domingo, 23 de outubro de 2011

A Veja e como são feitas as salsichas

Por Gustavo Alves, em seu blog:

Não pude escrever mais esta semana, pois ela já começou atropelada pelas manchetes da Veja contra o ministro Orlando e também pelas ameaças veladas de mais uma peça de jogo sujo no Rio Grande do Sul.


As "denúncias" da Veja, como se viu foram baseadas única e exclusivamente no depoimento de quem já estava sendo acionado pelo Ministério para devolver recursos públicos. Quem teve tempo de se atentar, pode constatar que o patrimônio deste soldado da PM ou é incompatível (mansão, carros importados, etc.) ou a Polícia candanga paga um dos maiores salários do planeta.

Não precisa ser muito arguto para ligar: policial investigado-recursos gastos sem comprovação-ação judicial do governo-reação através de denúncias contra o partido do ministro.

Sou do PCdoB há muitos anos. E acho que todas as denúncias devem ser investigadas, independente da posição política ou social de quem é apontado como autor de irregularidades. Mas acho que o linchamento midiático serve a tudo, menos esclarecer a verdade.

Há quase vinte anos, um outro linchamento ceifou uma parte da vida política do ex-deputado Ibsen Pinheiro, que na época era presidente da Câmara. Um suposto depósito de um milhão de dólares, lhe custou o cargo e uma pecha de corrupto que durou muitos anos.

Só anos mais tarde, o ex-repórter da Veja confirmou que na verdade o depósito era de mil dólares e apesar de ter alertado seu editor antes da matéria ser publicada, a revista manteve a informação errada, para garantir o impacto da manchete.

Esta semana também, a deputada Manuela d'Ávila sofreu com um golpe baixo que se aproveitou de uma disputa numa prefeitura do interior para tentar arrastá-la para a crise.

Uma manobra tão baixa e amesquinhada, que até mesmo setores que discordam das posições políticas dela frontalmente perceberam a armação.

O linchamento midiático que Orlando vem sofrendo, somado à utilização de expedientes cada vez mais baixos para atingirem uma das maiores lideranças do Rio Grande do Sul, a deputada Manuela d'Ávila mostram que a afirmação de que a política é como a fabricação de salsichas, também serve para alguns veículos como a revista Veja; "se você souber como são feitas, você nunca mais as prova".

2 comentários:

Anônimo disse...

QUE tristeza. onde está a LiberdaDE DE imprensa tão falada e endeusada. parece mais uns pitubs raivosos que não tem nenhuma etica profissional. o so obedecem ao mando de seus donos. cadê a OAB esse "veja" pode fazer tudo. para eles o que vale é o extremismo, o terror.

João Grillo disse...

E OLHA AÍ NO QUE DÁ A TAL DA "TOLERÂNCIA" (NO BRASIL)...

http://www.patria-sulista.org/

Telefones: (47) 9138-2929 | 3396-7593

E-mail: celso@meusul.net

Grupo de discussões: http://groups.yahoo.com/group/mspsul
Endereço postal presidência Comissão Nacional: Rua João Becker, 66 - Bairro São Luiz - Brusque - SC - Cep: 88 351-380