domingo, 5 de maio de 2013

Cadê o substituto de Ayres Brito?

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Já me referi aqui ao inexplicável silêncio de Lula e Dilma em relação à maior farsa da história do Judiciário brasileiro, o julgamento da Ação Penal 470, o mensalão. Também manifestei minha indignação com a omissão e o republicanismo infantil do PT diante do caso. E minha perplexidade diante da inação do governo só aumenta. Mesmo sabendo que o objetivo final da trama é impedir sua reeleição, a presidenta não reage. O que está faltando ? Lula já está indiciado pela Polícia Federal e os abutres da mídia monopolista de direita aguardam avidamente a foto histórica da prisão dos petistas.
Na quinta-feira (3) encerrou-se o prazo para a apresentação dos recursos dos réus condenados. Nessa primeira fase, são interpostos os chamados embargos declaratórios, os quais questionam erros, omissões e inconsistências do acordão recentemente publicado. Só depois de apreciados e julgados é que os defensores poderão apresentar os embargos infringentes. Esse instrumento é restrito, porém, aos réus que obtiveram pelo menos quatro votos absolutórios, casos de José Dirceu, Genoíno e João Paulo, por exemplo, na acusação de formação de quadrilha.

Então, tudo leva a crer que logo os embargos serão julgados. É claro que há uma manobra comandada por Barbosa e Fux para não aceitar os embargos infringentes, sob a alegação canhestra de que esse instrumento foi revogado por uma lei de 1999. Mas, de acordo com informações publicadas pelo próprio PIG, essa posição da dupla é minoritária entre os juízes do STF. Sendo assim, a hora decisiva do julgamento se aproxima. E, a julgar pela sinalização de sua posição na questão da prorrogação do prazo para que as defesas apresentassem seus recursos, é bem possível que o ministro Teori Zavaski seja impermeável às pressões da mídia e vote com independência.

Chamo a atenção para a importância desse voto. Ele simplesmente pode evitar a cadeia de brasileiros da estirpe de Genoíno e Dirceu, uma vez que ambos obtiveram quatro votos absolutórios na acusação de formação de quadrilha. Com o voto de Teori, o placar ficaria 5 a 5 e prevaleceria a jurisprudência in dubio pró-reu reafirmada pelo próprio STF durante o julgamento. Anulando a condenação de Dirceu, Genoíno, João Paulo e outros por quadrilha, suas penas ficariam abaixo dos oito anos, mínimo a partir do qual cumpre-se pena em regime fechado. Assim, eles se enquadrariam nos casos de regime semiaberto, aberto ou prestação de serviços à comunidade.

Mas isso não basta. É possível ir além e desmontar a farsa sobre a qual está montada toda a história do mensalão. Se a presidenta Dilma nomear um juiz de perfil garantista, que não se curve ao circo midiático montado no STF, o julgamento poderá ser globalmente contestado, uma vez que os autos do processo exibem uma fartura de provas de que não há nenhum tostão de dinheiro público envolvido. Conforme a revista Retrato do Brasil vem divulgando desde o ano passado, o Visanet não é um fundo público ou estatal, mas sim privado, e todo o dinheiro que Joaquim Barbosa garante ter sido desviado para o esquema foi, comprovadamente, gasto em campanhas publicitárias de promoção da bandeira Visa no Brasil.

Ou seja, a bola está com a presidenta Dilma. O que pode também ser uma preocupação a mais. E se ela estiver com medo do bombardeio do PIG, caso o indicado para a vaga de Ayres Brito não reze na cartilha dos barões da mídia ? E se ela ainda não se livrou do mal do republicanismo tolo que assola parte importante do PT e do governo ? Depois das indicações absolutamente desastradas de Lula e dela mesma para o STF, não custa lembrar que nos EUA, país onde também cabe ao chefe do Executivo a indicação de ministros para a Suprema Corte, a escolha de juízes mais ligados aos democratas quando estes ocupam a Casa Branca, e de republicanos no caso inverso, é vista com absoluta naturalidade.

Mas, caso prevaleça a hipótese alvissareira de a presidenta estar cansada de ver o STF se transformar numa espécie de ponta de lança golpista contra o projeto em curso no Brasil há mais de 10 anos, é preciso correr contra o tempo. Vale lembrar que o ministro indicado ainda tem de passar por sabatina no Senado antes de sua nomeação. Sem exagero, o perfil do próximo ministro do Supremo é um elemento decisivo para a consolidação do nosso sistema democrático ou para um retrocesso brutal. É isso que está em jogo. Nada menos.

5 comentários:

brasilpensador.blogspot.com disse...

temos um jurista muito bom ai que é o LUIZ MOREIRA, nao sei se ele aceitaria a indicaçao para o STF, mais é um bom nome, tambem existem outros mais nao se pode botar qualquer um para nao acontecer o que aconteceu, ninguem quer favoritismo mais que o juiz tenha reputaçao ilibada e independente. nao subjulgado

Anônimo disse...


QUEM DIRIA: O TSE ACABA POR DESCONSTRUIR ‘O MENTIRÃO DO STF’! QUE VERGONHA!...

... Eu resolvi passar o dia sem acessar a internet! Permiti-me um domingo de paz, com a minha família! Não queria passar raiva, lendo as [terroristas/golpistas] manchetes anunciadas de final de semana do PIG, previsíveis e torpes!...

