quinta-feira, 21 de março de 2013

Debates sobre Marx e O Capital

Do sítio da Boitempo Editorial:

São Paulo sediará, nos dias 22 e 23 de março, a segunda etapa do projeto Marx: a criação destruidora, realizado pela Boitempo Editorial em parceria com o Sesc, que reúne os mais renomados especialistas do Brasil e do exterior para debater a atualidade de Karl Marx e de sua obra máxima, O capital, em tempos de crise. Intitulada IV Seminário Margem Esquerda: Marx e O Capital, a etapa conta com três debates e duas conferências internacionais, dos quais participam pensadores e intelectuais de destaque, como o geógrafo britânico David Harvey, o cientista político alemão Michael Heinrich, e os brasileiros Roberto Schwarz, José Arthur Giannotti e Francisco de Oliveira, entre outros.

Abrindo os debates teremos a mesa "Sobre os estudos d’O capital no Brasil", no dia 22/03, seguida pela conferência internacional "Os manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels", de Michael Heinrich. Os debates "O marxismo brasileiro hoje" e "Crítica da economia política hoje" acontecem no dia 23/03, seguidos pela conferência "Para ler O capital", de David Harvey, mediada por Marcio Pochmann (economista), com a qual será encerrada a segunda etapa.

Harvey é um dos marxistas mais influentes de nosso tempo, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise das dinâmicas do capital, e durante sua visita lança o livro Para entender O capital, introdutório à obra máxima de Marx, fruto de anos de cursos lecionados sobre o assunto em universidades ao redor do mundo.

Todas as atividades serão transmitida por telão, aberto ao público, na praça do Sesc Pinheiros, onde os debates acontecem. Ausências serão preenchidas no início do evento com os presentes. Todas as pessoas presentes no local poderão participar da sessão de autógrafos após a conferência de David Harvey.

David Harvey também participará de uma sessão extra de autógrafos de seu novo livro nesta quinta-feira, 21 de março, às 19h na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Para a terceira e última etapa, do IV Curso Livre Marx-Engels, as inscrições começam a partir da segunda-feira, 22 de abril, às 11h (R$10 para todo o curso, com oito aulas). A primeira etapa do projeto, que contemplou o curso de Introdução à obra de Slavoj Žižek e a conferência do filósofo esloveno em quatro cidades, reuniu um público de mais de 8000 pessoas. Aos que não puderam assistir, comunicamos que a conferência de Slavoj Žižek foi gravada e será posteriormente publicada no canal da Boitempo no YouTube.

Serviço

Segunda etapa: IV Seminário Margem Esquerda: Marx e O Capital

Datas:

22 de março de 2013. Sexta-feira, às 16h30.

- Debate "Sobre os estudos d’O capital no Brasil", com Emília Viotti da Costa (historiadora); Emir Sader (sociólogo); João Quartim de Moraes (filósofo); José Arthur Giannotti (filósofo) e Roberto Schwarz (crítico literário). Mediação de Sofia Manzano.

22 de março de 2013. Sexta-feira, às 20h00.
- Conferência internacional "Os manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels", com Michael Heinrich (MEGA, Alemanha). Mediação de Augusto Buonicore.

23 de março de 2013. Sábado, às 15h.
- Debate "O marxismo brasileiro hoje", com Antonio Carlos Mazzeo (cientista político), Marcelo Ridenti (sociólogo) e Marcos Del Roio (cientista político). Mediação de Alexandre Linares.

23 de março de 2013. Sábado, às 17h.
- Debate "Crítica da economia política hoje", com Francisco de Oliveira (sociólogo), Leda Paulani (economista), Paul Singer (economista) e Virgínia Fontes (historiadora). Mediação de Ruy Braga.

23 de março de 2013. Sábado, às 19h.
- Conferência internacional "Para ler O capital", com David Harvey (geógrafo, Reino Unido), comentário de Gilberto Cunha Franca (geógrafo) e mediação de Marcio Pochmann (economista). Após a conferência haverá sessão de autógrafos do livro Para entender O capital, de Harvey.

Local: Teatro Paulo Autran | Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo/SP
Duração: 120 minutos (cada atividade).

Sobre o projeto Marx: A Criação Destruidora

Diante das consequências da crise econômica global e da nova configuração política no Brasil e no mundo, o que Marx tem a nos ensinar hoje? Como a sua vasta obra, principalmente O capital, pode contribuir para entender e transformar o nosso tempo? Para debater a atualidade e a pertinência da produção teórica desse gigante da filosofia, a Boitempo Editorial e o Sesc realizam durante os meses de março e maio o seminário internacional “MARX: a criação destruidora”, que reune alguns dos mais renomados especialistas da tradição marxista, com destaque para o filósofo esloveno Slavoj Žižek, o geógrafo britânico David Harvey e o cientista político alemão Michael Heinrich, integrante do projeto MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels.

Em parceria com a Fundação Lauro Campos, a Fundação Maurício Grabois, a Fundação Rosa Luxemburgo, a Câmara Municipal de Porto Alegre, a produtora de eventos Carpe Diem, a ArtFliporto e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o projeto internacional “MARX: a criação destruidora”, que contempla o IV Seminário Margem Esquerda e o IV Curso Livre Marx-Engels, se estenderá às cidades de São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Recife e Salvador, onde estão previstas as conferências internacionais de Slavoj Žižek e David Harvey.

