segunda-feira, 5 de maio de 2014

Empresários e mídia optam por Aécio

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ainda outro dia, no Jornal da Record News, comentei com Heródoto Barbeiro que a mídia nativa mostrava-se indecisa entre qual candidato da oposição apoiar contra Dilma. Os fatos e o noticiário dos últimos dias não deixam mais dúvidas: a maioria dos principais veículos de comunicação do país, tanto quanto o alto empresariado, que não por acaso caminham sempre juntos, decidiu abertamente apoiar o candidato tucano Aécio Neves, deixando Eduardo Campos comendo poeira na estrada.

Sensus: o tiro saiu pela culatra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do blog de Zé Dirceu:

O ex-ministro José Dirceu, em toda a sua vida pública e nos quase 9 anos em que é o titular desse blog, jamais brigou com pesquisas eleitorais. Sempre as analisa com a maior isenção e imparcialidade possíveis, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis a ele e a seu partido. Considera-as um retrato do momento e é sobre este cenário que ele sempre se detém para fazer as suas avaliações.

Mídia fecha com Aécio e descarta Campos

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Começa a ficar mais clara a articulação das forças políticas para as eleições.

Os grupos de mídia fecharam em bloco com Aécio Neves. A última conquista foi a revista IstoÉ, com a divulgação da pesquisa do Instituto Sensus.

Datafolha tentará repetir Sensus

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Pesquisa do instituto Sensus sobre a sucessão presidencial divulgada pela revista IstoÉ na madrugada de sábado passado chegou vencida; foi realizada oito dias antes da divulgação e já chegou sob fortes questionamentos, alguns dos quais insuspeitos, como o de um colunista do jornal O Estado de São Paulo, José Roberto de Toledo, que apontou vícios na sondagem.

A solução final para a violência

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

“Sempre torci para que bandido que baleei morresse. Vou ficar chorando, fazendo novena em cima dele? Antes de ele me jantar, se puder, eu almoço o cara, mesmo.''

A frase é de Conte Lopes (PTB), pertencente à “Bancada da Bala'', em um discurso na Câmara dos Vereadores de São Paulo, e foi registrada em matéria de Giba Bergamin Jr, na Folha de S.Paulo, deste domingo (4).

Deus e o diabo na política

Por Luciano Martins Costa, no Observatório de Imprensa:

A análise das escolhas editoriais no fim de semana e na segunda-feira (5/4) traz indícios de que os três principais jornais de circulação nacional – Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo – estão afinando suas estratégias para a cobertura das eleições presidenciais. O cruzamento das notícias de política e economia, núcleo principal do sistema formador de opinião, aponta para um processo de isolamento do grupo que ocupa o Palácio do Planalto, mas até então não havia uma definição clara entre os dois potenciais adversários da atual presidente da República.

#VoltaCidMoreira para salvar a Globo

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Na internet começou a circular ontem a brincadeira: depois do “Volta Lula”, a próxima campanha será “Volta, Cid Moreira”. O locutor com cabelo branco e vozeirão empostado era o símbolo de uma Globo que reinava absoluta até os anos 90, e era capaz de manipular eleições, ignorar campanhas populares (“Diretas-Já”), e que nas noites de domingo conquistava até 70% da audiência (share) com o tradicional “Fantástico”.

Pesquisas ou panfletagem eleitoral?

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil de Atual:

Pesquisas eleitorais deveriam funcionar como um termômetro: aferir medidas de forma isenta e neutra e pronto. Em vez disso, as sondagem de intenções de votos para as eleições presidenciais têm sido usadas como verdadeiros panfletos eleitorais. Como as pesquisas quase sempre são atreladas à mídia tradicional, de tendência oposicionista ao governo federal, ou a associações patronais, também simpáticas ao PSDB, o uso panfletário das pesquisas tem sido pró-Aécio Neves.

Erguer a cabeça e partir para o embate

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Os últimos dias, afinal, têm sinalizado algo que, nos últimos meses, parecia perdido.

Porque o sentido de mudança foi transformado, pela imprensa deste país, num regressismo que não resiste a um sopro.

Então mudar o Brasil, retomar o desenvolvimento, combater a corrupção, tornar eficiente a máquina pública, reduzir a inflação e valorizar o salário é algo que a direita brasileira possa acenar ao nosso povo?

O gol contra de Guido Mantega

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Pensei que o apagão político do governo tinha ficado para trás, mas, pelo jeito, me enganei.

Dias depois da presidente fazer um espetacular pronunciamento, anunciando redução na tabela do imposto de renda e aumento do bolsa família, Guido Mantega dá uma entrevista ao Globo cujo título é: “Temos uma previsão de aumento de tributos”.

Índios Tupinambás processam a Band

Por Thaís Brito, no Observatório do Direito à Comunicação:

A notícia intitulada “Bandeirantes contra índios Tupinambás” poderia ser uma referência a algum acontecimento do século XVI, mas é o mais atual episódio no cenário de luta dos Tupinambás de Olivença, pela demarcação de seu território na região sul da Bahia.

Eleições de 2014 e a tarefa de Lula

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A decisão tomada no Encontro Nacional do PT de dar à reforma política e à democracia a centralidade que lhes cabe na luta pelo desenvolvimento não pode ser subestimada.

É mais que uma inflexão de método.

Vem rejuvenescer a meta histórica - esgarçada sob o peso da responsabilidade institucional e da correlação de forças, mas também pelo estiolamento ideológico de alguns setores do partido - de construir neste país uma verdadeira democracia social.

Petrobras e a vergonha que nos ronda

Por Wladimir Pomar, na revista Teoria e Debate:
Nos anos 1990, o governo demotucano e seus aliados no Congresso causaram uma brutal devastação no parque industrial privado brasileiro e entregaram, por preço de liquidação, empresas estatais para grandes corporações privadas nacionais e internacionais. A Petrobras estava sendo “preparada”, no “limite da irresponsabilidade”, para ser privatizada.

Direita vence as eleições no Panamá

Por Vitor Sion, no site Opera Mundi:

O empresário Juan Carlos Varela foi eleito presidente do Panamá nas eleições gerais realizadas neste domingo (04/05). O anúncio foi feito às 19h40 (21h40 no horário de Brasília) com 61,2% das urnas apuradas, quando Varela, da aliança “O Povo Primeiro”, formada pelo Partido Pañamenista (de direita) e pelo PP (Partido Popular), tinha 39,2% dos votos.

Humor de tirar o sangue no SBT

Por Nirlando Beirão, na revista CartaCapital:
                 

A primeira vez que vi Danilo Gentili foi na noite em que Dilma Rousseff ganhou a eleição presidencial e, à saída da festa num hotel em Brasília, um repórter grandalhão e afoito, brandindo aquele microfone covarde do CQC, tentou acuar, humilhar e insultar o ex-presidente José Sarney, que deixava o recinto.

domingo, 4 de maio de 2014

Fantástico, “mais chato”, despenca

Por Altamiro Borges

O programa Fantástico, que já foi considerado uma das vitrines da TV Globo, não consegue mais conter a sangria da sua audiência. A cada edição dominical, ele despenca mais um pouco nos índices do Ibope – apelidado ironicamente de “Globope” pelo blogueiro Paulo Henrique Amorim. No final de abril, o programa até sofreu uma maquiagem, mas não adiantou. A mudança vazou pela internet e gerou um clima de caça às bruxas na emissora. Muito barulho por nada. Conforme registrou Daniel Castro, no site “Notícias da TV”, o “Fantástico mudou para ficar mais chato”.

Sheherazade vai mudar de palanque?

Por Altamiro Borges

Tudo indica que Rachel Sheherazade, que ficou famosa por suas posições de estímulo ao ódio e ao preconceito, vai mesmo mudar de palanque conservador. Na Folha de sábado (3), a jornalista Keila Jimenez, sempre bem informada sobre os bastidores da mídia, afirma que “assim como a coluna antecipou em 18 de abril, a Band fez uma proposta poderosa em dinheiro para tirar a apresentadora Rachel Sheherazade do SBT, e tem tudo para levar a âncora”. A mesma informação foi confirmada pelo site especializado “Notícias da TV”, que ainda deu detalhes da milionária transação:

O crescimento biônico de Aécio Neves

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Se ainda sobrou alguma coisa das garrafas de tequila que Paulinho da Força encomendou para calibrar sua fala no Primeiro de Maio, Aécio poderia pedir a ele para comemorar a pesquisa do instituto Sensus.

Aécio cresceu quase 50%. Dos 16% em que parecia estacionado, foi para mais de 23%. Isso sem fazer nada. Aliás: fazendo coisas como garantir à plutocracia que seu governo tomará “medidas impopulares”.

Desafios da batalha eleitoral de 2014

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Mensagem ao 14° Encontro Nacional do PT:

Oportuna a iniciativa do PT de expor e propor diretrizes de um programa de Governo.

O atual momento exige o esforço de continuar a rica e proveitosa experiência de governo iniciada por Lula em 2003, e agora impulsionada pela Presidenta Dilma Rousseff.

O telhado na reeleição de Dilma

Por Renato Rovai, em seu blog:

A pesquisa Sensus publicada nesta semana na capa da revista IstoÉ que traz o governador Aécio Neves com 23,7% dos votos e Dilma com 35% parece ser mais algo produzido ao gosto do freguês e para criar uma onda do que um produto sério. E já há vários elementos que podem levar a essa conclusão, como o registro da mesma depois do levantamento de campo ter sido feito. De qualquer forma, o Datafolha já registrou nova pesquisa e em breve esse resultado poderá ser cotejado.