quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Barão repudia censura da Folha

Do núcleo carioca do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé (Núcleo Rio de Janeiro) vem a público manifestar total apoio ao jornalista Xico Sá que se viu obrigado a pedir demissão do diário Folha de São Paulo após ser censurado pela direção de redação.

O jornal sabidamente esteve ao lado da ditadura civil-militar instalada no Brasil a partir de 1964 e, historicamente, defendeu nas suas páginas o que de mais conservador e tacanho a política nacional já produziu.

O comportamento diante da manifestação de Xico Sá, um dos mais dignos representantes do jornalismo nacional, se constitui em um flagrante da censura que ainda permanece nos jornais do oligopólio da mídia, e dá um exemplo do que ocorrerá no país caso a candidatura Aécio prospere nas urnas.

Os jornalistas do Estado de Minas Gerais sofreram toda sorte de perseguição durante as gestões de Aécio e de seus correligionários, ocorrendo até mesmo caso de prisão de jornalistas – Marco Aurélio Carone, diretor proprietário do Novo Jornal, foi preso por publicar reportagens que contrariavam o interesse do grupo tucano em MG.

Na defesa da democratização dos meios de comunicação, e como instrumento de luta para tornar realidade esta utopia nacional, o Barão de Itararé protesta veementemente contra este arbítrio e pede que todas as entidades de defesa dos jornalistas do país façam o mesmo.

A democracia é um bem comum e não pode estar à mercê de um oligopólio centenário que a usa ao seu bel prazer.

Barão de Itararé. Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2014.

0 comentários: