segunda-feira, 7 de março de 2011

Escola homenageia Cuba e vence carnaval

Reproduzo matéria publicado no sítio Vermelho:

A escola da comunidade da Lagoa da Conceição, União da Ilha da Magia, de Florianópolis (SC), trouxe para avenida um tema recheado de polêmica. O enredo "Cuba sim. Em nome da verdade", ousou retratar os EUA como "monstros" e os guerrilheiros de Che e Fidel como ícones da liberdade.

Política à parte, o desfile encantou os jurados e trouxe o primeiro título para a agremiação em apenas três anos de história. A União deixou para trás escolas tradicionais da cidade, como a Copa Lord, atual campeã, e a Protegidos da Princesa, fundada em 1948 e detentora de 24 campeonatos. Unidos da Coloninha e Consulado do Samba ficaram na quarta e quinta posição, respectivamente.

As três primeiras colocadas voltarão à passarela nesta terça-feira (8) para o desfile das campeãs. A filha de Che, Aleida Guevara (foto), permanece em Florianópolis para uma série de palestras na quarta e quinta-feira, mas ainda não confirmou presença no novo desfile.

Em uma proposta ousada, causando grande expectativa na sociedade, a escola conseguiu fazer um desfile impecável e conquistar boas notas em quase todos os quesitos. A escola ganhou com 264,8 pontos. Em segundo lugar ficou a Embaixada Copa Lord, com 261,5 pontos, e, em terceiro a Protegidos da Princesa com 261,3 pontos.

A médica e revolucionária cubana Aleida Guevara foi destaque na passarela e participou da apuração na arquibancada ao lado da comunidade da Lagoa da Conceição. A cada nota dez recebida a comunidade se levantava e comemorava a aproximação do título.

Aleida também comemorou a vitória e saudou a coragem da escola e a homenagem feita a seu povo e sua revolução. O enredo da União da Ilha da Magia (UIM) foi cantado por todos, e palavras de ordem como "Cuba sim, yankees não. Viva Fidel e a revolução" também foram ecoadas.

O destaque na pontuação foi também para a Comissão de Frente, que na Passarela Nego Quirido montou um mosaico com o rosto de Che Guevara, e para a bateria UIM, com todos os seus integrantes vestidos de guerrilheiros revolucionários.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nunca vi tanto cinismo,mentira e manipulacao em um so artigo!!
Sera que os brasileiros sao mesmo tao imbecis,ou trata se de uma pequena "lavagem cerebral"?
O cinismo da globo da engulhos!!!
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/03/imagem-positiva-dos-eua-cresce-no-brasil-e-chega-a-64.html

Fernando Tolentino disse...

Pra começar, eu não sou anônimo, pois não tenho vergonha ou medo de meus comentários.
Parabéns à União da Ilha da Magia, de Florianópolis (SC), que enfrenta a lavagem cerebral da grande imprensa brasileira e, de sobra, é a campeã do carnaval.
Alguém tem que ter coragem para levar à rua e ao povo uma mensagem descondicionada da Ilha.
Parabéns aos jurados, que devem ter tido muita coragem para enfrentar os preconceitos e os inimigos de Cuba.

antonio barbosa filho disse...

Sensacional! Passo a ser um torcedor da União da Ilha da Magia, na minha querida Floripa!
Parte da solidariedade a Cuba em Floripa deve-se ao ex-cônsul de Cuba em São Paulo e região Sul, Carlos Tejo, meu amigo, que apoiou todos os movimentos de amizade entre Brasil e Cuba durante seus quase seis anos no cargo.
Parabéns à Escola e ao povo floripolitano!