parvo, publica artigo em seu blog de asneiras sobre o título "Visão Autoritária", onde tece considerações acerca da nota emitida - ainda que tardia - da Executiva do PT, sobre a fraude perpetrada pelo STF, no julgamento da AP 470, ou seja, a farsa do "mensalão".

Expõe de forma raivosa e, nitidamente acuado, as preocupações daqueles que defenderam a quadrilha togada do STF, que rasgou a Constituição e, num recente, dos tantos arroubos do Torquemada Joaquim Barbosa, tentou passar por cima do próprio Congresso Nacional, querendo impor penas a membros da Casa, eleita pelo povo. Ele mesmo, o Torquemada e agressor de mulheres, sem nenhum voto!

Acuado sim, cada vez mais esses representantes medievais, pois a sociedade, mais precisamente, uma parcela pequena dela, que foi iludida pela quadrilha midiática da qual o parvo faz parte e é pau mandado, começa a enchergar a trama golpista urdida pelos derrotados em sucessivas eleições, a medida que fatos novos vem a tona.

Diz um velho ditado, que "PODE-SE ENGANAR ALGUÉM POR ALGUM TEMPO, MAS NÃO SE PODE ENGANAR ESSE ALGUÉM, POR TODO O TEMPO", que dirá uma Nação.

No Brasil de hoje, construido na luta do povo e suas lideranças, não há mais espaços para o parvo e sua gangue, estes sim, quadrilheiros, jurássicos e venais.

No referido artigo, o Parvo, chegou ao ridículo de irritado com a entrevista do jurísta alemão Clauss Roxin, que desnudou a quadrilha togada do STF, tentar ele mesmo, uma interpretação da entrevista, para tentar justificar o injustificavel.

Perda de tempo. A tentativa de golpe dessa minoria medieval, via STF, já não adiantou nas eleições municipais deste ano, em que seus candidatos foram fragorosamente derrotados, com destaque para o PSDB e SERRA e a Ação Penal 470, da farsa do "mensalão" seguramente já é considerado "um dos erros judiciários mais pesados da historia", como bem expressou o eminente brasileiro e jornalista Mauro Santayana em seu artigo "Um Julgamento Político", feito por quem não tem poderes para isso e, ao arrepio da Constituição!

Anônimo disse...

JOSÉ DIRCEU RECORRE PARA TER PASSAPORTE DE VOLTA

Por Fausto Macedo e Ricardo Chapola, de O Estado de S.Paulo
16 de novembro de 2012 | 23h 01

José Dirceu quer seu passaporte de volta. Em recurso - agravo regimental - contra decisão do relator do mensalão, Joaquim Barbosa, a defesa do ex-ministro da Casa Civil pede a devolução do documento, que foi entregue há oito dias.
O recurso, subscrito pelos criminalistas José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall'Acqua, representa severo ataque ao relator do mensalão. Foi protocolado nesta sexta feira, 16, no Supremo. Para a defesa, a ordem de Joaquim Barbosa "fere o bom senso e se afasta das regras que permeiam o Estado Democrático de Direito".
"Uma decisão cautelar contra 25 réus não pode ser genericamente justificada pelo comportamento de 'alguns dos acusados', sem que sejam individualizados aqueles que adotaram a tal atitude 'incompatível'. Ora, a Constituição admite que um réu sofra medida cautelar por conta de 'comportamento incompatível' adotado exclusivamente por outro acusado? Aí reside gravíssimo equívoco da decisão, genérica porque não individualiza o comportamento de nenhum acusado."
A defesa atribui ao relator "clamoroso desrespeito" ao artigo 5.º, inciso IV, da Constituição, que decreta a liberdade da manifestação do pensamento - Dirceu classificou de "populismo" a apreensão dos passaportes. "A decisão (de Barbosa) atinge pilar essencial de nosso Estado Democrático. A crítica a uma decisão judicial não pode, jamais, ser interpretada como uma 'afronta'", ponderam Oliveira Lima e Dall'Acqua. "Segundo nossa Constituição, ninguém pode ambicionar viver somente ao som de aplausos, o espaço para as críticas será sempre preservado."
Enfim, diante da inexistência de trânsito em julgado não é possível que “o Estado trate como se culpado fosse aquele que ainda não sofreu condenação condenatória irrecorrível”, conforme assentado neste Egrégio Supremo Tribunal Federal.
Mas não é só.

Além de não apresentar fundamentação individualizada, a decisão agravada também não apresentou argumentos válidos para a decretação da medida cautelar.
(...)

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dirceu-recorre-para-ter-passaporte-de-volta,961245,0.htm

NOTA: a matéria apresenta um ‘link’ que permite o acesso à íntegra do recurso...

Anônimo disse...


