quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Os “rolezinhos” e a truculência tucana

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

A repressão é uma marca dos governos tucanos. Logo no início do seu primeiro mandato, FHC acionou as tropas do exército para reprimir uma greve dos petroleiros e “quebrar a espinha dorsal” do sindicalismo. Já Geraldo Alckmin, com a sua formação no Opus Dei, não tolera mobilizações sociais. Que o digam os moradores do Pinheirinho, covardemente desalojados de suas casas em São José dos Campos. Neste sentido, não é de se estranhar a postura arrogante do PSDB diante do novo fenômeno social dos “rolezinhos”. Nesta quarta-feira (15), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, mandou avisar que “se houver tumulto, a PM vai aplicar a força policial”.

Expressão da elite paulista, os tucanos não querem perder seus currais eleitorais nos bairros nobres e endeusam os shoppings como templos sagrados do consumo e da segregação social. Isto explica o discurso conservador e intransigente de Geraldo Alckmin e de outras lideranças do PSDB. A reação do senador Aloisio Nunes, conforme nota publicada no Painel da Folha desta quinta-feira, é bastante emblemática neste sentido:

*****

Abusados - O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), diz que shopping não é lugar de manifestação. “Esse negócio de rolezinho é um abuso. Precisamos ter civilidade nas relações, ou a vida fica insuportável”.

Cavalões - "Levei meus netos ao Morumbi Shopping domingo", conta o senador. "Imagine como eu e outros avós reagiríamos caso um bando de cavalões cismasse em dar um rolê' por lá”.

Bárbaros - O tucano se diz incomodado com o tom do debate sobre o fenômeno. "Ir ao shopping barbarizar não é um ato de esquerda. Tem gente saudosa de uma revolução que não fez e não fará”.

*****

A repressão tucana, porém, gera um efeito contrário. Quanto mais truculência, mais os “rolezinhos” crescem como forma irreverente de protesto dos jovens da periferia conectados à internet. Até agora havia registro de seis ações deste tipo em São Paulo. Com a violência da PM em dois shoppings – inclusive com o uso de balas de borracha e a detenção e humilhação de dezenas de jovens – e os discursos raivosos das “autoridades” tucanas, o movimento ganhou força. Outros dez “rolezinhos” já foram convocados pelas redes sociais para os próximos dias. Como forma de repúdio à violência do PSDB, protestos do gênero também foram marcados em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife.

A multiplicação dos “rolezinhos” já incomoda muita gente. Nesta terça-feira, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que representa 264 estabelecimentos do país, fez uma reunião de emergência para tratar do assunto. Já a presidenta Dilma Rousseff convocou alguns ministros para discutir o novo fenômeno. A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, uma das convocadas, teve a melhor postura. “As manifestações são pacíficas. Os problemas são derivados da reação de pessoas brancas que frequentam esses lugares e se assustam com a presença dos jovens”. Ela também criticou a liminar que autorizou os shoppings a barrar clientes por "consagrar a segregação racial" e dar respaldo à violência da PM.

Já o governador tucano Geraldo Alckmin acionou o seu secretário de Segurança para esbravejar diante das câmeras de televisão: “A PM vai aplicar a força policial”!

*****

Leia também:

- A imprensa e os "rolezinhos"

- Daslu, Danuza e o Dá o fora!

- A fala de Haddad e o silencio de Dilma

- Os "rolezinhos" e a luta de classes

- Alckmin preocupado com os "rolezinhos"

2 comentários:

Anônimo disse...

A melhor postura? Desvario de "pessoas brancas"? Ora por favor. E tu senhor miro ou a presidente dilma são o quê? Afrobrasileiros? Não?Ah então não prestam? Quantos dirigentes do PT são negros? Nunca votei nem votarei em candidatos do psdb, dem ou de direita mas o pt da pseudoesquerda não tem mais meu voto.Não tem coragem de enfrentar os banqueiros nem o oligopólio da mídia e são obrigados a apelar para a demagogia a mais rasteira!

António Je. Batalha disse...

É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog
simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias,
é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
Sou António Batalha.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar,
eu vou retribuir seguindo também o seu.
Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.