terça-feira, 29 de abril de 2014

Merval Pereira, psicanalista da mentira

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A coluna de Merval Pereira se aventura, hoje, no mundo da psicanálise.

Diz que a labirintite de Lula - será que este desafortunado já teve uma labirintite para ver como é ruim? - tem aspectos “psíquicos”:

Talvez não seja coincidência que Lula, neste momento de extrema pressão sobre si, tenha sido diagnosticado com labirintite no hospital Sírio-Libanês, em SP. Em psicanálise, o labirinto é um modo de circular, andar, expressar-se sem finalidade marcada”
E o atribui a este “momento de extrema pressão” o fato de que Lula tenha criticado o julgamento do chamado “mensalão”, no qual funcionou como jurisconsulto e ter dito que “estava por fora” do caso Petrobras.

Transcrevo:

Dias antes dessa entrevista, ele (Lula) se escusou de comentar o escândalo da Petrobras, alegando para os jornalistas estar “por fora”. Como ficou muito feio dizer que estava “por fora” da compra polêmica da refinaria de Pasadena realizada no seu governo, Lula consertou a declaração dizendo, como sempre, que a culpa era da imprensa, os jornalistas entenderam errado. Ele dissera, na verdade, que estava fora (do país) e por isso não falaria sobre o assunto.

Nem uma coisa nem outra, Merval.

Lula não “consertou” a declaração; quem “consertou” foi a Folha com um “erramos” onde admite ter publicado algo que Lula não dissera.

E não disse, mesmo assim, que não comentaria porque estava fora do país, mas porque não tinha lido a matéria sobre a qual se perguntara e ainda acrescentou que, quando chegasse, estaria à disposição da Folha para responder.

E ainda tornou pública a gravação das declarações, para satisfazer incrédulos como Merval.

Não entendo a razão de Merval, com estes pendores freudianos, não fazer a análise do delírio de Aécio Neves, ontem, de prever um segundo turno com ele e Eduardo Campos.

Será que é para não chegar à conclusão de que tem algo fazendo mal ao nosso simpático “fernandinho”?

Como não sou psicanalista, não faço julgamento sobre as razões do comportamento de Merval.

Seria absurdo dizer que ele se rói de inveja teste tal Lula.

Mas acho que ele ficou foi magoado por conta daquela roupinha de Doutor Honoris Causa que Lula ganhou lá em Salamanca…

0 comentários: