sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Protesto contra a direita midiática




Na próxima segunda-feira (01/03), às 10h30, em frente ao Hotel Golden Tulip (Alameda Santos, 85, na capital paulista), movimentos sociais e entidades que lutam pela democratização da comunicação realizarão um ato, irreverente e pacífico, contra a direita midiática. Na ocasião, os barões da mídia e seus colunistas de aluguel estarão conspirando no luxuoso hotel num evento cinicamente intitulado “Fórum democracia e liberdade de expressão”. O preço do convescote é de R$ 500 por participante.

Conspiração do Instituto Millenium

O evento é organizado pelo Instituto Millenium, entidade que reúne banqueiros, industriais e donos de emissoras de televisão, jornais e revistas – como João Roberto Marinho (Globo), Roberto Civita (Abril) e Otávio Frias Filho (Folha). Ele terá como debatedores notórios direitistas, como Marcel Granier, golpista da RCTV da Venezuela, Denis Rosenfield, Demétrio Magnoli, Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Alberto Di Franco, o líder da seita Opus Dei, além de várias “estrelas” da TV Globo.

O objetivo deste fórum é unificar a pauta da imprensa golpista para a batalha sucessória de 2010 e se opor às resoluções democráticas da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro passado – apesar da sabotagem dos barões da mídia. Os expoentes da direita midiática também atacarão o Plano Nacional de Direitos Humanos e o programa recém-aprovado da pré-candidata Dilma Rousseff, que defende medidas para a democratização dos meios de comunicação.

Ato irreverente e pacífico

Como contraponto a esta farsa, os movimentos sociais farão um irreverente protesto, batizado de “Fórum de rua pela democracia, liberdade de expressão e contra a criminalização dos movimentos sociais”. Como diz sua convocatória, “quem acha que a mídia é uma palhaçada, venha a caráter”. A idéia é montar um circo, reunir palhaços e fanfarra e abrir espaço para os que não têm voz e vez na mídia nacional, altamente concentrada e manipulada ditatorialmente por nove famílias oligárquicas.

Os manifestantes distribuirão panfletos demonstrando que a mídia hegemônica não tem moral para falar em democracia, já que apoiou o golpe e a ditadura militar e continua golpista, tentando desestabilizar governos legitimamente eleitos. Também exigirão a verdadeira liberdade de expressão, com o fim da criminalização das lutas sociais e da estigmatização de mulheres, negros e de outros setores da sociedade. Denunciarão que a “liberdade de imprensa” pregada pelos barões da mídia é, na verdade, a “liberdade das empresas”, que manipulam informações e deformam comportamentos.

ENQUETE DO BLOG

Você participará do “fórum de rua” na segunda-feira? Sim, não, por quê?

6 comentários:

Soninha disse...

Não vou!

Só porque estou em Porto Alegre, pois se estivesse em São Paulo, com certeza, participaria.

AF Sturt Silva disse...

Se estivesse em são paulo com certeza participaria.
Viva a poder popular!

Cristiana Castro disse...

Pô, segunda-feira em SP, fica inviável, para mim. Moro no RJ. Se morasse em SP, iria, com toda certeza. Mas não estou com inveja pq aqui no Rio tb vai ter uma manifestação deles,na praia Leblon,de Manoel Carlos ( descida da Av. Niemeyer ), domingo as 10h. Tb é convocação do Millenium e mote é: Viva a Liberdade, abaixo a Ditadura. Vou lá conferir,depois eu conto. Vou ver a novela das 20h no sábado para ver se os bacanas da novela vão fazer propaganda do evento, como fizeram no Cansei e no Basta.

João Aguiar disse...

abaixo o sãopaulocentrismo, queremos o forum da paiaçada aqui também em BH rs

Leonardo la Janz disse...

Puxa vida!

Eu também estou neste mesmo grupo... Não estivesse morando em Curitiba, com toda certeza eu também participaria do encontro-protesto. Esse povinho (literalmente falando) dos infernos, não pode continuar enganando o grosso de nossa população mais leiga como bem entendem, unicamente para seus propósitos espúrios. Carabem... Chega! Mais dia menos dia e isso tem que acabar.

Abraços.

Silas Lima disse...

Se estivesse em São Paulo, participaria. Mesmo debaixo de chuva!
Abraços
Silas Lima