Em São Paulo, onde o evento se concentra, a programação, dividida em três etapas, marca o histórico lançamento da edição especial, com tradução inédita, do livro I d’O capital, de Karl Marx, 15º título da Coleção Marx Engels, além de Para entender O capital, de David Harvey; Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético, de Slavoj Žižek; Estado e forma política, de Alysson Leandro Mascaro; Marx, modo de uso, do filósofo francês Daniel Bensaïd (falecido em 2010); além do número 20 da revista Margem Esquerda.

Confira a programação completa em todas as cidades e mais informações sobre inscrições no site do projeto: http://marxcriacaodestruidora.com.br.

Conferencistas internacionais

David Harvey - Geógrafo

O geógrafo britânico David Harvey é um dos marxistas mais influentes da atualidade, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise das dinâmicas do capital. É professor de antropologia da pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova York (The City University of New York – Cuny), na qual leciona desde 2001. Foi também professor de geografia nas universidades Johns Hopkins e Oxford. Seu livro Condição pós-moderna(Loyola, 1992) foi apontado pelo Independent como um dos 50 trabalhos mais importantes de não ficção publicados desde a Segunda Guerra Mundial. Autor de diversos livros, pela Boitempo publicou recentemente O enigma do capital (2012) e vem ao Brasil para lançar Para entender O capital.

Michael Heinrich - Cientista político

O cientista político Michael Heinrich nasceu na Alemanha, é professor de economia na University of Applied Sciences, em Berlim e editor do PROKLA, revista de ciência social crítica. Heinrich também é um colaborador na MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels. Autor de vários estudos sobre O capital, um dos seus livros mais famosos é Kritik der politischen Ökonomie: eine einführung (Crítica da economia política: uma introdução) traduzido, recentemente, em inglês. Seu trabalho se concentra na teoria marxista e na história da teoria econômica.

Livros que serão lançados durante o Seminário

O capital - Livro I

Karl Marx

Em 2011, a Boitempo deu início a uma de suas maiores empreitadas editoriais: a tradução completa de O capital, pela primeira vez a partir da edição preparada no âmbito do projeto alemão MEGA-2 (Marx-Engels Gesamtausgabe), com tradução de Rubens Enderle. Em março de 2013 a editora lança o primeiro volume deste clássico, que veio à luz na Alemanha em 1867 e é considerado a mais profunda investigação do modo de produção capitalista e suas correspondentes relações de produção e de circulação. Marx se dedica à compreensão das categorias que constituem a articulação interna da sociedade burguesa e analisa o capital em sua relação direta com a exploração da força de trabalho assalariado. A Inglaterra, localização clássica da força de trabalho industrial, serve de ilustração para sua exposição teórica. Assim como na tradução dos Grundrisse, esse volume substitui o tradicional uso da expressão “mais valia” por “mais valor”, uma tradução teoricamente indiscutível e unânime entre pesquisadores brasileiros que trabalham dentro da tradição marxista.

Para entender O capital

David Harvey

Fruto de anos de cursos sobre O capital de Marx (volume I) lecionados pelo geógrafo marxista David Harvey em universidades ao redor do mundo, Para entender O capital é uma obra ao mesmo tempo sintética e densa, uma introdução para a compreensão de O capital, que chega em momento oportuno, de uma torrente de interesse pela análise das obras de Marx, em busca de um melhor entendimento das origens da falência econômica e dos nossos problemas atuais. Apesar de os últimos trinta anos, mais particularmente desde a queda do muro de Berlim e do fim da Guerra Fria, não terem sido um período muito favorável ou fértil para a economia política marxiana, este livro ajuda a abrir a porta para que uma geração mais jovem, pouco familiarizada com esse pensamento, explore por sua própria conta o legado de Marx. “Há muitos estudantes e ativistas que desejam desesperadamente uma forte base teórica para melhor apreender, de modo a situar e contextualizar seus próprios interesses e seu agir político. Espero que essa apresentação dos fundamentos da teoria marxiana possa auxiliá-los nessa tarefa”, diz Harvey na apresentação.

Margem Esquerda n. 20

Vários autores

A revista semestral Margem Esquerda chega à sua vigésima edição com uma entrevista exclusiva com Fernando Martínez Heredia, considerado o mais importante intelectual cubano da atualidade, tendo dirigido a revista Pensamento Crítico nos anos 1960. Consagrada pela profundidade de suas análises e unidade editorial - conta com um conselho composto por nomes do calibre de István Mészáros Francisos de Oliveira, Micheal Löwy, Slavoj Žižek, Leandro Konder, Emir Sader, Ricardo Antunes, entre outros -, a revista também reúne nesta edição um dossiê sobre mídia, com reflexões de João Brant, Gilberto Maringoni, Altamiro Borges, Ana Paula Amorin e Natalia Viana; na sessão "Clássico", cartas de Engels inéditas em português. O número traz ainda artigos de David Harvey, Antonio Carlos Mazzeo, Maria Orlanda Pinassi e Celso Frederico, e poema e desenhos de Oscar Niemeyer, o homenageado da edição. Margem esquerda 20 traz ainda correspondência inédita de Caio Prado Jr., com texto de apresentação do historiador Luiz Bernardo Pericás. O número é dedicado a Hugo Chávez.

0 comentários: