segunda-feira, 9 de maio de 2011

O mofo neoliberal do Instituto Millenium

Por Altamiro Borges

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3 de maio, o Instituto Millenium promoveu o “2º Fórum Democracia e Liberdade”, no auditório da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. O evento, que reuniu representantes de poderosas empresas nacionais e multinacionais, serviu para mostrar que o neoliberalismo, apesar de derrotado nas urnas no Brasil, não está morto politicamente. As idéias neoliberais têm até cheiro de mofo, mas não foram abandonadas pela elite empresarial!



A defesa da redução do papel do Estado, das privatizações, da extinção das leis trabalhistas e da abertura desnacionalizante da economia – entre outros dogmas do “Consenso de Washington” – foi a tônica do 2º fórum do Millenium. Entre os palestrantes, muitos velhos militantes da seita neoliberal e alguns novos simpatizantes, como Eugênio Bucci, ex-diretor da Radiobrás. De comum, as duras críticas ao legado do governo Lula – tachado de “populista”, “esquerdista”, “terceiro-mundista”, etc.

O discurso batido de Roberto Civita

Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, que edita a revista Veja, e conselheiro do Millenium, fez o discurso de abertura. Ele voltou a insinuar, num discurso já batido, que a liberdade de imprensa corre sérios riscos. Mesmo sem nunca ter passado fome na vida, tratou a liberdade de imprensa como um direito absoluto, acima de todos os outros direitos:

“O mais perfeito dos sistemas, que garantisse ao homem plena satisfação de suas necessidades físicas, seria uma monstruosidade se lhe cassasse a palavra... Se me permitem um simbolismo que resume a importância da liberdade de expressão, lembro que, com a palavra pode-se reivindicar o pão, mas o pão, por si, não garante o exercício da palavra; se manipulado por populistas, pode até contribuir para tolhê-la”.

A piada sobre a objetividade da mídia

No maior cinismo, ele ainda afirmou que “a imprensa deve ser protegida de qualquer arroubo controlador do estado, mas ela também deve ser limitada por um imperativo ético: o compromisso obsessivo com a verdade e a objetividade. Mais do que nunca, precisamos do que ouso chamar aqui de ‘informação com curadoria’, que envolve isenção, a verificação obrigatória dos fatos levantados e a sua colocação no devido contexto”.

Com certeza, Civita deve ter se esquecido das inúmeras capas e reportagens sensacionalistas da Veja, do denuncismo vazio que desrespeita o preceito constitucional da “presunção da inocência” e destrói reputações, da penca de processos contra as calúnias da sua revista. Como chefão da Veja, expressão maior do partidarismo direitista da mídia nativa e sucursal rastaqüera do império estadunidense, ele deveria evitar falar em “compromisso obsessivo com a verdade e a objetividade”. Parece piada pronta!

Pensamento único e enfadonho

Depois da cômica abertura do “paladino da liberdade”, cinco painéis foram apresentados sobre os desafios do Brasil. Em quase todos eles, a defesa da democracia liberal e do deus-mercado. O diplomata Paulo Roberto de Almeida, por exemplo, afirmou que “o Brasil é um pais muito caro e excessivamente burocratizado” e atacou o “Estado gastador”. Ex-assessor de FHC, ele também ironizou a política externa “lulista”. “O PIB diplomático hoje é muito melhor que o PIB econômico, sem falar no PIB futebolístico”.

Já o economista Alexandre Schwartsman, um neoliberal convicto, bateu na carga tributária brasileira, que prejudica “a saúde dos negócios no Brasil”. Outro economista, Rodrigo Constantino, viajou na maionese. Garantiu que Lula implantou um modelo que “está matando a iniciativa privada empreendedora. É só botar um boné vermelho e ir a Brasília que você consegue privilégios”. Os dois parecem morar em outro país – desconhecendo o recente crescimento brasileiro e o próprio enriquecimento dos ricaços!

