quarta-feira, 25 de junho de 2014

Eleição segue para a polarização

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A esta altura, até pela falta de apetite do PSB em lançar candidatos aos governos dos estados mais populosos da Federação e seu grupo ir se acertando em alianças, de situação e de oposição, vai ficando claro que Eduardo Campos chegará ao início da campanha na televisão reduzido à condição de mero candidato regional de Pernambuco.

Somado aos demais “nanicos”, dificilmente somarão mas que 10% das intenções de votos.

Ninguém se surpreenda, portanto, que Aécio Neves vá se aproximando rapidamente dos 30%, o que só não terá em caso de desastre.

Percentual que teve José Serra em 2010, se considerado o total de votos, com brancos e nulos.

Dilma, naquele momento, 43%, nos mesmos critérios, apenas um pouco menos do que, na maioria das pesquisas, teria hoje.

O que falta, portanto, na contabilidade eleitoral?

Parece evidente que são os votos de Marina Silva, que evidentemente não migraram para Campos e parecem dificilmente capturáveis pelo tucano.

O que indica que, se queira ou não, e eleição caminha para uma polarização mais aguda ainda que a registrada em 2010.

Possivelmente, mais parecida que com a de 2006, onde Heloísa Helena teve um tamanho mais parecido (cerca de 7% ) com o que terá Campos do que o que teve Marina em 2010.

Quem quiser procurar paralelos e comparações entre esta eleição e outras, procure-os na disputa entre Lula e Geraldo Alckmin, não a entre Dilma e Serra.

E quem quiser encontrar paralelos entre esta e aquela, busque menos no prestígio que Lula -  desgastado pelo escândalo da CPI dos Correios, que levaria ao chamado “Mensalão” - do que no desejo do povo brasileiro de não voltar ao passado.

Claro que há algumas diferenças importantes, a começar daquela que, hoje, está monopolizando as atenções do país: a Copa, prova maior do processo de sabotagem política que envolve a disputa eleitoral.

Mas, no essencial, será de novo - e pela última vez - a disputa entre dois projetos de país: o neoliberal e o nacional-desenvolvimentista.

0 comentários: