sexta-feira, 3 de junho de 2011

O desastre eleitoral de Berlusconi

Por Achille Lollo, no jornal Brasil de Fato:

Nas 20 cidades onde os eleitores foram votar no segundo turno, os candidatos da esquerda e do centro-esquerda ganharam em 13, entre as quais Milão - a capital da indústria italiana – e Nápoles, a principal cidade do centro-sul. Uma derrota que foi definida por dois elementos: a grande participação de eleitores e a opção para candidatos que representavam os anseios do movimento popular. Enfim uma vitória que para muitos é considerada o início de uma nova libertação política, o fim do controle-social de Berlusconi e a rejeição da direita.


Depois de 19 anos de governos direitistas em Milão, o advogado Giovanni Pisapia – candidato da esquerda (Rifondazione, Movimento, PD e IDV) conquistou a prefeitura de Milão considerada, também a capital política do “berlusconismo”. Uma prefeitura que sempre foi o objetivo estratégico dos separatistas da Liga Norte, aliados históricos de Berlusconi. Com esta vitória a esquerda e, sobretudo, o povo de Milão rompeu a ícone administrativa da Direita, do momento que Giovanni Pisapia ganhou com 55,1% dos votos deixando para traz a rancorosa prefeita, Letizia Moratti, com só 44,9%. Um resultado que para os analistas mais objetivos foi um desastre político e ideológico para a Direita e que desde já influencia o referendum de 12 de junho que prevê a revogação das leis para a construção das centrais nucleares, a privatização da água e o cancelamento dos crimes do “Cavaliere Berlusconi”.

Em Nápoles 65,4%

A vitória de Luigi de Magistris em Nápoles, com 65,4% dos sufrágios, é considerada o cerne dessa campanha do momento que o candidato não é um profissional da política, não está ligado aos aparelhos partidários e em função do apoio popular derrotou nas primárias e depois nestas eleições o próprio candidato dos reformistas do PD (Partido Democrático). E representando a mítica figura do rebelde napolitano, "Masaniello”, foi enfrentar e derrotar o “rico” candidato de Berlusconi, por sua parte apoiado "em off pela camorra”, ou seja, a poderosa máfia napolitana.

Luigi De Magistris - um jovem juiz que conhece, muito bem, os dramas sociais do povo e da cidade de Nápoles – não recuou quando Berlusconi veio em Nápoles prometendo oficialmente de limpar a cidade do lixo e de dar uma anistia para as milhares de casas abusivas construídas nas encostas ou em terrenos baldios.

Assim a pobríssima campanha eleitoral montada pelo IDV (Itália dos Valores), Rifondazione Comunista e as Associações de Bairro incendiou Nápoles a partis dos paupérrimos “Bairro dos Espanhóis” para chegar aplaudido nas ruas mais abastadas do Vomero, onde a classe média e até a própria burguesia empresarial dividiu-se para apoiar De Magistris, esperando em um governo municipal mais transparente, competente e, sobretudo, honesto.

De fato, o voto da classe média e do empresariado foram determinantes em Nápoles, - mas como também nas outras cidades italianas - permitindo a De Magistris de registrar a percentagem mais alta de vitória, 65,4%, nesta eleição. Um resultado inesperado que aconteceu porque estas camadas sociais (que pagam muitos impostos) se cansaram com as promessas dos representantes de Berlusconi e, sobretudo, não agüentaram mais com o asinino mau-governo da direita, que entulhou o centro e os subúrbios de Nápoles com toneladas de lixo.

Onda de rejeição

Esta foi a primeira vez que os italianos disseram abertamente “não a Berlusconi e não à direita”. E, também, esta é a primeira vez que os italianos não ficaram presos nas garras da manipulação das TVs de Silvio Berlusconi. De fato a luta por uma informação objetiva e independente levada para frente pelos jornais La Repubblica, Il Fatto Quotidiano e Il Manifesto e a valiosa resistência dos jornalista dos programas da TV2 e da TV 3 (Anno Zero, Ballarò e Parla con Me), contribuíram, bastante para que os candidatos da esquerda e do centro-esquerda ganhassem em 13 das 20 grandes cidades italianas, respectivamente: Milão (55,1%); Novara (52,9%); Pordenone (59,6%); Trieste 57,5%); Mantova (57,5%); Pavia (51,2%); Rimini (53,5%); Grosseto (57,3%); Macerata (54,5%); Nápoles (65,4%); Cagliari (59,4%); Crotone (59,4%). Nas restantes a direita ganhou por diferenças muito reduzidas ou com o apoio das máfias locais, tais como aconteceu em Reggio Calábria (região da Calábria) e Ragusa (região da Sicília).

Lição para o PD

O elemento novo dessa campanha é a apresentação e a vitória de candidatos em cidades importantíssimas e difíceis da governar, que não se encaixam no padrão social-neoliberal desejado pelos reformistas do Partido Democrático. De fato os principais líderes, D´Alema, Fassino e Veltroni, achavam mais rentável para o PD fazer alianças com os moderados da direita (Terceiro Polo) e os ex-democratas cristãos (UDC), no lugar de participar em coligações de esquerda com os grupos de Rifondazione Comunista e do movimento popular. Porém, (muitos, agora, preferem usar o termo “finalmente”) desta vez prevaleceu o veredicto das bases que participaram nas primárias do PD e do IDV para impor seus candidatos – tais como aconteceu em Nápoles ou em Milão – para depois fazer campanha com eles pelas ruas das cidades dando-lhe força e representatividade política.

Um desafio político que os estrategistas do PD já haviam definido “... um fenômeno que fará perder votos ao PD...” Porém, agora após as vitórias esmagadoras em Milão, Nápoles, Trieste e Cagliari tiveram de aceitar.

Na verdade, trata-se de um fenômeno que rompe com o bipolarismo partidário acertado, em 2006, por Berlusconi e Veltroni e que hoje é rejeitado pelas próprias bases do centro-esquerda, tal como é rejeitada a política neoliberal do Palácio. Neste âmbito o que começa a prevalecer é a opção por uma política mais transparente e mais ligada as necessidades sócio-econômicas do território.

Um processo político que está nascendo e que se não será desvirtuado pela burocracia e pelas alquimias do social-neoliberaslismo – tal como aconteceu durante em 2007 com o governo Prodi – poderá determinar o renascimento político e ideológico da esquerda na Itália.

* Achille Lollo é jornalista italiano, editor do programa TV “Quadrante Informativo”.

0 comentários: