domingo, 5 de maio de 2013

O perfil do jornalista brasileiro

Do sítio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj):

O Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho (TMT/UFSC) lança, no dia 6 de maio, o livro “Perfil do jornalista brasileiro – Características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012”. A publicação apresenta os resultados quantitativos de uma pesquisa com 2.731 profissionais, realizada entre setembro e novembro do ano passado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP/UFSC), em convênio com a FENAJ.
 Produzido pela editora Insular, o livro será lançado às 19 horas do dia 6 de maio, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, com apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

O estudo indica que a categoria tornou-se majoritariamente feminina (64%) e jovem (59% têm até 30 anos). Entre outros dados, o levantamento constata que 98% da categoria tem formação superior e 40% já com pós-graduação. Dos jornalistas, 59,9% recebem até cinco salários mínimos, aproximadamente 50% trabalham mais de oito horas por dia e 27% trabalham em mais de um emprego. A pesquisa aferiu a distribuição dos profissionais por tipo de atividade: os que atuam principalmente na mídia são 55%, os que atuam em assessoria de imprensa ou outras atividades jornalísticas fora da mídia são 40%, e os que atuam como professores são 5%. Uma síntese dos resultados está disponível aqui.

A programação prevê a apresentação dos principais resultados da pesquisa e análises sobre a relevância do estudo para os campos da sociologia e do jornalismo no Brasil, pelos coordenadores do PPGSP, Ricardo Gaspar Müller, e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (PosJor), Rogério Christofoletti.

O projeto teve o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).

3 comentários:

Tulio disse...

Faça como estou fazendo agora.Passe essa mensagem adiante, em todos os blogs: enquanto não denunciarmos de forma ampla, massiva e simultânea os fortes laços da mídia e da oposição golpista com a CIA e a embaixada dos EUA no Brasil, seremos assim, sempre reféns dos conservadores, não só da oposição mas principalmente, da direita que comanda os principais ministérios do governo Dilma e que já se infiltrou no comando do próprio PT . A ABIN tem vários relatórios sobre quem recebeu dinheiro dos EUA para derrubar os governos Lula e Dilma e corromper o governo e o PT por dentro. Cabe à blogosfera publicá-los. A Secretaria dos Direitos Humanos possui cópias. Muitas outras informações sobre esses senhores e senhoras estão no Wikileaks, do qual ninguém mais ouviu falar. Porque será, hein?
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/05/documentos-apontam-que-cia-via-em-brizola-a-principal-ameaca-a-ditadura-4127255.html
http://www.rodrigovianna.com.br/vasto-mundo/os-sacos-de-dinheiro-da-cia.html

Márcia Quintanilha disse...

E São Paulo concentra 36% dos jornalistas brasileiros. Tb é o estado que concentra as maiores maldades dos Barões da Mídia. Só em 2013 já foram computadas 273 demissões no jurídico do SJSP, contra 304 de 2012 inteiro e 250 de 2011.

Anônimo disse...



60% recebem até ( até) 5 salários mínimos.

Por isso metem tanto o pau na previdencia. Eles pensam que terão direito a algo melhor do que a previdência, com fator de redução e tudo, mas são ignorantes, suponho, pois não têm a menor chance de ter alguma privada nas suas vidas. E estas privadas são as piores.