domingo, 25 de agosto de 2013

O propinoduto e o apartamento de FHC

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O dono do banco onde estava a conta “Marilia” – que abastecia o propinoduto da Siemens, no cartel dos trens de São Paulo – é a mesma pessoa que vendeu o apartamento adquirido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, logo que deixou a presidência. E é um veterano conselheiro de políticos. Trata-se do banqueiro Edmundo Safdié. Em 2006, tornou-se réu, acusado de lavagem de dinheiro do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, incurso na Ação Pena Pública no. 2004.61.81.004588-1, que tramita em segredo de Justiça - http://www.jfsp.jus.br/20061031celsopitta/

A rigor, a compra do apartamento pode ser apenas coincidência. O apartamento adquirido – 450 m2 do Edifício Chopin, rua Rio de Janeiro, Higienópolis – fica a poucos metros do antigo apartamento de FHC, na rua Maranhão. Na época, FHC anunciou que pagara R$ 1,1 milhão pelo apartamento – valor considerado muito baixo por moradores do edifício. Mas também podia ser um agrado de Safdié, para se vangloriar de vender um imóvel para um ex-presidente.

Em outras operações, Safdié foi mais controvertido. E a reincidência na lavagem de dinheiro - após o caso Pitta - pode explicar as últimas movimentações de Edmundo Safdié, vendendo seus ativos para outro banco.

A conta “Marília” estava no Leumi Private Bank da Suiça, antigo Multi Commercial Bank. Entre 1998 e 2002 – segundo documentos em poder da Polícia Federal – a conta movimentou 20 milhões de euros. Aslton e Siemens – as principais financiadores do esquema – compartilhavam a conta. Segundo revelou ao Estadão o ex-presidente da Siemens Adilson Primo, a movimentação era feita pela própria matriz da empresa. Fontes do Ministério Público Estadual informaram a IstoÉ que dessa conta saiu o dinheiro para o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Robson Marinho e para os lobistas Arthur Teixeira e José Geraldo Villas Boas (leia aqui).

Nesse período, a instituição era controlada por Safdié, da tradição dos banqueiros libaneses-judeus que aportaram no Brasil no pós-Guerra e especializaram-se em administrar fortunas nos grandes mercados internacionais.

A saga dos Safdié

Edmond Safdié foi um brilhante banqueiro que fundou o Banco Cidade em 1965 e, nos tempos do regime militar, mantinha estreitas relações com o general Golbery do Couto e Silva.

Em 1966 entrou no ramo de gestão de fortunas e administração de recursos no mercado internacional. Adquiriu em Genebra, Suiça o Multi Commercial Bank, mais tarde convertido em Banco Safdié. Em 1988 criou o Commercial Bank of New York.

http://www.safdie.com.br/institucional/index.html

No final dos anos 90, a família decidiu concentrar-se em gestão de patrimônio, reorganizou as empresas e concentrou a gestão de patrimônio no banco suíço.

No final de 2012, Banco Safdié foi adquirido pelo Leumi, maior banco de Israel pelo critério de ativos. No Brasil, a família concentrou-se apenas na gestão de ativos depois que a crise de 2008 lançou desconfiança geral sobre gestores de ativos. Também podem ter contribuído para a reestruturação do grupo as ações internacionais contra lavagens de dinheiro, que expuseram Edmundo no caso Celso Pitta. http://www.leumiprivatebank.com/

O apartamento de FHC

Logo que saiu da presidência, Fernando Henrique Cardoso adquiriu de Edmundo Safdié o apartamento no 8o andar do edifício Chopin, a poucos metros de seu apartamento anterior.

Na época, anunciou-se o preço de R$ 1,1 milhão. Embora anterior ao boom de imóveis em São Paulo, considerou-se que o preço estava subavaliado, para um imóvel de 450 metros quadrados. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR48918-6009,00.html

3 comentários:

Anônimo disse...

AUG
25
CORRUPÇÃO ABALA PSDB COM ESCÂNDALO DA SIEMENS E TIRA FHC DAS PÁGINAS DE O GLOBO



007BONDeblog:
FHC vai ter de pensar como apresentar seu artigo dominical / quinzenal nas páginas de O Globo. O estouro do escândalo do CARTEL Siemens / Alston / PSDB, tirou Fernando Henrique Cardoso dos "trilhos".

Reiteradamente, FHC utiliza o espaço que O Globo lhe abre, para atacar o PT, o ex-presidente Lula ou a atual presidente Dilma Rousseff. Um artigo sim, outro também, o CARDEAL TUCANO fala de corrupção, de necessidade de Ética na política, sempre atribuindo ao PT a culpa de um possível agravamento dos casos de corrupção no cenário político atual.

FHC gosta de desmemoriados, mas, esse não é o meu caso. Nunca esqueci o que FHC disse e escreveu, e muito menos o que fez. A MÍDIA e o mundo acadêmico, rendem LOAS para um homem que CAUDILHESCAMENTE quando no poder, RASGOU A CONSTITUIÇÃO, e no mais grave episódio de compra de apoio que já se viu no Brasil, conseguiu aprovar a EMENDA DA REELEIÇÃO para si mesmo.


Muitos fingem que isso não aconteceu, mas, no momento, apesar dos esforços da MÍDIA partidarizada para mudar de assunto, há outro fato grave envolvendo os TUCANOS com prática de corrupção e desvio de dinheiro público. Muito dinheiro, numa engenhosa engrenagem de contratos e licitações viciosas, que se arrasta por quase VINTE ANOS e SUCESSIVOS governos do PSDB em São Paulo. A ROUBALHEIRA é tão GRANDE, a abundância de provas é tamanha, o teor da DENÚNCIA E DELAÇÃO é tão contundente, que não dá para deixar para lá, como tantas outras denúncias de corrupção envolvendo os TUCANOS já foram deixadas.


Vai ficar difícil de entender, FHC não tocar no assunto CARTEL / SIEMENS / São Paulo. NÃO havendo como defender seus COMPADRES (Serra e Alckmin), no mínimo da acusação de OMISSÃO e INCOMPETÊNCIA, FHC pode preferir, em parceria com O Globo, passar em branco por algumas semanas. Assim que for possível, ele volta a olhar para o "rabo do PT" fingindo não ver o seu próprio 'rabo'.
Postado há 19 minutes ago por Blog Justiceira de Esquerda

Anônimo disse...

Cadeia para fhc!

Hell Back disse...

Diz-se e escreve-se muita coisa sobre corrupção, mas não se aprovam leis contra todo esse descalabro.