domingo, 3 de fevereiro de 2013

Argentina devia “censurar” o FMI

Foto: Télam
Por Altamiro Borges

O Fundo Monetário Internacional (FMI), organismo responsável pela quebradeira de várias economias do mundo e pelo desemprego e miséria de milhões de habitantes no planeta, divulgou na semana passada uma moção de “censura” ao governo da Argentina. A nefasta instituição alega que o governo do país vizinho manipula os índices de inflação. A “censura” é o primeiro passo de um processo que pode resultar na expulsão da Argentina do FMI, como se este organismo prestasse para alguma coisa nos dias atuais.

Aristocrática e petulante, a capataz do órgão, Christine Lagarde, já havia antecipado a medida em setembro passado. Na ocasião, ela afirmou que “a Argentina já tem o cartão amarelo, agora tem de escolher se quer o cartão vermelho”. De pronto, a altiva presidenta Cristina Kirchner respondeu durante a assembleia da ONU: “A Argentina não é um time de futebol, mas sim um país soberano”. Agora, o FMI volta à carga com sua “censura”. O organismo que destrói as economias europeias volta a meter o bedelho na América Latina.

Os argentinos e latino-americanos sabem o que significa o famigerado FMI. No triste reinado de FHC, o Brasil ficou recém deste antro que representa os interesses dos banqueiros. Os três acordos firmados com o Fundo resultaram em milhares de demissões, retirada de direitos trabalhistas e brutal arrocho salarial. No caso da Argentina, a presidente Cristina, juntamente com seu marido, projetou-se exatamente por combater suas receitas amargas, que levaram o país ao colapso. Quem, de fato, merece a censura dos povos é o FMI!

2 comentários:

Unknown disse...

Tá... mas ela manipulou ou não os dados da inflação ?

Unknown disse...

Tá... mas ela manipulou ou não os dados da inflação ?
Só responde isso ...
Ficar utilizando a surrada retórica do anti-imperialismo não responde a questão ...

No ano passado, o Indec disse que os preços subiram 10,8%, enquanto os institutos privados afirmam que a alta chegou a 25%. Os economistas suspeitam que a manipulação do IPC tenha sido iniciada como manobra para que o governo pague menos rendimentos dos títulos soberanos corrigidos pela inflação...