... [MUITA ATENÇÃO – adendo nosso] – A decisão de exigir a entrega imediata dos passaportes de acusados em processo penal – sobretudo em processo ainda não transitado em julgado - necessariamente tem que ser submetida à discussão no plenário do colegiado do STF. A nenhum juiz da suprema Corte é dada a prerrogativa de tomar tal decisão sem ouvir os seus pares e sem que haja a anuência da maioria.

RESCALDO: das três, uma! Das três, duas! Das três, todas! Das três, quatro ou mais! (SIC) ENTENDA ‘O DOMÍNIO DO FATO’!

1- Tal decisão do doutor Joaquim Barbosa denota ‘insuficiente notório saber jurídico’, incompatível com o exercício do cargo de ministro do STF, conforme ‘os autos’(!) que regulamentam tal função “suprema”;
2- Considerando o ministro Joaquim Barbosa detentor de notório saber jurídico, ‘é plausível e crível’ que o procedimento do ministro relator da Ação Penal 470 tenha sido movido mediante deliberada atitude cujo fito foi o de, publicamente, constranger tripudiar e enxovalhar, violenta e indevidamente, os réus e potencializar o jogo midiático... O imprescindível recato e responsabilidade – traços que devem ser inerentes a um juiz - não coadunam com a prática da adrede humilhação de acusados nem tampouco de outrem. Cabe ao juiz, julgar! Alguns outros atributos podem exorbitar das suas prerrogativas...;
3- Tal procedimento em sendo corroborando no julgamento do recurso impetrado, reforçaria ‘a notória’ presunção de que estamos diante de um julgamento de exceção, discricionário, arbitrário, portanto acintoso aos princípios constitucionais e violador do Estado Democrático e de Direito.
(...)

EM TEMPO: com a palavra o tempo, o Senhor de todas as coisas! Tempo, este sim, onisciente, ubíquo (onipresente) e onipotente!...

Hasta La Victoria Siempre!

Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas e antigolpistas,


BRASIL (QUASE-)NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Antonio Lyra Filho disse...

Estou em dúvida se acredito na tese de Claus Roxim ou na de mervam Pereira,. O autor disse que ela não se preta para o julgamento, mas o nosso Merval hoje jurista de grande cepa, a defende.
Quem tem razão, Roxim ou Merval.

Gilson Raslan disse...

Esse indivíduo, além de parvo, é um pândego.
Jornalistas consagrados como Paulo Moreira Leite, Jânio de Freitas, Paulo Henrique Amorim, Mino Carta, Altamiro Borges, Luiz Nassif, Mauro Santayana e muitos outros, bem como juristas renomados, sem execeção, são unânimes em afirmar que a condenação de alguns dos acusados na ação penal 470 foram injustiçados pelo STF, mas esse parvo, pau-mandado dos filhos de roberto marinho, não vê que esse tal de "mensalão" foi uma farsa.
Aliás, ele, o parvo, está em boa companhia de outros paus-mandados do civita, como o reinaldo azevedo e augusto nunes.
Realmente, eles se merecem.

Luis disse...

Morte ao imortal safado.

Anônimo disse...


... *'MERDAL' Pereira se confunde com a 'PRIVADAria Tucana'! Diria o José (S)erra: "'Merdal' é um lixo! Portanto, eu não comento sobre... Lixo!... 'MERDAL' Pereira é de onde?!"
Repórter interpelado: 'MERDAL' Pereira é "da Globo"!
Surpreso, (S)erra refuta: "Seu(ua) **$#$%¨*()_)(¨%$#&&$$¨%$%¨%$

*No exercício prodigioso da "suprema" função de 'jornalista pós-douto em Direito Penal' (sic), 'MERDAL' Pereira - e aquela [indefectível] cara de criança chupando pirulito – se auto-declarou mais Claus Roxin do que o próprio Claus Roxin!...
Viva o 'Brazil' do ‘MERDAL’(!)
**trecho impublicável(!)

Que cara-de-pau de madeira contrabandeada da Amazônia é esta, sô?!...

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


errata desprezível: LÁ VEM O PITACO DO MATUTO 'BANANIENSE', FUNCIONÁRIO DO ATERRO SANITÁRIO MAIS PRÓXIMO(!)

Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas e antigolpistas,

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Só gostaria de entender como um desqualificado desses conseguiu uma cadeira na ABL maculando a dignidade de grandes literatos brasileiros como Machado de Assis.

Unknown disse...

Mas, será o Benedito! Conclusão: STF é especialista em perseguição política ao PT. Não entende nada de democracia e quer ver o Brasil nos braços do MmG - Movimento da midia Golpista; a mesma que autodenomina imprensa, ou seja,organização capaz de produzir e divulgar notícia.
_______________________
Notícia?!!
Conceito: tem um doce quem definir o conceito atual, pós-moderno, de notícia.