... No entanto, à noite, ao ler: " TRIBUNAL IGNORA MENSALÃO E APROVA CONTABILIDADE DO PT

Justiça Eleitoral descartou investigação sobre dinheiro repassado por Valério. TSE levou cinco anos para tomar decisão sobre contas do partido no ano em que esquema começou a funcionar
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou as contas de 2003 do diretório nacional do PT e analisa uma recomendação para aprovar as de 2004, desprezando irregularidades que o processo do mensalão apontou nas finanças do partido nos dois anos.
A decisão que aprovou as contas de 2003 foi dada pela ministra Cármen Lúcia em junho de 2010, no início da campanha presidencial daquele ano. O despacho foi registrado semanas depois no Diário de Justiça eletrônico.
Ao contrário do que é costume no TSE, não houve nesse caso nenhuma divulgação da decisão para a imprensa... Ou seja, os ministros do STF com assento no TSE sabiam que o PT estava limpo. Os empréstimos não tem nada a ver com Marcos Valeriodantas. Tem a ver com bancos. O sucessor de Genoino, Ricardo Berzoini, renegociou com o banco a dívida original de R$ 2 milhões e teve que pagar R$ 7,5 milhões. Tudo pago judicialmente. Como é que são empréstimos fictícios? Como encarcerar o Genoino, se a Ministra Carmen Lucia e o corpo técnico do TSE o consideraram probo? E que quem tem conta no banco Opportunity é o pessoal de outro partido político, como se verá quando o Presidente Joaquim Barbosa legitimar a Operação Satiagraha. O julgamento do mentirão, para condenar o João Paulo Cunha, ignorou solenemente parecer técnico do Tribunal de Contas da União e da própria Câmara dos Deputados..."
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1273573-tribunal-ignora-mensalao-e-aprova-contabilidade-do-pt.shtml
Texto repercutido em http://www.conversaafiada.com.br/politica/2013/05/05/tse-absolve-pt-do-mensalao-tse-escondeu-decisao/#comment-1119658

Bom, ao ler essa notícia, a raiva voltou em tom de denúncia: os ministros do STF e “a grande” imprensa que, muito antes do processo transitado em julgado, condenaram – e execraram publicamente - inocentes ficarão impunes?! Com a palavra os réus, inclua-se 'o PT da governança'!...

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


DA SÉRIE “O ‘brazil’ MUDADO POR UM MENINO POBRE CHAMADO JOAQUIM!” ENTENDA

##################

*STF paga viagem de jornalista do Globo
PAULO NOGUEIRA 5 DE MAIO DE 2013 15
Eis um caso inaceitável de infração de ética de mão dupla.
Um asterisco aparece no nome da jornalista do Globo que escreve textos sobre Joaquim Barbosa em falas na Costa Rica.
Vou ver o que é o asterisco.
E dou numa infração ética que jamais poderia acontecer no Brasil de 2013.
A repórter viaja a convite do Supremo.
É um dado que mostra várias coisas ao mesmo tempo.
Primeiro, a ausência de noção de ética do Supremo e do Globo.
(...)
... A quem apelar?

######################

*STF, vírgula: quem pagou mais essa escrotice foi o contribuinte brasileiro, ora bolas!...

‘NOIS’ merecemos!(?)...

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo


Anônimo disse...

Na coluna política de O Globo informes sobre indicações de candidatos a vagas no poder judiciário. Para vagas de desembargadores estão apadrinhados de Gilmar Mendes (que por acaso é primo de GM), de Henrique Alves e de Tarso Genro (pelo menos um pode representar o PT).Quando vejo essas notinhas, fico me perguntando se isso é informação ou é recado.

Anônimo disse...


OS CARNICEIROS FICARÃO IMPUNES?!

####################

A defesa de Pizzolato

Enviado
por Miguel do Rosário

http://www.ocafezinho.com/2013/05/04/a-defesa-de-pizzolato/

Pizzolato foi enfiado à fórceps na peça de
Gurgel porque havia necessidade imperiosa de amarrar a trama ficcional do
mensalão com “dinheiro público”. A única coisa que encontraram para incriminar
o PT, depois de várias CPIs, devassas, sigilos quebrados, foi o elo entre a
Visanet, um grupo privado, no qual o Banco do Brasil é um entre centenas de
acionistas, e a DNA propaganda, agência de Marcos Valério, na época a
principal agência de publicidade em Minas Gerais, onde operava as campanhas de
estatais mineiras e do governo do estado. Um dos principais clientes de Marcos
Valério, além disso, era Daniel Dantas, que controlava as contas bilionárias de
fundos de pensão e telefônicas.
(...)
Pizzolato não assinou sozinho o documento de autorização para
publicidade da Visanet (como o BB é sócio importante da Visanet, seus diretores
de publicidade tem voz nas campanhas de marketing do grupo privado). Outros
diretores – todos nomeados no governo FHC – também assinaram. Eles pinçaram
apenas o petista. Por quê? Ora, a resposta é simples. Porque ele era petista!
Pior ainda: sindicalista! Todo o preconceito ideológico exacerbado pela vitória
de Lula, inclusive interno-corporativo, já que talvez a maior parte do alto
funcionalismo público brasileiro, por questão de classe, seja conservador e
pró-tucano, se voltou contra Pizzolato.
(...)
Alguns pontos que desmascaram as mentiras do
STF:
1. O dinheiro não era do Banco do Brasil, mas
da Visanet. Era privado.
2. Os serviços foram prestados. Há registros
de todas as campanhas publicitárias realizadas pela DNA, com o dinheiro privado
da Visanet.
(...)
Pizzolato tinha uma longa história de muitas
décadas no Banco do Brasil, onde ingressou via concurso ainda jovem, e onde
jamais foi acusado de nada. Não importa: a ordem era “delenda PT” e ele acabou
sendo vítima no mesmo tsunami.