sábado, 18 de junho de 2011

Encontro testa a força da blogosfera

Por André Cintra, no sítio Vermelho:

Com 469 participantes inscritos e depois de 14 encontros estaduais, começa nesta sexta-feira (17), em Brasília, o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. Uma palestra do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, abrirá a programação, às 19 horas, no auditório da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), com a marcante presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



O evento é encarado como um teste para a blogosfera — que, diferentemente de 2010, já não conta com o estímulo de uma acalorada eleição à Presidência da República. No ano passado, às vésperas da primeira edição do encontro dos blogueiros, o então presidenciável tucano, José Serra, chegou a “homenagear” os participantes ao chamar suas páginas de “blogs sujos”.

O 1º Encontro, de quebra, ocorreu em São Paulo, onde a blogosfera é maior e concentra muitos protagonistas da área, como os jornalistas Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães e Altamiro Borges. Mais de 300 blogueiros, tuiteiros, jornalistas, acadêmicos e ativistas das redes sociais participaram daquela edição.

Sem eleição e fora do eixo Sul-Sudeste, quais poderão ser as marcas desta segunda edição, que se estende até domingo?

Na opinião de Altamiro Borges, do Blog do Miro e da Comissão Organizadora do 2º Encontro, a mobilização nos estados é um dos novos trunfos dos blogueiros progressistas. Em 2010, nem sequer houve encontros intermediários — mas somente o evento nacional. Desta vez, cerca de 1.800 pessoas se reuniram no total dos encontros estaduais.

“O movimento descentralizou, ganhou uma certa dinâmica própria e adquiriu maior legitimidade”, afirma Miro. “Os próprios estados se viraram para realizar seus encontros, de forma autônoma, pluripartidária, com a presença de parlamentares e governantes, além do apoio de sindicatos e de instituições. Alguns desses encontros bombaram, como o de Pernambuco, com umas 300 pessoas.”

A proposta da Comissão Organizadora é descentralizar ainda mais. “Acreditamos que, no ano que vem, já possam ocorrer encontros municipais e regionais. Os encontros estaduais voltariam em 2013, e o 3º Encontro Nacional, em 2014, coincidindo com a eleição. Se atingimos 14 estados, por que não pensar em uns 20 até lá?”, explica Miro.

Segundo o jornalista-blogueiro, a participação de Lula — que falará na abertura do encontro sobre a importância da blogosfera — é garantia de “certo impacto político”. Já a presença de Paulo Bernardo “fortalece a pressão do movimento” sobre o governo Dilma. O Plano Nacional de Banda Larga, a democratização da mídia e a definição do marco regulatório da comunicação são os temas que devem dominar os debates.

O 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas será transmitido em tempo real pela Rede Brasil Atual e pela Rede TVT.

2 comentários:

spin disse...

Uma pena que a transmissão tenha caído.
Não seria melhor via Twitcam ou, pelo menos, termos esta alternativa?

;;;
Depois que fiz este comentário em alguns blogs concordando com o ministro Paulo Bernardo quanto a não praticidade da Telbrás no PNB, me veio a seguinte dúvida: A Telebrás não poderia lucrar com a PNBL, tal como lucra com o petróleo? Apesar do investimento incial, mais à frente o PNBL não seria auto-sustentável? Li um artigo por aí, não sei aonde, dando-nos conta que o ministro pretende usar os correios para levar a bandar larga para lugares inóspitos ou onde as teles não querem ir. Ah sim, aqui o texto:

Correios no Plano Nacional da Banda Larga

Por Zé Augusto, em seu blog

Durante o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo disse que há estudos nos Correios para a empresa atuar no Plano Nacional de Banda Larga. Ele disse que na Coreia, os correios de lá tiveram papel importante na disseminação da banda larga.

O Ministro comentou em resposta a uma pergunta de nosso blog, sobre agências dos Correios atuarem como provedores de acesso do PNBL para levar a chamada última milha até a casa do cidadão.

A ECT (Empresa de Correios e Telegrafos), no passado, quando a internet era novidade, já teve quiosques de acesso em agências, para promover inclusão digital, principalmente em cidades e bairros onde eram raros os pontos de acesso públicos, e quase não havia lan-houses.

Hoje a ECT poderia fazer o mesmo com a banda larga. Há cidades e bairros onde não há provedores de banda larga acessíveis, mas os Correios tem agências lá, e na falta de provedores interessados os Correios poderiam fazer este papel.

Além disso, a ECT é uma empresa, e pode ser interessante e lucrativo explorar este serviço. Recentemente a empresa teve sua área de atuação ampliada, podendo operar até como operadora virtual de telefonia celular. Nada impede que opere também como provedor do PNBL.
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/06/correios-no-plano-nacional-da-banda.html

Anônimo disse...

Muito bom mesmo, o 2o.encontro vai ratificar a força da blogosfera progressista!!