sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O besteirol antichavista do Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Hoje eu me deparei com a seguinte notinha editorial enfiada, qual uma cobra, no meio da página 6 do Globo. Você está distraído, lendo um jornal, e lá vem uma serpente chavista (ou melhor, anti-chavista) morder seu pé.





A nota é uma extraordinária síntese de estupidez. Pode ser lida no sentido inverso. Quando a ideologia condiciona ações de jornalismo, surgem excentricidades.

Em primeiro lugar, empresário não é trouxa. Ninguém vai vender à Venezuela porque o Planalto pediu ou estimulou. Vendem para ganhar dinheiro. E estão ganhando. Muito. As exportações brasileiras para a Venezuela cresceram tanto, que nem vou botar o percentual aqui porque vai soar irreal. Vamos aos números absolutos. O Brasil exportava menos de 800 milhões de dólares para a Venezuela em 2002. Em 2012, exportou quase US$ 10 bilhões.

Quem é mesmo que está deixando a “ideologia” falar mais alto aqui?

Sobre o aumento das dívidas da Venezuela para com exportadores brasileiros, creio que este salto nas vendas esclarece tudo, não? Antes, a Venezuela não devia nada ao Brasil porque também não comprava quase nada. Só quem fica me devendo é quem compra meus produtos.

Tem que cobrar, pressionar, para sair logo o pagamento, mas é óbvio que a Venezuela vai pagar, até para continuar comprando.



E tem mais.

A notinha diz que que a Venezuela “quebrou”. Como é que é? Vocês sabem qual o país que possui as maiores reservas de petróleo do mundo?

Sim, a Venezuela.

Segundo matéria publicada na revista Exame, em junho deste ano, a Venezuela tinha quase 300 bilhões de barris em reservas provadas, em 2012. Para você ter uma ideia, o nosso maior campo do pré-sal, Libra, arrematada há algumas semanas por um consórcio liderado pela Petrobrás, tem de 8 a 15 bilhões de barris.

*****

As 20 maiores reservas de petróleo do mundo

As reservas globais de petróleo provadas atingiram 1.668,9 bilhões de barris no final de 2012, quantidade suficiente para garantir exatos 52 anos e 9 meses de produção mundial de energia. Os dados são da edição 2013 do relatório estatístico anual da BP, documento de referência para o setor. Segundo o estudo, ao longo da última década, as reservas globais de petróleo cresceram 26%. Os países da Opep continuam a dominar o ranking, controlando 72,6% das reservas mundiais.

Atualmente, o Brasil ocupa a 15ª colocação do ranking. Levando em conta as estimativas conservadoras, que apontam que o pré-sal possui reservas da ordem de pelo menos 60 bilhões de barris de petróleo, o país tem chances de entrar para a lista das 10 maiores potências petrólíferas até 2030, ultrapassando Estados Unidos e Líbia.

1º – Venezuela

- Participação mundial: 17,8%

- Reservas provadas em 2012: 297.6 bilhões de barris

- Reservas provadas em 2002: 77.3 bilhões de barris

- Crescimento em 10 anos: 285%
*****
Falar que a Venezuela quebrou, sabendo que tem a maior reserva de petróleo do planeta é sinal de que a “ideologia” já comeu o cérebro dos editorialistas do Globo.

3 comentários:

Nazareno Lima disse...

Quem deve é a rede Globo, inadimplente e senegadora!

Anônimo disse...

O diabo alcança seus objetivos, quando consegue fazer com que ninguém o veja como diabo. Ele conta para isto com a mentira de toda forma e sorte. Como: sonegação da verdade; informações parciais, deturpações, semear desconfianças, caluniar a verdade....

Anônimo disse...

Besteirol pq falou pouco. O Chavismo destruiu a Venezuela onde hj falta de tudo até papel higienico. O triste é que nosso governo apoia e é conivente com isso. E esta quebrada sim. Mesmo com todo o petroleo hoje é considerada 'grau especulativo' pelas principais agencias de risco. http://www.tradingeconomics.com/venezuela/rating