domingo, 16 de agosto de 2015

Instituto Lula rebate mentira de O Globo

Do site Vermelho:
O Instituto Lula desmentiu a reportagem "Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra de prédio de Lula", do jornal O Globo, que afirma ser de propriedade do ex-presidente o apartamento no edifício Solaris, no Guaruja - edifício cuja obra foi relacionada a dinheiro supostamente de propina pago a construtora na investigação da Lava Jato. "Lula poderia, perfeitamente, ter um apartamento comprado a prestações no Guarujá. Mas não tem", informa o Instituto.

"Embora esse assunto não seja nada novo na imprensa, o Instituto Lula explicou novamente que Lula não possui um apartamento triplex no Guarujá", disse a entidade em nota. "A resposta foi registrada pelo jornal, mas não o impediu de publicar na quarta-feira (11) uma matéria mentirosa, com um título sensacionalista na primeira página chamando o edifício de 'prédio de Lula' e cravar de novo que Lula seria dono do tríplex", completou.

Sobre a relação das obras do edifício que O Globo afirmou que Lula teria apartamento, fato desmentido pelo Instituto, com dinheiro da Operação Lava Jato, a entidade disse que as empresas Planner Corretora e Truste responderam em "uma nota que mostra a ignorância do jornalista sobre a natureza das operações financeiras e como, mesmo depois de receber as explicações sobre a sua natureza, persistiu com uma matéria mentirosa" (leia a nota).

Na mesma nota oficial, o Instituto Lula também desmentiu a coluna de Merval Pereira, "Um tiro no pé", que afirmava que Lula teria feito consultoria para empresas. "Isso também não é verdade. Lula faz palestras. Não é, não foi, nem será consultor de ninguém", rebateu a entidade.

"Matérias difamatórias do mesmo jornal O Globo, e também da revista Época, acabaram por motivar uma investigação em curso do Ministério Público Federal do Distrito Federal sobre as palestras do ex-presidente, para a qual o Instituto Lula já prestou todos os esclarecimentos pedidos", explicou o Instituto.

"Lula não comprou nenhum apartamento, em nenhuma parte do globo. Lula não foi para o exterior em férias. Só viajou a trabalho, para participar de atos políticos, atividades do Instituto Lula ou dar palestras. Ademais, em suas atividades em outros países, o ex-presidente Lula sempre se pautou pela defesa dos interesses nacionais e nunca falou mal do Brasil no exterior", referindo-se às menções em demais publicações que a entidade desmente.

Segue, abaixo, a mensagem do jornalista Germano Oliveira, de O Globo, e a resposta do Instituto Lula:

*****

Mensagem do Globo enviada às 18h02 de terça-feira (11) para ser respondida até às 19h30:

Olá Crispiniano,

conforme falamos, a Planner , que repassou R$ 3,2 milhões para a OAS tendo o prédio Solaris, no Guarujá, como garantia (hipoteca), recebeu R$ 3,7 milhões da GFD, empresa do doleiro Alberto Youssef. São duas empresas Planner, do mesmo sócio: a que recebe dinheiro da GFD é a Planner Corretora, a que teve a hipoteca do Solaris é a Planner Trustee. São empresas que funcionam no mesmo endereço. O ex-presidente Lula sabia que as obras do Solaris, onde ele tem apartamento, podem ter sido financiadas por dinheiro do Youssef?

Estamos fechando esta matéria hoje mesmo, 19h30.

aguardo !

abs

***

Resposta:

Dona Marisa Letícia Lula da Silva adquiriu, em 2005, uma cota de participação da Bancoop, quitada em 2010, referente a um apartamento, que tinha como previsão de entrega 2007. Com o atraso, os cooperados decidiram em assembleia, no final de 2009, transferir a conclusão do empreendimento à OAS. A obra foi entregue pela construtora em 2013. Neste processo, todos os cooperados puderam optar por pedir ressarcimento do valor pago ou comprar um apartamento no empreendimento. À época, Dona Marisa não optou por nenhuma destas alternativas esperando a solução da totalidade dos casos dos cooperados do empreendimento. Como este processo está sendo finalizado, ela agora avalia se optará pelo ressarcimento do montante pago ou pela aquisição de algum apartamento, caso ainda haja unidades disponíveis. Qualquer das opções será exercida nas mesmas condições oferecidas a todos os cooperados.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

0 comentários: