sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os filhos de Murdoch e de Marinho

Por Altamiro Borges

O jornal Financial Times confirmou nesta sexta-feira (12) que o empresário Rupert Murdoch, dono do maior império midiático do planeta, prepara-se para dividir o poder na 21st Century Fox com seus filhos James e Lachlan. Aos 84 anos, o magnata manterá a presidência do conselho e seguirá como a figura dominante da empresa, mas reduzirá a sua presença. Já Chase Carey, o principal executivo do império que não faz parte da família Murdoch, foi alijado do poder. O papel de presidente-executivo será transferido do pai a James Murdoch, e Lachlan Murdoch se tornará copresidente do conselho.

Segundo o Financial Times, estas mudanças são parte de um plano gradual de sucessão na Fox, cujos ativos incluem a Fox News, a rede Fox de TV e um estúdio de cinema em Hollywood. Numa nota lacônica, a Fox anunciou que "a questão da sucessão está na agenda da próxima reunião regular do conselho", prevista para breve. As mudanças ocorrem num momento em que o império midiático sofre abalos na sua imagem. Nos EUA, o presidente Barack Obama já denunciou a Fox como um braço do Partido Republicano. Já no Reino Unido, o magnata Rupert Murdoch foi levado ao banco de réus pela ação criminosa do seu principal tablóide – que, inclusive, foi fechado.

Neste sentido, os filhos de Murdoch lembram os filhos de Roberto Marinho, herdeiros do império da Rede Globo. Eles também são muito ricos, utilizam concessões públicas de televisão como palanque para suas posições políticas direitistas e estão envolvidos em inúmeras denúncias. De pai para filho, os herdeiros de Murdoch e de Marinho são bem parecidos!

*****

Leia também:







0 comentários: