quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A agonia da Abril e a decadência da 'Veja'

Por Altamiro Borges

Nesta segunda-feira (13), o Grupo Abril – que edita várias revistas, entre elas a fascistoide “Veja” – divulgou um comunicado preocupante aos seus funcionários. Sem maiores explicações, informou que o executivo Walter Longo vai deixar a presidência da empresa após apenas dois anos no cargo. Ele será substituído por Arnaldo Figueiredo Tibyriçá, vice-presidente jurídico da corporação há 15 anos. A abrupta mudança atiçou o pânico nas redações do Grupo Abril, sinalizando que novas demissões podem ocorrer nas próximas semanas. No mercado editorial há consenso de que a empresa passa por uma fase de enormes dificuldades financeiras. Alguns especialistas garantem que ela está agonizando, beirando a falência.

Segundo uma notinha publicada na Folha, “a empresa está implementando neste momento um processo de reestruturação na tentativa de reverter os prejuízos causados pela crise econômica e pelas transformações no mercado de mídia. Enxugou o portfólio de produtos e reduziu praticamente pela metade o número de funcionários. O corte mais recente foi anunciado na segunda-feira da semana passada (6): o fechamento da revista de moda Estilo, versão brasileira da marca americana InStyle”. Diante do clima de medo, inclusive entre os jornalistas que ainda insistem em chamar o patrão de companheiro, o presidente do conselho de administração do Grupo Abril, Giancarlo Civita, divulgou uma nota lacônica, tentando aparentar tranquilidade.

Entre outras baboseiras, o neto do fundador da Abril, Victor Civita, e filho de Roberto Civita, criador da revista Veja, agradece a colaboração do agora defenestrado Walter Longo, afirmando que os seus serviços “foram fundamentais para mostrar ao mercado que a Abril é uma empresa dinâmica e multidisciplinar e que a sua força e importância estratégica seguem contando com o total apoio dos principais agentes do segmento de comunicação e mídia”. Pura bravata do famoso embusteiro. Como afirma o blogueiro Luis Nassif, que conhece bem os bastidores desta decadente empresa, “a troca de presidente da Editora Abril é mais um capítulo da sua agonia”.

“A mudança faz parte de uma nova tentativa de reequacionar as dívidas do grupo. No ano passado houve uma outra reestruturação, acertada com os credores fora do âmbito da recuperação judicial. A empresa trocou o prédio da Marginal por um edifício menor, no Morumbi, fechou diversas revistas e lançou uma modalidade de assinatura, dando direito a todas as publicações. O ajuste foi insuficiente. Este ano precisou recorrer aos bancos para bancar a folha. E não teve recursos para bancar os direitos de um grupo de funcionários demitidos. Agora, entra em uma segunda rodada de negociações com os bancos. Mas, aparentemente, não conseguiram identificar um modelo de negócios sustentável. Veja continua alardeando uma tiragem de 1,2 milhão. No mercado, não se acredita que a venda efetiva seja superior a 500 mil”.

*****

Leia também:

Chefão da ‘Veja’ é defenestrado

“Veja” demite 49 jornalistas. É a crise!

Veja não respeita nem os mortos. É covarde!

“Veja” já indenizou as vítimas de racismo?

“Veja” vai abandonar os fascistas?

"Veja" confessa o crime. Ficará impune?

Veja, Época e IstoÉ vão para o lixo

O golpe de Veja na eleição de 2014

Golpe da Veja. Processo e fim de anúncio!

"Veja" demite o pateta Constantino

'Veja' dá nota 100 para Alckmin e Richa

'Veja' faz muito mal à saúde

0 comentários: