domingo, 20 de novembro de 2011

Direita conquista maioria na Espanha

Do sítio Opera Mundi:

Dados oficiais divulgados no início da noite deste domingo (20/11) apontaram a vitória do conservador PP (Partido Popular) com maioria absoluta nas eleições da Espanha.

Após a apuração dos votos, o PP ficou com 44,5% dos votos, enquanto o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) teve 28,6%. Após a confirmação da vitória conservadora, o líder do partido Mariano Rajoy afirmou que a Espanha deixará de "ser um problema para voltar a ser parte da solução".



"Governarei a serviço da Espanha e dos espanholes", declarou Rajoy, novo presidente do Governo. A eleição contou com a participação de mais de 70% da população do país.

Em relação ao número de cadeiras, o PP conquistou 186 cadeiras. O PSOE teve o pior resultado da história do partido com 110 cadeiras conquistadas.

A Amaiur, coalizão basca, garantiria sete deputados. Com isso, conseguiu aprovar sua entrada no Parlamento com grupo próprio.

Já a Convergência e União ficou em terceiro lugar na disputa e conquistou 16 cadeiras. O PNV e a UPyD (União, Progresso e Democracia) ficaram com cinco cadeiras cada um.

A votação terminou às 17h (horário de Brasília) e os resultados oficiais começaram a ser divulgados às 19h.

Comparação

Para se ter uma ideia da derrota sofrida pelo PSOE, basta comparar a eleição deste ano com a última, em 2008. Na ocasião, o partido ficou em primeiro lugar com 169 cadeiras, seguido de perto pelo PP com 154 deputados.

Nas eleições de 2004, o PSOE também ficou à frente com 164 cadeiras contra 148 do conservador PP.

1 comentários:

DEMOCRACIARRADICAL disse...

"Direita conquista maioria na Espanha"
Como assim? Eles já não mandavam lá?