domingo, 16 de agosto de 2015

TV prepara show para a marcha golpista

Por Altamiro Borges

Na semana retrasada, o jornal O Globo publicou um editorial criticando a "marcha da insensatez" dos que pregam o impeachment de Dilma. Na mesma semana, um dos três filhos de Roberto Marinho - que não têm nome próprio - participou de uma reunião com nove senadores do PT na qual ouviu várias críticas e se comprometeu a averiguar a linha editorial dos veículos da famiglia - TVs, rádio, revista e jornais. Muita gente séria avaliou que a famiglia Marinho teria optado por um "recuo tático" na sua cruzada golpista - temendo seus efeitos destrutivos na economia e os riscos de uma convulsão social no país. Os últimos sinais, porém, não parecem confirmar esta hipótese otimista.

A edição da revista Época, que foi às bancas nesta sexta-feira (14), mantém a linha oposicionista, ao publicar com destaque reportagem sobre "A conta secreta na Suíça da agência de marketing do PT". Já os "calunistas" da famiglia Marinho seguem na sua cavalgada golpista. Merval Pereira, o "imortal", é um dos mais raivosos. Para piorar, a coluna "Outro Canal", da Folha, relata que a TV Globo pretende dar uma ampla cobertura às marchas dos golpistas deste domingo (16). "A Globo fará flashes ao vivo se julgar necessário. À noite, o 'Fantástico' tratará do tema", informa a jornalista Lígia Mesquita.

Ainda segundo a repórter, a cobertura especial não será exclusividade da Globo. "Os principais canais abertos farão cobertura intensiva das manifestações antigoverno marcadas para domingo pelo Brasil, mas sem alterar a grade de programação. RedeTV! e Band terão boletins especiais sobre os protestos. Na Band, além de flashes ao longo do dia, às 19h30 entrará no ar um boletim com os fatos mais importantes. No SBT, Carlos Nascimento reportará as notícias na parte da tarde. A Record exibirá os protestos no vespertino 'Domingo Show'. A cobertura completa estará no 'Domingo Espetacular'.

É curioso como se comportam as emissoras privadas no Brasil - que exploram concessões públicos de tevê. Na semana passada, mais de 70 mil trabalhadoras rurais realizaram a emocionante "Marchas das Margaridas" em Brasília. Não houve flashes, boletins ao vivo ou coberturas especiais nos telejornais. Pelo contrário, a marcha em defesa da democracia, contra o golpe e pelos direitos dos trabalhadores quase foi invisibilizada na TV. Já para os "coxinhas", que pregam o "Fora Dilma" e até o retorno dos milicos ao poder, a cobertura será especial. A conferir a seletividade da mídia em mais este episódio! 

*****

Leia também:






0 comentários: