Charge: Galo Paredes/Equador |
Existe um quadro de Klee intitulado Angelus Novus.
Nele está representado um anjo, que
parece estar a ponto de afastar-se de algo em
que crava o seu olhar. Seus olhos estão
arregalados, sua boca está aberta e suas asas
estão estiradas. O anjo da história tem de
parecer assim. Ele tem seu rosto voltado para
o passado. Onde uma cadeia de eventos aparece
diante de nós, ele enxerga uma única catástrofe,
que sem cessar amontoa escombros sobre
escombros e os arremessa a seus pés. Ele bem
que gostaria de demorar-se, de despertar os
mortos e juntar os destroços. Mas do paraíso
sopra uma tempestade que se emaranhou em
suas asas e é tão forte que o anjo não pode mais
fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente
para o futuro, para o qual dá as costas, enquanto o
amontoado de escombros diante dele cresce até o céu.
O que nós chamamos de progresso é essa tempestade.
(Lowy, Michael. Walter Benjamin: Aviso de Incêndio.
Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”.
Boitempo, 2005, Tese X, p. 87).
O fogo é um sinal.
Não é apenas a metáfora de um país em chamas. É um país em chamas.
Capaz de transformar o dia em noite na principal metrópole do Brasil.
Partículas vindas desde a mata amazônica, a chorar sua morte impune.