domingo, 3 de fevereiro de 2013

O oportunismo de Beto Richa

Por Esmael Morais, em seu blog:

Leitores deste blog reclamam que estão sendo vítimas de trote passado pelo governador Beto Richa (PSDB).

Em campanha pela reeleição, o tucano está ligando para as casas dos paranaenses dizendo que baixou a conta de luz em 18%.

“O governo do Paraná tem uma boa noticia para você: a sua conta de luz vai ficar 18% mais barata.”

O diabo é que até a famosa calçada de granito do luxuoso bairro do Batel sabe que Richa e os governadores tucanos de São Paulo e Minas Gerais foram contra a redução da tarifa de energia.

Dona Dilma Rousseff fez a conta de luz baratear, mas é Beto Richa quem leva a boa notícia…

O mesmo expediente o tucano usa na inauguração de unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que no estado se chama “Morar Bem Paraná”. Ou seja, Dilma paga a conta mas é Richa quem fatura politicamente.

É mole ou quer mais?

5 comentários:

René Amaral disse...

Reto Bicha!

Anônimo disse...

Um mau carater, pena que ainda tem votos, consegue eleger.

Anônimo disse...

Puxa vida! Realmente não sei em quem acreditar! Mas manterei minhas dúvidas.

Segundo o TCU desde 2002 o governo federal vem cobrando taxas consideradas abusivas na conta de energia, aliás consumidor brasileiro vc realmente sabe se paga o que gasta, ou paga o que informam na conta? Pois eu não sei... Então desde de 2002 pra cá este governinho petista surrupiou 7 Bilhões em taxas de energia.

Ora, sem essa de falar que esse governo do PT ou governadores de estado devem receber os créditos por algo que ele deveria dar em dinheiro aos consumidores não em descontosssssss!

Que piada.

Fonte: http://www.proteste.org.br/nt/nc/press-release/frente-cobra-tcu-sobre-erro-na-conta-de-luz

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Têm "Anônimos" que são anônimos desde que nasceram e, certamente, permanecerão assim pelo resto da vida. Daí, talvez, suas frustrações e revoltas que carregam para a eternidade. Sempre desconfio de "Anônimos" que teimam em falar em "governinho petista", porque nunca conseguirão reconhecer os benefícios que os Governos Petistas (com maiúsculas mesmo) trouxeram e trazem para o País. Coitados, o anonimato não deve ser fácil!

Regina disse...

De fato existe uma grana boa a ser devolvida à população brasileira. E a questão deveria ser simplificada quanto a essa devolução. Porém uma coisa é o desconto, outra é a cobrança indevida. Cabe aqui lembrar que essas agências reguladoras foram criadas pelo governo FHC, que para não ser diferente se espelhou no modelo estadunidense. Só que lá elas são infinitamente mais liberais. Elas fazem parte daquilo que se chama administração indireta federal. Bem ao estilo estadunidense, as agências obedecem ao princípio da especialidade, o que equivale a dizer que ela é uma especialista na matéria que lhe foi designada em lei. Aqui cabe uma observação, que demonstra cabalmente que em 1990 foi dado o start para a implantação do neoliberalismo no país. Collor foi a bola da vez dando esse início. Nós tínhamos já agências reguladoras, sem que, no entanto levassem esse nome, mas elas foram detonadas na tal reforma administrativa, por meio da qual se liquidou, entre outras instituições, o IAA, o IBC e outros, que na verdade detinham essa função reguladora da produção e do comércio. Mas elas não serviam posto que seus funcionários eram públicos, já que eram autarquias, dentro da estrutura da Administração Direta estatal.. Entrando FHC esse tratou de implantar um novo velho modelo, só que com a denominação norte-americana de “agência reguladora” – afinal tinha que mostrar que era obediente e estava seguindo direitinho o modelo daquele malfadado consenso. Essas agências atuam nas atividades de concessão, permissão ou autorização de serviço público, tais como telecomunicações, energia, transportes e a concessão para exploração de petróleo, rodovias, minerais. Aliás, são ultra poderosas, posto que passaram a exercer as funções que antes estavam nas mãos da Administração Direta.
Diante disso temos que: as agências serão dirigidas em colegiado sendo um deles seu Presidente, brasileiros, de reputação ilibada, formação universitária e elevado conceito no campo da especialidade do cargo – (humm, isso lembra o que mesmo?), “escolhidos” pelo Presidente da República com sabatina do Senado. Portanto, são mandatários, vêm da iniciativa privada e com toda certeza carregam os interesses da mesma. Um ar moralizador é dado pela tal quarentena – ufa!!! Quatro longos meses, período em que prossegue recebendo a remuneração do cargo!! Afinal ninguém é de ferro. Ah! Se algo similar ocorresse com um funcionário público.
Já me estendi muito. Mas espero ter dado os elementos necessários para que aqueles que não entendem o mecanismo, passem a compreendê-lo. São organismos independentes.
Cabe lembrar ainda que as únicas agências com previsão constitucional, graças a emendas constitucionais de 1995 e que são: ANATEL (art.21,XI) e ANP (art. 177, 2º, III).