domingo, 10 de janeiro de 2016

Alvaro Dias abandona a rinha tucana

Por Altamiro Borges

Após inúmeras ameaças e vários conchavos de bastidores, finalmente o senador paranaense Alvaro Dias oficializou sua desfiliação do PSDB. O político velhaco assinou o termo de sua saída na quinta-feira (7) e deve migrar para o PV – o tucano virou verde! De há muito tempo que ele já expressava o seu desconforto no ninho em rinhas sangrentas com o governador Beto Richa. Nas eleições de 2014, ele engoliu as críticas ao seu rival e garantiu, num misterioso acordo, a sua reeleição para o Senado. Agora, porém, ele abandona os tucanos. A mídia oposicionista, que insiste em vender a imagem de uma oposição unida e coesa, não deu maior destaque para a desfiliação e nem para as suas pretensões de concorrer à presidência da República em 2018.

Segundo o breve relato da Folha, “o desconforto do senador com o partido começou quando ele se afastou do grupo do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), por ter sido deixado de lado na disputa pela indicação à candidatura tucana ao governo do Estado em 2010. Apesar de terem integrado a mesma chapa em 2014, os dois não retomaram a convivência. Segundo a assessoria de imprensa de Dias, ele estava afastado da atividade partidária há mais de cinco anos. O senador também ficou insatisfeito com algumas decisões da bancada no Senado, como a que deu apoio ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em meados de 2015, quando o peemedebista anunciou oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff”.

Esta é a segunda vez que Alvaro Dias abandona o PSDB. Filiado desde 1994, ele deixou a legenda em 2001 após a direção nacional abrir um processo de expulsão contra ele na Comissão de Ética do Senado por ter dado apoio à CPI da Corrupção que visava apurar as denúncias de irregularidades no reinado de FHC. O político é bem versátil nas suas opções partidárias. Antes de ingressar no PSDB, ele foi filiado ao PMDB e teve passagens pelo PST, PP e PDT. Segundo sua assessoria, a decisão de ingressar no PV levou em conta três fatores: continuar na oposição ao governo Dilma, fazer oposição ao governador Beto Richa e “não ser uma sigla com integrantes envolvidos na Operação Lava Jato”. Travestido de ético, ele agora santifica o PV!

Alvaro Dias não é o único politico tucano que está incomodado com as rinhas no ninho. Nas bicadas sangrentas pelo poder, outros famosos filiados ameaçam deixar o PSDB. Nas últimas semanas cresceram os boatos de que o senador José Serra, o eterno candidato, e o governador paulista Geraldo Alckmin também podem deixar a legenda. O primeiro estaria negociando a migração para o PMDB; o segundo, pasmem, tenderia a se converter em “socialista”, ingressando no PSB. Ambos se sentiriam incomodados com a hegemonia imposta na legenda pelo cambaleante Aécio Neves e tentariam nas novas siglas garantir os seus sonhos presidenciais para 2018. E a mídia oposicionista ainda difunde que a oposição está “unida e coesa”. Não é informação, é torcida!

*****

Leia também:





0 comentários: