terça-feira, 22 de setembro de 2015

Volkswagen serviu à ditadura militar

Por Lúcia Rodrigues, na revista Caros Amigos:

O Fórum de Trabalhadores por Verdade, Justiça e Reparação entrega denúncia contra a Volkswagen do Brasil ao Ministério Público Federal (MPF), na tarde desta terça-feira, 22, em São Paulo. A montadora é acusada de cumplicidade com a repressão na violação de direitos humanos dos trabalhadores durante a ditadura militar.

A entidade descobriu documentos no Arquivo Público do Estado de São Paulo que comprovam o envolvimento da empresa no fornecimento de dados dos operários de suas fábricas ao Dops, um dos principais centros de repressão do regime. O monitoramento de seus trabalhadores e do movimento sindical foi responsável pela prisão e tortura de vários funcionários.

Representantes do Fórum afirmam que a Volks foi cúmplice em crimes de lesa-humanidade. Esse tipo de violação aos direitos humanos é imprescritível tanto no direito penal brasileiro quanto internacional. Os trabalhadores reivindicam uma indenização coletiva da empresa.

O Fórum é formado por ativistas que militaram em entidades sindicais durante a ditadura e integraram o grupo de trabalho da Comissão Nacional da Verdade que investigou a repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical nos Anos de Chumbo.

A entrega da denúncia aos procuradores da República será formalizada às 16h, na sede do MPF, localizada na rua Frei Caneca, 1.360, Cerqueira César, zona oeste da capital paulista.

1 comentários:

Anônimo disse...

Além disso a Volksvagem foi responsável pela inundação que destruiu a Puma.