segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Repúdio ao tribunal midiático no Brasil

Moção apresentada no Encontro Mundial de Blogueiros:

Nas últimas semanas, a mídia hegemônica mostrou mais uma vez suas garras. De forma inescrupulosa, se aproveitou de denúncias vazias para governar o país no grito.



Inconformados com o fato de terem perdido nas urnas a eleição presidencial, tentam impor uma agenda negativa para a nova presidente, tendo como foco a desmoralização dos quadros políticos que ocupam seu primeiro escalão. Com muito orgulho, os barões da mídia se vangloriam de ter derrubado o 6º ministro de estado em 10 meses de governo.

O alvo da vez foi o ex-ministro do Esporte Orlando Silva. Baseados em afirmações feitas por um homem com extensa ficha corrida na justiça, acionado por ter desviado milhões dos cofres públicos e que não apresentou nenhuma prova contra o ex-ministro, a mídia criou um tribunal de exceção para julgar e condenar publicamente Orlando Silva. Num primeiro momento, a presidente Dilma Rousseff resistiu à investida da mídia, mas não suportou a pressão e cedeu à chantagem midiática.

Ao se curvar, mais uma vez, aos interesses dos grandes conglomerados de comunicação e se pautar pela efemeridade das pesquisas de opinião, a presidente Dilma cria um perigoso precedente para a democracia brasileira e uma arapuca para o seu governo.

No primeiro caso, porque qualquer pessoa pública passa a ter o ônus da prova de sua inocência, violando um princípio Constitucional, e pode ser fuzilada no paredão da sanha reacionária. No segundo, porque a mídia e a elite conservadora que ela representa se sentem fortes para continuar a investida contra o seu governo. Já há, inclusive, os que apontam os próximos alvos. Engana-se a presidente se ela acredita que adotando uma postura subserviente à mídia ela estará fora do alcance dos seus fuzis.

Nessa guerra midiática, a estratégia da mídia e das elites é desmoralizar os partidos que compõe a base do governo e seu primeiro escalão com o objetivo de enfraquecer a presidente, que pode ser o próximo alvo.

Este episódio só fortalece a necessidade de o Brasil discutir urgentemente um marco regulatório para as comunicações. A mídia ataca os que defendem a regulação porque tem o monopólio da capacidade de gerar escândalos – mesmo que a partir de fatos que não os justifiquem – ou de abafá-los, quando lhes interessa. O país não pode mais ser refém das vontades políticas das poucas famílias que controlam 80% do conteúdo dos meios de comunicação. Só por meio da regulação é possível garantir a liberdade de expressão para todos, ampliar o pluralismo e a diversidade da comunicação brasileira.

5 comentários:

blog do teacher Ramos disse...

Sim, companheiro, só que para isso falta coragem. Nós que damos apoio ao governo Dilma queremos que ela nos ajude a apoia-la. E essa ajuda não virá se ela se posicionar com medo.
leia http://teacherramossblog.blogspot.com/2011/10/ataque-de-jabor-contra-orlando-culpa-e.html

Luis R disse...

Concorso. Que tal pedir uma audiência com a presidenta e o ministro das comunicações, seria possível?

MEDICO57 disse...

Olá Miro leio seu blog diariamente. Sou médico em BH , meu sindicato ficou anos com o PC do B. Elegeu o Celio de Casrto , nosso presidente do SINMED, fez de lá umtrapolim e virou prefeito de BH.Gostava do PC do B , porém li que na eleição historica que acconteceu no Rio de Janeiro para governador , Darcy Ribeiro , este grande homem brasileiro, motivo de nosso orgulho versus o gato angorá , defensor da ditadua Moreira Franco , o PC do B apoiou o mediocre do Moreira Franco.
Ou seja o PC do B, é o DEM da esquerda no Brasil !!!!!!!!!

IRENE disse...

DOUTOR ROBERTO JEFFERSON TRABALHO COMO FAXINEIRA NO CENTRO NA SANTO ANTONIO PARA AJUDAR O CEGO Q PEDIU APOSENTADORIA POR PERDER A VISÃO NO ACIDENTE DE TRABALHO. APENAS PEDIREI APOIO P AJUDAR O CEGO. ISADORA IDOSA

Anônimo disse...

não sei se já viram este video, mas é o maió barato: http://midiacaricata.blogspot.com/2011/10/video-ocupa-sampa-acao-contra-editora-1.html