domingo, 7 de setembro de 2014

Os 66 perseguidos de Aécio

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do site Muda Mais:

O candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, parece mesmo não entender nada sobre liberdade na internet, participação social e democracia. Após perseguir politicamente a jornalista Rebeca Mafra, do Canal Brasil, que recebeu um mandado de busca e apreensão por supostamente causar "crimes contra a honra" do candidato na rede, o tucano voltou à baila. Agora, chegou a vez de Aécio processar 66 perfis no Twitter, dentre eles, os deturquim5(link is external), Pablo Villaça(link is external), Altamiro Borges(link is external) e Antonio Mello(link is external),além dos perfis doDiário do Centro do Mundo(link is external) e do Seja Dita Verdade(link is external) por "disseminação de mentiras e ofensas" contra ele.

O tucano ingressou com uma Ação de Obrigação de Fazer(link is external) (processo número 1081839-36.2014) contra o Twitter pedindo que ele preserve e forneça todos os dados cadastrais e registros eletrônicos (IP, data, hora e porta de comunicação) atrelados à criação e acessos dos 66 perfis. Segundo Aécio, os tuiteiros em questão “formam uma rede virtual de disseminação de mentiras e ofensas contra o autor, o que sugere uma atuação orquestrada, quiçá paga, para detrair sua honra, nome e história”, além de alegar que são robôs.

Aécio diz que a “análise do comportamento dos perfis revela indícios de atuação organizada, pois, além da promoção conjunta para disseminação de conteúdo falso ou ofensivo ao autor, as publicações são semelhantes e há redirecionamento de links entre esses perfis". Mas Aécio, deixa a gente te contar um segredo: as publicações semelhantes são naturais no Twitter. As pessoas postam tweets e têm seus tweets retuitados, sabia não? Aliás, a interação é a própria alma e força das redes sociais.

Perfis processados por Aécio:



Aécio ainda solicitou segredo de Justiça [como fez no caso Rebeca], pedido que foi indeferido. Ele também solicitou que a justiça, “até a efetiva identificação dos responsáveis, ABSTENHA-SE de comunicar os usuários eventualmente identificados, sob pena de destruição de provas eletrônicas necessárias ao deslinde do caso.” A causa tem por valor R$10.070,00.

Em entrevista ao Muda Mais, o blogueiro Altamiro Borges (link is external) afirmou que, para ele, o processo é previsível e não é nenhuma surpresa, já que Aécio detesta a liberdade de expressão e é totalmente contra as redes sociais. "Aécio gosta da midiazona que não investiga nada. Essa iniciativa do candidato só demonstra que o discurso dele sobre liberdade de expressão é falsa", acredita Borges. Segundo Miro, Aécio "é o rei da censura em Minas Gerais e, se fosse na época da ditadura, ele poderia ser um grande general", diz. O blogueiro irá conversar com seu advogado e tomar as providências necessárias.

Em seu perfil no twitter, o cineasta Pablo Villaça(link is external) falou a respeito do ato "autoritário, antidemocrático e insano" de Aécio. "Em 2014, AE-5 Neves ainda não entendeu o que é democracia e liberdade de expressão. Quer me censurar judicialmente. Não adianta querer me calar judicialmente, @AecioNeves. Moro em MG, conheço sua gestão pavorosa e tenho PLENO DIREITO de gritar isso", disse Villaça.

Ainda bem que, graças ao Marco Civil da Internet, sancionado por Dilma Rousseff em abril deste ano, o Brasil é o país com as leis mais avançadas para proteger a liberdade de expressão e a privacidade dos internautas. Mas é claro que ainda temos que avançar rumo a uma internet livre e popular. Por isso, em seu segundo mandato, Dilma pretende concentrar forças na regulamentação do Banda Larga Para Todos, programa que objetiva universalizar o acesso à internet no Brasil.

Leia o desabafo de Pablo Villaça em seu perfil no twitter:

"AE-5 Neves continua a se mostrar o governador autoritário que não permite uma palavra negativa sobre sua gestão na imprensa mineira. Agora, eu e outros 65 internautas estamos sendo notificados judicialmente por AE-5 Neves. Somos acusados de ser ROBÔS e/ou de "agirmos em rede" para atacá-lo. Porque ele jamais poderia ser criticado se não fosse algo com tom conspiratório ou pago, claro. Inacreditável, isso. AE-5 tenta censurar pesquisas no Google, manda polícia invadir casa de internauta e agora isso. Em 2014, AE-5 Neves ainda não entendeu o que é democracia e liberdade de expressão. Quer me censurar judicialmente. É o que digo desde o início da campanha: vocês agora vão conhecer o AE-5 Neves que em MG já conhecemos tão bem. E não vão gostar. Não adianta querer me calar judicialmente, @AecioNeves. Moro em MG, conheço sua gestão pavorosa e tenho PLENO DIREITO de gritar isso. Você pode estar acostumado a não receber críticas por parte da imprensa mineira, @AecioNeves, mas não sou funcionário de jornal que aceita intimidação ou se cala por qualquer outro interesse. E sua visão de "democracia" se tornará ainda mais conhecida Brasil afora graças a mais este ato autoritário, antidemocrático e - sem meias palavras - insano. Como cidadão, não aceito ser calado assim. E que fique o aviso pra quem não mora em MG e não conhecia a figura: @AecioNeves é assim. Tenta calar quem o critica. Vejam meu exemplo. Já me chamaram de muita coisa, mas de "robô" foi a primeira vez. Mas é o PT que quer censurar a imprensa e implantar uma ditadura no Brasil. Claro. Hum-hum. Certinho, campeão. Há um motivo pro candidato de AE-5 Neves estar prestes a ser derrotado já no 1o turno em MG. E pra ele estar em TERCEIRO nas pesquisas aqui. Enfim. Bom domingo a todos. Não vou deixar que AE-5 Neves estrague o meu", disse Villaça.

2 comentários:

Anônimo disse...

os responsáveis pelos endereços indicados pelo postulante à presidência poderiam devolver a ele um processo por serem indevidamente citados.

Anônimo disse...

Também acho. É o chamado tiro pela culatra ou no pé. Imagina um autoritário desses galgado a presidente