As bravatas dos “calunistas” da mídia

Entre os “calunistas” convidados, Demétrio Magnoli, estrela da TV Globo, voltou a conclamar os empresários para uma oposição mais dura ao atual governo. “As elites econômicas tornaram-se financiadoras compulsórias da política dirigente, que passa a suprimir a oposição porque ganhou o poder de comprar consciências, de pagar opiniões”. O petulante teórico das elites garante que “o lulopetismo se reorganizou como reação à queda do Muro de Berlim e ao governo FHC” e deve ser combatido.

Já o colunista do jornal Valor e diretor do Instituto Análise, Alberto Carlos Almeida, pregou maior firmeza na defesa dos valores liberais e criticou a falta de oposição no país. “O Brasil entende o liberalismo como conservadorismo. A visão conservadora, no Brasil, não é plena e ativa. O discurso liberal e real nunca foi aplicado no Brasil”, lamentou. Na mesma linha, outros oradores contaram a mesma ladainha.

A única novidade do 2º Fórum do Instituto Millenium foi a presença da ativista iraniana Mina Ahadi, que aproveitou o evento para atacar o governo do seu país e para exigir do governo Dilma Rousseff “a defesa dos direitos humanos”. Um dia antes, os EUA atentaram contra a soberania do Paquistão e usaram depoimentos arrancados sob tortura para executar Osama Bin Laden. Sobre isto, Mina Ahadi nada falou! No intimo, o fórum da “liberdade e democracia” até comemorou a “vitória do império”.

4 comentários:

Geopolêmica disse...

Eles têm (os neoliberais) poucas chances de retornar ao poder (pelo voto, é claro!) nos próximos 20 anos. A população brasileira está aos poucos aprendendo a separar alhos de bugalhos em política. A única coisa que preocupa é o mau-caratismo desses sujeitos, que só falam abertamente em "extinguir" (flexibilizar, na linguagem deles) as leis trabalhistas entre eles mesmos ou para a velha classe média conservadora. Para o povo trabalhador essas palavras quase não vêm. E isso um belo dia pode iludir ao eleitorado que acredita que a "alternância" no poder é saudável. Não é saudável enquanto estamos diante da implantação de um projeto que torne o Brasil mais justo, o que levaria décadas!!!

Shasça disse...

Como levar a sério um "teórico" do naipe de Demétrio Magnoli capaz de dizer que não havia grupos ou tribos na África, antes da chegada dos colonizadores europeus?! Só mesmo aquela platéia mofina do Café Filosófico e os "bem-intecionados" de sempre.
E Magnoli disse mais: "por trás do Sistema de Cotas existe um projeto de implantação de um regime de raças no Brasil.
É de lascar!

Noir disse...

O Instituto Millenium, será o Club de Bilderberg "tupiniquim" ?

Anônimo disse...

O instituto millenium posta videos e textos na internet com alto teor rancoroso contra o governo e o proprio povo brasileiro. A advogada Roberta Kaufman, contraria as cotas nas universidades, e que foi devidamente colocada em seu lugar pelo Zulu Araujo, que a humilhou elegantemente no forum sobre as cotas (tem no youtube) e muitos outros videos do Rodrigo Constantino com o mesmo ranco conservador no pior sentido da palavra. Essas pessoas nao merecem credito, porem sao perigosas, gente assim com poder seria um retrocesso a democracia brasileira, na verdade sao papagaios dos patroes deles, com um discurso ultrapassado. O Brasil e hoje a 7 economia do mundo, e os incompetentes querem culpar o governo pela sua propria incapacidade (deles), e a famosa frase O inferno sao os outros.A Veja clamando por liberdade de expressao chega a ser hilario, logo ela que semanalmente atacava o governo do PT e o Lula atraves do seu pitt bull Diogo Mainardi, ate mesmo ataques pessoais, confundem liberdade com libertinagem.(Peco q corrijam o meu texto, teclado desconfigurado). Grato.