quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A torcida pelo genial Verissimo

Por Altamiro Borges

O escritor Luis Fernando Verissimo foi internado ontem no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Segundo a sua filha Fernanda, o pai de 76 anos começou a se sentir mal na sexta-feira (16), após participar de um evento literário em Araxá (MG). Ele viajou para o Rio de Janeiro e, na sequencia, ao Rio Grande do Sul, onde seu estado de saúde piorou. Internado, ele hoje apresentou sinais de melhora, segundo o médico Nilton Brandão. Mesmo assim, seu caso ainda é considerado grave. Ele está sedado e respira por aparelhos.

A notícia sobre o seu estado de saúde abalou todos os ávidos leitores do genial escritor. Filho de Érico Verissimo, Luis Fernando nasceu em 26 de setembro de 1936, na capital gaúcha. Em 1973, ele publicou o seu primeiro livro, O Popular. Em 1981, a primeira edição de O Analista de Bagé esgotou-se em apenas dois dias. Atualmente, ele é um dos mais consagrados autores nacionais de contos e crônicas e também se dedica a escrever romances. Suas obras já foram traduzidas para outros idiomas. Ele também é articulista de vários jornais.

Em maio de 2010, quando da criação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, entrei com contato com Verissimo para convidá-lo a participar do seu conselho consultivo. De imediato, ele topou e elogiou a iniciativa. Ele sempre admirou o espírito crítico e o refinado senso de humor do também gaúcho Apparício Torelly, o Barão de Itararé. De forma irreverente, o incansável e genial escritor só pediu para não lhe dar mais trabalho. Agora, faço-lhe um pedido, um apelo: recupere-se logo. Estamos na torcida!

3 comentários:

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Força, Veríssimo! Não tem graça nenhuma essa sua internação!

Audo disse...

Sussurem,por favor nos ouvidos de Veríssimo, que ele está proibido de nos deixar agora, pois o nosso Brasil ficaria ainda mais pobre com a sua partida precoce. Força Veríssimo...Força!...

nbcfiege disse...

Por favor, também digam para ele que nem invente de querer bater lá na porta do Céu agora. Ele seria barrado e ainda ouviria uma reprimenda: Volte à Terra IMEDIATAMENTE Veríssimo, você é imortal, não do tipo daquele que a Globo elegeu, mas verdadeiro, valioso mesmo, não pode abandonar assim todos os seus leitores, por isso desça já!